Capa » 2014 » setembro

Arquivos Mensais: setembro 2014

Conflitos pela água explodem em todo Brasil em tempo de estiagem prolongada

Rio Atibaia, em Campinas, um dos formadores do rio Piracicaba: conflitos pela água aumentam (Foto Adriano Rosa)

Os conflitos pelo uso da água alcançaram maior visibilidade em razão da estiagem inédita que atinge sobretudo o estado de São Paulo em 2014. O esvaziamento do Sistema Cantareira deixou evidente o conflito que ocorre há décadas pelo uso da bacia do rio Piracicaba, enquanto a disputa entre São Paulo e o Rio de Janeiro pela utilização da bacia do ... Leia Mais »

O remador e ex-toureiro que é guardião do rio Atibaia

Em fevereiro deste ano, o Seo Rubens na plataforma da Associação de Remo que criou: desolação (Foto Adriano Rosa)

O seo Rubens Godoy, 83 anos, se preparava para fazer mais um corte de cabelo em sua barbearia, em uma ensolarada manhã de 23 de setembro, entrada da Primavera, ao mesmo tempo em que começava, em Nova York, na sede das Nações Unidas, a Conferência de Cúpula do Clima. O barbeiro-remador que mora no distrito de Sousas, em Campinas, é o mais conhecido guardião do ... Leia Mais »

Unicef pede crianças e jovens no coração da agenda eleitoral

Maior atenção às crianças e adolescentes do Brasil, na saúde, na educação, contra a violência, pede Unicef (Foto Adriano Rosa)

Que as crianças e os adolescentes estejam no coração da agenda eleitoral. No coração dos governantes, dos candidatos e dos eleitores. Esta é a mensagem que está sendo divulgada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), no contexto da Agenda pela Infância 2015-2018 – Desafios e propostas Eleições 2014, um conjunto de pontos que a agência das Nações ... Leia Mais »

Disparidades regionais na educação continuam um drama no Brasil

Ideb-2013 reiterou os enormes desafios para a educação no Brasil (Foto Adriano Rosa)

O Brasil se aproxima da metade da segunda década do século 21 com enormes disparidades regionais na área da educação, representando a continuidade de um dos maiores dramas sociais no país. As diferenças regionais foram reiteradas com a divulgação dos dados de 2013 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb-2013), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” ... Leia Mais »

Cúpula do Clima tem promessas renovadas e sociedade mobilizada

Rio Atibaia, em Campinas, manhã de 23 de setembro, terça-feira, no dia da Conferência de Cúpula do Clima em Nova York (Foto José Pedro Martins)

Renovação de promessas por parte de governantes e empresários e disposição redobrada da sociedade civil para continuar a mobilização por mudanças rápidas e profundas no sistema produtivo, particularmente na área energética. Este o saldo da Conferência de Cúpula do Clima, realizada nesta terça-feira, 23 de setembro, na sede das Nações Unidas, em Nova York. A Cúpula, que reuniu chefes de ... Leia Mais »

Primavera de saraus em Campinas e a reinvenção da poesia

Sarau da Dalva: liberdade de expressão (Foto Lucas Amaral)

Elas e eles chegam aos poucos. São artistas em geral, poetas em particular, mas também médicos, advogados, outros profissionais e estudantes, e muitos moradores locais, que vão tomando lugar nas cadeiras e mesas que compartilham o espaço com uma mesa de sinuca e cartazes anunciando os quitutes da casa: pastel feito na hora, caldo de mocotó ou de piranha, sanduíches, panquecas e ... Leia Mais »

Poluição é maior risco para saúde, mensagem da OMS na Cúpula do Clima

Aumento das secas é um dos efeitos das mudanças climáticas (Foto Adriano Rosa)

Nesta terça-feira, 23 de setembro, a ONU sedia a Conferência de Cúpula do Clima, com a presença de chefes de Estado e governo e ministros. Os governantes receberão durante o encontro a informação de que em 2012 a poluição do ar matou 7 milhões de pessoas e, com isso, se tornou o maior risco para a saúde pública no planeta. ... Leia Mais »

Ocidente e Oriente juntos no Salão de Humor de Piracicaba

Cartum de Afshin Nazari, vencedor do 41º Salão Internacional do Humor de Piracicaba

O Salão Internacional do Humor de Piracicaba é chão para o riso (e o grito) do mundo  Por José Pedro Martins Ocidente e Oriente, juntos, pela paz, pela vida, mas com muito humor e espírito crítico. Este é o saldo do 41º Salão Internacional do Humor de Piracicaba, que ainda pode ser visto até o dia 12 de outubro, no ... Leia Mais »

Dia da Árvore no Brasil começou em Araras e Campinas

Trecho protegido da Mata Atlântica em Ubatuba: a floresta foi reduzida a menos de 10%, apesar dos avisos dos pioneiros do Dia da Árvore, em 1902 (Foto José Pedro Martins)

Em 1902, a cidade de Araras teve o primeiro Dia da Árvore do Brasil, por iniciativa de Alberto Löfgren e João Pedro Cardoso, ligado ao Instituto Agronômico e quer seria depois inspetor do 2º Distrito Agronômico de Campinas. Cardoso inspirou-se no “Arbor Day”, que era promovido desde 1872 nos Estados Unidos. O Dia da Árvore passaria a ser comemorado no Brasil todo ... Leia Mais »

Mulheres, negros, jovens e indígenas sub-representados nas eleições

Cidadania foi às ruas em 2013 mas desigualdade continua no Brasil  (Foto Adriano Rosa)

Mulheres, negros, jovens e indígenas, que somados são a imensa maioria da população brasileira, estão mais uma vez sub-representados nas eleições de 2014. Esta a conclusão do relatório “Perfil dos Candidatos às Eleições 2014 – Sub-representação de negros, indígenas e mulheres: desafio à democracia”, lançado nesta sexta-feira, 19 de setembro, em Brasília, em publicação elaborada pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc). ... Leia Mais »