Capa » 2014 » outubro

Arquivos Mensais: outubro 2014

Campinas terá versão didática da Lista Nacional de Agentes Cancerígenos para Humanos

O médico e sanitarista Dr.Carlos Eduardo Abrahão comentou a Lista Nacional de Agentes Cancerígenos para Humanos (Fotos Martinho Caires)

Campinas será a primeira cidade do Brasil a ter uma versão didática, para o grande público, traduzindo os termos técnicos utilizados na Lista Nacional de Agentes Cancerígenos para Humanos (LINACH). O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira, 31 de outubro, no segundo debate do Fórum Meio Ambiente e Câncer da Criança e do Adolescente, realizado no Centro Infantil Domingos ... Leia Mais »

Casos de Febre Chikungunya aumentam dez vezes em um mês no Brasil

Ministério da Educação, em Brasília, reuniu contribuições à Base Nacional Comum Curricular (Foto Adriano Rosa)

Em um mês o número de casos confirmados de Febre Chikungunya aumentou em dez vezes no Brasil. É cada vez maior o temor de que a doença chegue aos grandes centros urbanos, como os de São Paulo e outros estados da Região Sudeste. Nesta sexta-feira, 31 de outubro, o Ministério da Saúde confirmou que, até o dia 25 de outubro, ... Leia Mais »

Centro de Ciências Letras e Artes celebra 113 anos de serviços à cultura brasileira

Parte das cadeiras do auditório do Centro de Ciências Letras e Artes, que comemora 113 anos hoje, é derivada do antigo Teatro Municipal de Campinas (Fotos Martinho Caires)

O Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA), de Campinas, comemora 113 anos de atividades a serviço da cultura brasileira nesta sexta-feira, dia 31 de outubro. A data será marcada com um recital dos vencedores do “VII Concurso Estimulo para Jovens Cantores  Líricos”, uma iniciativa em parceria entre o CCLA e a Secretaria Municipal de Cultura de Campinas. A cerimônia acontece ... Leia Mais »

Amanda Novo Nascimento, de Campinas, lança luzes sobre a Síndrome de Moebius

Amanda: coração aberto, para ajudar outras pessoas (Foto José Pedro Martins)

Por José Pedro Martins A Síndrome de Moebius é uma doença congênita rara e muito pouco conhecida da sociedade, com pouca visibilidade por exemplo na mídia. Mas este cenário começará a mudar a partir desta sexta-feira, 31 de outubro, com o lançamento, em Campinas, de “Como é ter Síndrome de Moebius?”, assinado por Amanda Novo Nascimento. O lançamento acontece a partir das ... Leia Mais »

Parceria com Portugal para preservar e proteger patrimônio de Campinas em debate na Câmara

Campinas participa pela primeira vez da iniciativa mundial Dia das Boas Ações (Foto Adriano Rosa)

Nesta quinta-feira, 30 de outubro, a partir das 9 horas, o plenário da Câmara Municipal de Campinas sedia o Fórum Internacional sobre o Patrimônio Arquitetônico Portugal/Brasil. Promovido pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil, Núcleo Regional Campinas, o Fórum será realizado em parceria com os signatários do Protocolo de Cooperação Internacional sobre proteção do Patrimônio Cultural. O Protocolo foi assinado em ... Leia Mais »

Em plena crise hídrica, Campinas terá novos investimentos em abastecimento de água

Rio Atibaia, um dos formadores da bacia do rio Piracicaba, de onde saem as águas para o Sistema Cantareira: crise histórica em 2014 (Fotos Adriano Rosa)

Nesta quinta-feira, dia 30 de outubro, o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, anuncia novos investimentos no abastecimento de água na cidade, que tem sido fortemente atingida pela estiagem prolongada. Campinas e várias cidades da região metropolitana dependem para abastecimento da bacia do rio Piracicaba, de onde também são exportadas águas para a Grande São Paulo, por intermédio do Sistema Cantareira, ... Leia Mais »

Reservatórios estão mais baixos do que na época do apagão de 2001

Estiagem em grande parte do país esvazia reservatórios e situação energética é de alerta. (Foto Adriano Rosa)

Os reservatórios das hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste atingiram nesta terça-feira 19,32%, abaixo dos 21,39% verificados em outubro de 2001, ano em que o Brasil sofreu com apagão e em que houve o racionamento de energia. O alerta ficou ainda maior nesta quarta-feira, 29 de outubro, com a decisão da Agência Nacional de Águas (ANA) de redução da vazão defluente do reservatório ... Leia Mais »

Matriz energética brasileira ficou mais “suja” em 40 anos, mas é mais “limpa” que média global

Relatório destaca a alta vulnerabilidade do setor de eletricidade no Brasil, pela grande dependência de fontes hídricas (Foto Adriano Rosa)

Desde 1973, o ano do choque do petróleo que abalou a economia mundial, a matriz energética brasileira se tornou mais “suja”, com maior presença de combustíveis fósseis. Ainda assim, depois de quatro décadas a matriz energética do Brasil é quatro vezes mais “limpa” do que a média mundial. Os dados estão no relatório Energia no Mundo – Matrizes Energéticas – Matrizes Elétricas ... Leia Mais »

Movimento debate memória, diversidade e mobilidade inclusiva no Centro de Campinas

Foi o terceiro debate promovido pelo Movimento Vida no Centro de Campinas (Fotos Martinho Caires)

O resgate e a disseminação da memória, a valorização da diversidade e da convivência e a importância de uma mobilidade urbana inclusiva estiveram no centro do terceiro debate promovido pelo Movimento Vida no Centro de Campinas, na noite desta segunda-feira, 27 de outubro, na Estação Cultura. O encontro também discutiu o Projeto de Requalificação da Avenida Francisco Glicério, que está ... Leia Mais »

O Brasil é apenas o 71º em igualdade de gênero, segundo Fórum Econômico Mundial

Organizações sociais atentas a propostas de mudança no licenciamento ambiental (Foto Adriano Rosa)

O Brasil, que acaba de reeleger Dilma Rousseff presidente da República, é apenas o 71º em termos de igualdade de gênero, segundo um relatório do Fórum Econômico Mundial divulgado nesta terça-feira, 28 de outubro. O relatório contempla o Índice Global de Desigualdade de Gênero, que mede o tamanho das desigualdades de gênero e monitora o seu progresso ao longo do tempo. ... Leia Mais »