Capa » 2015 » abril

Arquivos Mensais: abril 2015

Campinas soma 30.324 casos de dengue em 2015 e 3.023 casos suspeitos

Estimular a economia regional em um cenário de crise é objetivo de evento no dia 7 de julho em Campinas (Foto Adriano Rosa)

Campinas somou até o dia 29 de abril 30.324 casos confirmados de dengue, enquanto 3.023 casos ainda estão sob investigação pelo Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa). Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 30 de abril, pela Secretaria Municipal de Saúde. Em todo o ano de 2014 foram 42.109 casos, o que colocou Campinas na liderança do número de casos. ... Leia Mais »

Cerqueira Leite: Ciência e Tecnologia podem avançar com Organizações Sociais

Cerqueira Leite: Brasil errou com o pré-sal e acerta com Belo Monte (Foto Martinho Caires)

Por José Pedro Martins O panorama da Ciência e Tecnologia no Brasil pode estar entrando em uma nova era, com a definição do Supremo Tribunal Federal (STF) pela constitucionalidade da atuação das Organizações Sociais no setor. A opinião é do físico Rogério Cezar de Cerqueira Leite, um dos mais eminentes cientistas brasileiros. Em entrevista exclusiva para a Agência Social de ... Leia Mais »

Região Metropolitana de Campinas estará no Atlas do Desenvolvimento Humano do PNUD

Grande expectativa com relação ao Censo de 2020, para verificar estado da desigualdade na RMC e no Brasil (Foto Adriano Rosa)

A Região Metropolitana de Campinas (RMC) vai passar a integrar o Atlas do Desenvolvimento Humano das Regiões Metropolitanas Brasileiras, elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A primeira versão do Atlas foi lançada em novembro de 2014, com 16 regiões metropolitanas. A RMC e outras três regiões metropolitanas, as da Baixada Santista e Vale do Paraíba, em São ... Leia Mais »

Jardim do Macc ganha obra permanente de Ricardo Cruzeiro inspirada no prazer de Epicuro

Foto: Martinho Caires

Por Adriana Menezes  Fotos Martinho Caires Uma obra fundida em bronze com 2,3m de altura, que evoca a felicidade e o prazer, passa a fazer parte em caráter permanente do jardim do Macc (Museu de Arte Contemporânea de Campinas) nesta quarta-feira, 29 de abril, às 20h. A partir de agora, quem passar pela Rua Benjamin Constant, ao lado do prédio ... Leia Mais »

Praça da Cidadania marca a Festa do Trabalhador em Jundiaí no Primeiro de Maio

Praça da Cidadania vai disponibilizar vários serviços para a população de Jundiaí (Foto Divulgação)

Pelo terceiro ano consecutivo, a Praça da Cidadania levará informação, orientação e prestação de serviços para a Festa do Trabalhador no dia 1º de Maio (sexta-feira), das 9h às 17h, no Parque do Corrupira, em Jundiaí. Orientações e serviços relacionados à saúde estarão disponíveis gratuitamente para a comunidade durante o evento, que também vai estimular a prática de atividades físicas para ... Leia Mais »

Cantareira e vazão dos rios da região de Campinas voltam a cair: risco é grande

Cantareira quase secou em 2014: alerta de impacto das mudanças do clima para a região mais populosa do Brasil  (Foto Adriano Rosa)

Depois de quase dois meses de elevação ou manutenção do volume, o nível do Sistema Cantareira voltou a cair nesta terça-feira, 28 de abril, de 20,1% para 20,0%, já considerando o uso do chamado Volume Morto ou Reserva Técnica. É um claro indício de que a estiagem historicamente verificada a partir do mês de abril começa a fazer efeito, indicando ... Leia Mais »

Vazão dos rios Atibaia, Jaguari e Piracicaba volta a cair e preocupa região

Vazão do rio Piracicaba e outros rios da região está muito baixa: estiagem pode ser mais forte que em 2014 (Foto Adriano Rosa)

Maior manancial de abastecimento de água da região de Campinas, o rio Atibaia teve picos de vazão em fevereiro e março, em função das chuvas registradas nesses meses, levando a um cenário diferente do verificado no início de 2014, quando o seu leito ficou praticamente seco. Entretanto, nos últimos dias, ao longo do mês de abril de 2015, tem ocorrido uma queda ... Leia Mais »

População em situação de rua tem novos serviços em Campinas mas desafios permanecem

Manifestação artística pelos direitos e dignidade das pessoas em situação de rua, no centro de Campinas (Foto Martinho Caires)

A Prefeitura de Campinas divulgou nesta segunda-feira, 27 de abril, o novo levantamento da população em situação de rua no município, que constatou um declínio de 12% em relação aos últimos números divulgados, em 2014. Eram 642 pessoas em situação de rua no levantamento anterior e, agora, são 563, considerando os dados do último semestre de 2014. A secretária municipal de Cidadania, ... Leia Mais »

Oceanógrafa de Campinas estuda mudanças climáticas em viagens à Antártica

Camila em visita à Estação Brasileira Comandante Ferraz (EACF), na Baía do Almirantado, em 18/02/2013. Ao fundo, o Navio Polar Almirante Maximiano (H41), carinhosamente "Tio Max" (Fotos e legendas por Camila Negrão Signori)

Por José Pedro Martins Fevereiro de 2015. Já era a terceira ocasião em que a oceanógrafa campineira Camila Negrão Signori viajava para o continente gelado da Antártica.  Mas desta vez ela sentiu diferenças importantes em relação às expedições anteriores. Estava menos frio e a pesquisadora quase não viu neve. Nem precisou usar o reforçado macacão laranja “Mustang” ou as resistentes botas “Caribu”, vestimentas projetadas ... Leia Mais »

Encontro Nacional pela Mata Atlântica em 2015 será no Rio de Janeiro

Um dos fragmentos de Mata Atlântica mais preservados, na descida para o Litoral Norte de São Paulo (Foto José Pedro Martins)

O Rio de Janeiro vai sediar pela primeira vez, entre os dias 9 e 17 de maio, o Viva a Mata – Encontro Nacional pela Mata Atlântica. O evento promovido pela Fundação SOS Mata Atlântica teve dez edições em São Paulo e tem o propósito de comemorar o Dia Nacional da Mata Atlântica, lembrado a 27 de maio, por meio da ... Leia Mais »