Capa » 2015 » junho

Arquivos Mensais: junho 2015

Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros completa 15 anos

Aldeia Multiétnica é espaço para divulgar diversidade cultural brasileira (Foto Délcio Gonçalves)

Aldeia Multiétnica,  shows, oficinas, Rodas de Prosa, intervenções artísticas em geral e programação especial voltada ao público infantil. Este é o cardápio da décima quinta edição do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, que começa no dia 17 de julho (sexta), na Vila de São Jorge – Alto Paraíso (GO) com a nona edição da Aldeia Multiétnica. A partir ... Leia Mais »

Região Metropolitana de Campinas tem a menor disponibilidade de leitos SUS no estado

Grande parte da população em situação de rua de Campinas fica na região central da cidade (Foto Adriano Rosa)

As Regiões Metropolitana de Campinas (RMC) e da Baixada Santista apresentam a menor disponibilidade de leitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no estado de São Paulo, com valores equivalentes aos de países pobres como Tunísia, Trinidad Tobago, Guatemala e Albânia. Os dados estão no conjunto de Informações dos Municípios Paulistas, que acaba de ser publicado, em novo formato, pela Fundação ... Leia Mais »

RMC tem maior esperança de vida e menor mortalidade infantil, por AIDS e agressões

Agropolo Campinas-Brasil reúne polo científico e tecnológico e setor empresarial (Foto Adriano Rosa)

A esperança de vida na Região Metropolitana de Campinas (RMC), de 76 anos, é a maior entre as regiões metropolitanas paulistas. A RMC também apresenta taxas de mortalidade infantil, por AIDS e por agressão menores. Os dados estão no conjunto de Informações dos Municípios Paulistas, que acaba de ser publicado, em novo formato, pela Fundação Sistema Estadual Análise de Dados (Seade). ... Leia Mais »

Região de Campinas tem mais automóveis por habitantes e mortes por acidentes

Campinas terá primeiro encontro da Rede Mulheres que Decidem (Foto Adriano Rosa)

A Região Metropolitana de Campinas (RMC) tem maior número de automóveis por habitantes e, também, maior taxa de mortes em acidentes de transportes, em relação às demais regiões metropolitanas paulistas. Os dados estão no conjunto de Informações dos Municípios Paulistas, que acaba de ser remodelado pela Fundação Sistema Estadual Análise de Dados (Seade). De acordo com a Fundação Seade, a RMC ... Leia Mais »

Séculos 19, 20 e 21 juntos em encontro ambiental nacional em Campinas

Mesa redonda discutiu oportunidades para municípios frente à transição para a economia de baixo carbono (Foto José Pedro Martins)

Por José Pedro Martins Soluções tecnológicas de última geração, típicas do século 21, foram divulgadas no 24º Encontro e Assembleia anuais da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), realizados em Campinas entre 23 e 25 de junho. A chinesa BYD mostrou os seus veículos elétricos e a fábrica de painéis fotovoltaicos, a britânica Oxitec divulgou o Aedes geneticamente ... Leia Mais »

A atuação das educadoras e dos educadores comunitários em uma “sociedade hostil”

Educadoras e educadores sociais de oito países reunidos em Campinas (Fotos José Pedro Martins)

Elas e eles atuam na promoção dos direitos dos moradores de rua, idosos, portadores de deficiência, mulheres, crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade. São as educadoras e educadores sociais, ou comunitários, que enfrentam às vezes condições inadequadas de trabalho, e até o não reconhecimento da profissão, mas que persistem na busca de uma sociedade justa e fraterna. Representantes dessa rede ... Leia Mais »

Encontro em Campinas fortalece educação social na América Latina

I Encontro Latino Americano de Educadoras e Educadores Sociais debateu desafios e perspectivas (Fotos José Pedro Martins)

Uma animada roda no jardim do Centro de Convenções da Unicamp, com canções da cultura popular de vários países do continente, marcou o encerramento na tarde desta sexta-feira, 26 de junho, do I Encontro Latino Americano de Educadoras e Educadores Sociais. Representantes de oito países, reunidos em Campinas, celebravam o fortalecimento da educação social, um campo de ação voltado para a ... Leia Mais »

Campinas na presidência de Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente

Foto José Pedro Martins

O secretário municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas, Rogério Menezes, é o novo presidente nacional da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (ANAMMA). Ele foi eleito na manhã desta quinta-feira, 25 de junho, na Assembleia Anual da ANAMMA, realizada no Solar das Andorinhas. A ANAMMA reúne os órgãos municipais ambientais no Brasil e tem seis ... Leia Mais »

Palácio dos Jequitibás terá energia solar e estações para recarregar carros elétricos

Salão Vermelho, no Palácio dos Jequitibás, terá reunião do Concidade sobre o Plano Diretor: organizações pedem maior participação popular (Foto José Pedro Martins)

Por José Pedro Martins O Palácio dos Jequitibás, sede da Prefeitura Municipal de Campinas, vai se transformar em um território de disseminação de energias renováveis. O prédio vai receber painéis de energia solar e duas das doze estações de recarga de bateria para automóveis elétricos que devem ser implantadas na cidade até o final do ano em parceria com a CPFL e ... Leia Mais »

Brasil está perdendo oportunidade de liderar debate sobre clima, diz cientista em Campinas

Para Nobre, setores do capital já perceberam ameaças derivadas das mudanças climáticas (Fotos José Pedro Martins)

Por José Pedro Martins País rico em água, biodiversidade e possibilidades enormes em energia renovável, o Brasil está perdendo a oportunidade histórica de liderar o debate sobre as mudanças climáticas. A advertência foi feita em Campinas pelo pesquisador Paulo Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), durante o  24º Encontro e Assembleia anuais da Associação Nacional de Órgãos Municipais de ... Leia Mais »