Capa » 2015 » fevereiro

Arquivos Mensais: fevereiro 2015

Começam obras na Glicério: o novo centro de Campinas

Trecho na Orosimbo Maia foi interrompido para início das obras na Glicério (Fotos José Pedro Martins)

Começaram na manhã deste sábado, 28 de fevereiro, as obras de requalificação da avenida Francisco Glicério, rumo a um novo centro de Campinas. Na primeira etapa as obras estarão concentradas no trecho da Glicério entre avenida Orosimbo Maia e rua Marechal de Deodoro. A intenção da Prefeitura é que as reformas na Glicério, principal via pública da cidade, sejam um modelo ... Leia Mais »

Gestão colaborativa: Holambra é pioneira na RMC em usar plataforma

Holambra já está integrada à plataforma Colab (Foto Divulgação)

Holambra é o primeiro município na Região Metropolitana de Campinas (RMC) a aderir à plataforma Colab, que contribui para a gestão colaborativa, através da maior participação do cidadão na vida de sua cidade. Através da Colab, o cidadão pode dar sugestões ou apresentar críticas por meio da Internet (www.colab.re) ou por celular, em aplicativo móvel nas versões Android ou iOS. Tornar ... Leia Mais »

Cantareira parou de subir: região de Campinas se previne para seca

Cantareira quase secou em 2014: alerta de impacto das mudanças do clima para a região mais populosa do Brasil  (Foto Adriano Rosa)

Depois de quase um mês de elevação diária, em função das chuvas, o nível dos reservatórios do Sistema Cantareira parou de subir. Nesta sexta-feira, 27 de fevereiro, os reservatórios estão em 11,1%, mesma marca do dia anterior. A região de Campinas já está se preparando para a época de estiagem, a partir de abril, quando a crise hídrica pode ser ... Leia Mais »

Campinas tem encontro estadual sobre Lei da Cultura Viva

Jongo: uma das expressões da Cultura Viva do Brasil (Foto José Pedro Martins)

Campinas recebe a partir desta sexta-feira, 27 de fevereiro, e até domingo, 1 de março, representantes de mais de 40 Pontos de Cultura e Fóruns Regionais da Cultura Viva. Será o Encontro de Planejamento do Fórum Permanente dos Pontos de Cultura de São Paulo, que terá a presença da deputada Leci Brandão e discutirá a Lei Estadual e Lei Municipal da Cultura Viva. Como ... Leia Mais »

Jonas tem plano para Região de Campinas atrair investimentos

Jonas na reunião em Holambra que o elegeu presidente do Conselho da RMC (Foto Adriano Rosa)

A atração de novos investimentos para a Região Metropolitana de Campinas (RMC), contribuindo com a recuperação das finanças dos municípios e, com isso, garantindo qualidade nos serviços públicos. Esta será uma das prioridades do prefeito de Campinas, Jonas Donizette, como novo presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC, conforme anunciou no encontro desta quarta-feira, 25 de fevereiro, em Holambra. O ... Leia Mais »

Presidente da ANA propõe mudança na legislação das águas

Rio Atibaia, em Campinas: bacia do Piracicaba tem rios de domínio federal e estadual (Foto Adriano Rosa)

O duplo domínio das águas no Brasil (da União ou dos estados), que consta da Constituição de 1988, é um fator que paralisa a gestão de recursos hídricos no país e deve ser amplamente discutido. A opinião foi defendida nesta quinta-feira, 26 de fevereiro, em Brasília, pelo presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, na abertura do 4º Encontro ... Leia Mais »

Concurso de Fotografia do SOS Ação Mulher define os selecionados

Fotos expostas no Senac-Campinas em uma das edições do Concurso de Fotografia do SOS Ação Mulher e Família (Foto José Pedro Martins)

O SOS Ação Mulher divulgou os trabalhos selecionados em seu 4º Concurso de Fotografia, que nesta edição tem o tema “A Mulher no Século XXI – Direitos e Conquistas”. Fotógrafos de vários estados brasileiros, e também da Itália, Portugal e Alemanha, integram a lista de selecionados no Concurso, que tem o apoio do Núcleo de Fotografia de Campinas (NuFCa). A exposição com as fotos ... Leia Mais »

RMC será modelo de combate à dengue para outras metrópoles

Reunião do Conselho da RMC em Holambra (Fotos Adriano Rosa)

O modelo de ação integrada de prevenção e combate à dengue e Febre Chikungunya, utilizado pela Região Metropolitana de Campinas (RMC), deve ser referência para outras regiões metropolitanas paulistas. O tema foi discutido na manhã desta quarta-feira, 25 de fevereiro, na reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMC, em Holambra. No encontro, foi confirmada a destinação de R$ 3,2 milhões, do ... Leia Mais »

Região de Campinas vai lutar por maior voz no Cantareira, diz Jonas

Prefeito Jonas Donizette afirma em Holambra que região de Campinas buscará maior participação no processo de renovação da outorga do Cantareira (Foto Adriano Rosa)

A Região Metropolitana de Campinas (RMC) e todo o conjunto das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) precisam ter mais voz e participação no processo de renovação da outorga do Sistema Cantareira, que deve acontecer em 2015. Esta foi a ideia defendida na manhã desta quarta-feira, 25 de fevereiro, em Holambra, pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizette, logo após ... Leia Mais »

Após “fumaça branca”, Jonas Donizette é eleito presidente da RMC

Os 16 prefeitos que participaram do encontro em Holambra, com Jonas Donizette no centro (Fotos Adriano Rosa)

A conversa reservada entre os 16 prefeitos presentes, dos 20 que compõem a Região Metropolitana de Campinas (RMC), foi encarada por um deles como uma  reunião típica de “sucessão papal”. Depois de uma hora de encontro, apareceu então a “fumaça branca” e a confirmação de que o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, será o presidente em 2015 do Conselho de ... Leia Mais »