Capa » 2015 » março

Arquivos Mensais: março 2015

Anúncio de fechamento da Oficina Cultural Hilda Hilst mobiliza internautas; em todo o estado acontecem cortes na área

Espaço onde funcionava a Oficina Cultural Hilda Hilst (Foto Martinho Caires)

Por Adriana Menezes. Está marcada para o dia 11 de abril, às 10h, uma manifestação pública, no Centro de Convivência Cultural de Campinas, contra o fechamento já anunciado da Oficina Cultural Hilda Hilst (OCHH), que faz parte do Programa Oficinas Culturais administrado pela Organização Social Poiesis, em conjunto com a Secretaria de Cultura do Estado. A mobilização acontece pelas redes sociais, ... Leia Mais »

Filme de animação sobre café chega às telas após seis anos de pesquisa e captação de recursos

Maurício Squarisi, diretor de cinema de animação: “Tem de ser persistente e paciente”. Fotos Martinho Caires

Por Adriana Menezes Após seis anos de elaboração e muita persistência, o filme de animação “Café – Um dedo de prosa”, de Maurício Squarisi, com narração de Vera Holtz e Wandi Doratiotto, foi lançado oficialmente no Brasil em sua versão final no dia 26 de março, na Casa do Lago da Unicamp. Realizado com verbas da iniciativa privada por meio ... Leia Mais »

Mais de 140 mil pessoas saem de Campinas para trabalhar e estudar

Grande expectativa com relação ao Censo de 2020, para verificar estado da desigualdade na RMC e no Brasil (Foto Adriano Rosa)

Mais de 140 mil pessoas saem regularmente de Campinas para trabalhar e estudar em outro município. A informação está contida no estudo “Arranjos Populacionais e Concentrações Urbanas do Brasil”, divulgado nesta quarta-feira, 25 de março, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo compreende um mapeamento dos 294 arranjos populacionais, abrangendo municípios com manchas urbanas contínuas ou muito próximas de ... Leia Mais »

Fórum Social Mundial começa na Tunísia com grande presença do Brasil

Logo do FSM 2015 em Tunis

Em dezembro de 2010 um jovem tunisiano, Mohamed Bouazizi, ateou fogo ao próprio corpo para denunciar a situação social em seu país e, ao mesmo tempo, acendeu a fogueira de um grande movimento que acabou sendo conhecido como Primavera Árabe. Com o impulso das redes sociais, a mobilização começou na Tunísia e rapidamente se espalhou por Argélia, Jordânia, Egito e Iêmen, ... Leia Mais »

Indústria de Campinas adverte para crise e quer que o governo “faça a sua parte”

Nunes Filho e José Augusto Ruas: indicadores preocupantes na indústria (Foto Adriano Rosa)

O conjunto de indicadores da economia aponta para o aprofundamento da crise, com a possibilidade de desemprego e retração da atividade produtiva. Para mudar o quadro, o governo brasileiro “deve fazer a sua parte no ajuste fiscal, cortando na própria carne, por exemplo com a redução de ministérios”, afirmou na manhã desta terça-feira, 24 de março, o diretor regional do ... Leia Mais »

Violência já afeta competitividade da indústria na região de Campinas

Nunes Filho: insegurança e violência não são questões naturais (Foto Adriano Rosa)

A preocupação com a violência, levando à aquisição de vários equipamentos de segurança e afetando custos de produção, já está afetando a competitividade da indústria na região de Campinas. É o que mostra a Sondagem Industrial de fevereiro, divulgada na manhã desta terça-feira, 24 de março, pela Diretoria Regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP-Campinas), em parceria ... Leia Mais »

Indústria vai distribuir redutor de consumo contra crise hídrica em Campinas

Foto Adriano Rosa

Cidadãos de Campinas vão receber, gratuitamente, um redutor de consumo de água para uso em torneiras, confeccionado pelo Serviço Nacional da Indústria (SENAI). O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira, 24 de março, pelo diretor regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), José Nunes Filho. Os detalhes da distribuição dos redutores serão apresentados no encontro ... Leia Mais »

Departamento de Cinema do Centro de Ciências formou gerações de cinéfilos

Marino Ziggiatti e o projetor Pathé: mais de 400 filmes exibidos pelo Departamento de Cinema do CCLA (Fotos Adriano Rosa)

  Por José Pedro Martins Uma vez ou outra, o presidente do Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA), de Campinas, Marino Ziggiatti sobe as escadas até a sala no ponto mais alto do prédio que abriga a instituição, para apreciar um objeto histórico. Visto de longe, parece uma máquina de costura, mas na realidade é um projetor da marca ... Leia Mais »

MMM volta a Campinas para mostrar que o mundo é mix e que a economia pode ser criativa

Uma das últimas edições do Mercado Mundo Mix Campinas: milhares de pessoas vivendo a economia criativa (Foto Martinho Caires)

Por Adriana Menezes A edição do Mercado Mundo Mix em Campinas, neste fim de semana (21 e 22 de março), trouxe de volta à região o universo da criatividade sem barreiras para o consumo. Em ambiente inclusivo, informal e, naturalmente, criativo, o evento reuniu mais de 150 expositores e atraiu um público que superou 45 mil pessoas (20 mil a ... Leia Mais »

Brasil: dez razões para o país das águas ter perigosa crise hídrica

Cantareira quase seco em janeiro de 2015: a imagem da crise hídrica (Fotos Adriano Rosa)

A edição de 2015 do Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos, divulgado nesta semana pela Unesco, advertiu que, se nada for feito, em 2030 o planeta terá um déficit de água de 40%. O documento foi divulgado em função do Dia Mundial da Água, lembrado neste 22 de março, domingo. Com 12% da água doce do mundo, o Brasil não ... Leia Mais »