Capa » 2014 » junho

Arquivos Mensais: junho 2014

DÁ PARA FAZER I – A recuperação do centro do Rio de Janeiro

Prédios em restauro na praça Tiradentes, centro do Rio de Janeiro (Foto José Pedro Martins)

  Por José Pedro Martins Depois de anos em estado de crise profunda, com a violência gerando o terror e alimentando os noticiários, o Rio de Janeiro vive um momento de efervescência na segunda década do século 21 e o território que melhor representa esse renascimento é o centro da cidade. Uma mescla de obras de engenharia e arquitetura, projetos sociais, ações culturais ... Leia Mais »

Acordo com Universidade de Portugal joga luzes sobre centro de Campinas

Sinais da influência ibérica presentes no centro de Campinas (Foto José Pedro Martins)

Por José Pedro Martins  No último dia 24 de junho, data em que o Brasil costuma lembrar com muita vibração o Dia de São João, o The Royal Palm Plaza, em Campinas, sediou o Fórum Brasil-Portugal de Sustentabilidade. O evento, realizado no contexto da presença na cidade das delegações portuguesa e nigeriana para a Copa de 2014 da FIFA, foi promovido pelo Instituto ... Leia Mais »

Centro de Campinas é palco de manifestações históricas, como as de junho de 2013

Adriano4

Por José Pedro Martins Faz um ano que um movimento sacudiu os pilares da cultura e da política no Brasil. As manifestações de junho de 2013 ainda repercutem, em todos os campos da vida nacional. Mais uma vez o Centro de Campinas repercutiu a voz do país e, de novo, o Largo do Rosário foi o epicentro, o principal vértice ... Leia Mais »

Durante Copa de 1958, nascia o Grupo Vanguarda

MACC, um dos frutos do revolucionário Grupo Vanguarda (Foto José Pedro Martins)

Em junho de 1958, o Brasil acompanhava, em êxtase, a Copa do Mundo da FIFA, a primeira da série de cinco, aquela do lançamento do grande artista da bola, Pelé. No mesmo mês, bem longe do verão da Suécia, outros artistas lançavam, na revista do Centro de Ciências, Letras e Artes, em Campinas, o manifesto de apresentação do Grupo Vanguarda. O coletivo está na ... Leia Mais »

Workshop debateu utilização de água de reuso

Reuso da água, um dos caminhos para evitar o caos, como o que assola o rio Piracicaba (Foto José Pedro Martins)

Campinas tornou-se referência nacional em tratamento de esgotos domésticos, com impacto direto na melhoria da qualidade da água na bacia do rio Piracicaba. Agora a cidade avança na discussão sobre a utilização da água de reuso, derivada das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) urbano. Um workshop sobre o tema foi realizado no final de junho, no Salão Vermelho da ... Leia Mais »

Exposição sobre Décio Pignatari ratifica importância do CCLA

CCLA2 005

No mês de junho o Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA) sediou exposição com síntese da trajetória de Décio Pignatari, um dos nomes mais importantes da cultura contemporânea no Brasil. Com essa exposição, que teve a curadoria de João Antônio Buher, o CCLA deu mais uma amostra de seu olhar atento, cuidadoso e inquieto para todas as linguagens artísticas, uma constante em ... Leia Mais »

Parque Cultural Campinas abre novos horizontes para artes

Estação Cultura, no complexo ferroviário: tradição e futuro (Foto José Pedro Martins)

Desde o dia 16 de junho de 2014, o Parque Cultural Campinas representa o novo território para as artes no centro da cidade. O Parque foi criado em função da decisão do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc), de tombar 33 bens ligados ao complexo ferroviário, compreendido pelas sedes e outros prédios e anexos vinculados à Companhia ... Leia Mais »