Capa » 2014 » julho

Arquivos Mensais: julho 2014

Princípio da Precaução na abertura de Fórum

paulo-affonso

Sadia qualidade de vida e Princípio da Precaução. Este é o tema da conferência que o especialista em Direito Ambiental, Dr.Paulo Affonso Leme Machado, fará no dia 6 de agosto, quarta-feira, a partir das 9h30, no lançamento do Fórum Meio Ambiente e Câncer da Criança, que acontecerá no auditório do Centro Infantil Domingos A.Boldrini, em Campinas. O propósito da iniciativa ... Leia Mais »

Fórum Meio Ambiente e Câncer da Criança no Boldrini

Dra.Silvia Brandalise, presidente do Boldrini, é uma das pessoas ouvidas na série Campinas na sala de aula (Foto Martinho Caires)

No dia 6 de agosto, quarta-feira, a partir das 9h30, o Centro Infantil Boldrini sediará o lançamento público do Fórum Permanente sobre Meio Ambiente e Câncer da Criança. O Boldrini sediará pesquisa sobre o tema, com apoio da Organização Mundial da Saúde. Como explica a presidente do Centro Boldrini, doutora Silvia Brandalise, será um fórum “para chamar a atenção da ... Leia Mais »

Governo quer diálogo sobre centro de Campinas, diz secretário da Cultura

O sol brilha no centro de Campinas: revitalização depende de dialogo (Foto José Pedro Martins)

O governo municipal de Campinas quer o diálogo com a sociedade civil sobre ações para o Centro de Campinas. A afirmação foi feita pelo secretário municipal da Cultura, Ney Carrasco, na noite da última quarta-feira, 23 de julho, no lançamento do Movimento Vida no Centro de Campinas, ocorrido na Associação Campineira de Imprensa (ACI). O secretário anunciou que nos próximos ... Leia Mais »

Movimento fará diagnóstico sobre o centro de Campinas

Avenida Francisco Glicério, eixo principal no centro de Campinas (Foto José Pedro Martins)

Até o final de 2014 o Movimento Vida no Centro de Campinas promoverá uma série de debates, com a participação de especialistas em diversas áreas e representantes da sociedade e do poder público, visando a construção de um diagnóstico preliminar sobre a região central da cidade. O diagnóstico apontará propostas de ações e projetos prioritários para requalificar o Centro de Campinas, nas áreas econômica, social, ambiental, da ... Leia Mais »

“Alimente-se”, campanha da DNA Social pelo centro de Campinas

Praça Carlos Gomes, um dos símbolos da região central de Campinas

Quem participou neste domingo, 20 de julho de 2014, da segunda edição do Chefs na Praça ficava intrigado e estimulado quando se dirigia a uma das tendas dos 26 restaurantes que estavam presentes na Praça Carlos Gomes. Além do cardápio variado, com as delícias oferecidas pelos chefs, o cidadão se deparava com placas com os dizeres “Alimente-se” na parte superior. E, dentro ... Leia Mais »

Um almoço na relva, no centro vivo de Campinas

Praça Carlos Gomes, mais uma vez palco de saborosa comunhão de afetos (Foto José Pedro Martins)

Relva, grama, chão coberto de verde, de esperança, de aconchego. Com “Almoço na Relva”, Manet operou uma dupla revolução, na forma e nos valores. Escândalo artístico e moral. Portal de um novo tempo, que chegou. Com “As Folhas das Folhas de Relva”, Walt Whitman redesenhou o futuro da poesia, declarou a poesia como um direito humano. Pois em Campinas, 20 de julho ... Leia Mais »

Como a poesia salva e liberta, por Rubem Alves

A poesia é central na vida e obra de Rubem Alves (Foto José Pedro Martins)

Para mim esta é a grande mensagem de Rubem Alves: a poesia salva e liberta. Com ela tudo é possível. Pela poesia é possível vencer o mal, é viável sonhar com o belo e o bom, é factível acreditar na comunhão de afetos, contra a dor, o horror, o injusto. E com a poesia, ele sempre está dizendo, dá para construir uma nova ... Leia Mais »

M51 apoia Movimento Vida no Centro de Campinas

Coreto da praça Carlos Gomes, espaço de festa e encontro no centro (Foto José Pedro Martins)

No material de divulgação do lançamento, o logotipo confeccionado pela M51   A M51, uma das mais renomadas agências de publicidade, criação e inovação da cidade, está apoiando o Movimento Vida no Centro de Campinas. A M51 confeccionou o logotipo que será utilizado pelo Movimento e que já consta do material de divulgação do lançamento da iniciativa, no próximo dia 23 de julho, ... Leia Mais »

O gato na parede: no MACC, uma viagem ao coração de Campinas

Obra de Ricardo Cruzeiro, na exposição do acervo do MACC em julho (Foto José Pedro Martins)

Por José Pedro Martins Contra a reserva dos mestres que guardam para si o pulo do gato. Assim os signatários do Manifesto do Grupo Vanguarda expressavam, em junho de 1958, a sua posição favorável à democratização da arte. Que ela passasse “pela renovação/revificação constante e progressiva”. Que estivesse no “lado de fora dos museus e das galerias fechadas”. Na virada dos anos 1960/70, Campinas ... Leia Mais »

Movimento Vida no Centro de Campinas: pela paz

Cortejo sairá da praça Bento Quirino, no centro (Foto José Pedro Martins)

Contribuir para ações de melhoria da qualidade de vida, em arte, educação, meio ambiente, área social e geração de emprego e renda, com foco sobretudo na região central, visando o período entre 2014 e 2024, quando Campinas completa, respectivamente, 240 e 250 anos. Este é um dos propósitos do Movimento Vida no Centro de Campinas, que será lançado no dia ... Leia Mais »