Capa » 2015 » julho

Arquivos Mensais: julho 2015

Crise hídrica dá claros sinais de agravamento em São Paulo mas sociedade e governos não reagem

A imagem da seca que atingiu o Sistema Cantareira em 2014 precisa estar presente entre as preocupações dos novos prefeitos na RMC (Foto Adriano Rosa)

Por José Pedro Martins Reservatórios em queda, obras emergenciais extrapolando o cronograma, falta de chuvas, crise política. Por vários fatores, a crise hídrica que ameaça as regiões mais ricas e populosas do Brasil, a Grande São Paulo e a área das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), onde está a região de Campinas, deu claros sinais de agravamento ... Leia Mais »

Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros ganha prêmio nacional de patrimônio

Encontro comemora 15 anos de atividades (Foto Divulgação/ Leonil Jr)

Ao celebrar 15 anos de existência e consolidado como um dos mais importantes eventos do gênero no Brasil, o XV Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros foi um dos projetos vencedores do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade em 2015. O anúncio dos premiados foi realizado na tarde desta quarta-feira, 29 de julho, após dois dias de reuniões ... Leia Mais »

Luis Norberto Pascoal pede “sociedade indignada” e colocando educação como prioridade absoluta

Luis Norberto Pascoal no evento na manhã desta quinta-feira na FEAC (Fotos Martinho Caires)

Em 1995, como presidente da Fundação FEAC, Luis Norberto Pascoal coordenou a Aliança de Campinas pela Educação, um movimento que visava articular a comunidade pela questão educacional e que resultou em várias iniciativas. Duas décadas depois, o empresário continua envolvido com o tema, como diretor da FEAC e membro do Compromisso Campinas pela Educação (CCE). Na manhã desta quinta-feira, 30 ... Leia Mais »

Dados do Observatório da Educação mostram ensino e aprendizagem de Campinas em xeque

Evento na FEAC reuniu educadores, gestores e estudantes (Fotos Martinho Caires)

A qualidade do ensino e da aprendizagem em Campinas foi colocada em xeque pelos números divulgados na manhã desta quinta-feira, 30 de julho, pelo Observatório da Educação, vinculado ao Compromisso Campinas pela Educação (CCE). As informações apontando enormes desafios estão no estudo “Dados sobre a educação de Campinas – Um panorama social, econômico e educacional”, divulgado no Encontro Mensal do CCE, ... Leia Mais »

Secretária defende mudança do pacto federativo para aprimoramento de assistência social

Conferência fez um balanço dos dez anos do SUAS (Fotos Martinho Caires)

A mudança do pacto federativo, garantindo-se maiores recursos para os municípios, é fundamental para a implementação das políticas e diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A posição foi defendida na tarde desta quarta-feira, 29 de julho, no encerramento da Conferência Municipal de Assistência Social de Campinas, pela secretária municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social, Jane Valente. A criação ... Leia Mais »

Conferência Municipal aprova propostas para melhorar assistência e reduzir vulnerabilidade social em Campinas

Conferência reuniu mais de 600 participantes (Fotos Martinho Caires)

Campinas é um dos municípios mais ricos do Brasil, mas ainda mantém bolsões de pobreza e importantes desafios sociais. Propostas para aprimorar a implementação em Campinas das diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), de modo que seja reduzida a vulnerabilidade social, foram aprovadas pelo conjunto de mais de 600 participantes da 11ª  Conferência Municipal da Assistência Social, que terminou na ... Leia Mais »

Sociedade civil não está participando dos debates sobre renovação da outorga do Cantareira

Rio Atibaia seco em 2014: estiagem agravou má qualidade das águas paulistas (Foto Adriano Rosa)

Termina no dia 31 de outubro o prazo estipulado pela Agência Nacional de Águas (ANA) e Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) para a decisão sobre a concessão de nova outorga para a Sabesp continuar gerenciando o Sistema Cantareira, que abastece quase metade da Grande São Paulo e tem enorme importância para o abastecimento na região de Campinas, na ... Leia Mais »

Comédia fantasmagórica volta a ocupar MIS Campinas neste final de semana

Campignólia volta a atemorizar neste final de semana no MIS-Campinas (Foto Divulgação/ Paula Poltronix)

Após a bem-sucedida temporada de estreia em junho, com direito a filas de espera e a espectadores desconsolados por não conseguirem um senha, a comédia fantasmagórica Campignólia retorna ao MIS Campinas, abrigado no Palácio dos Azulejos. Por sinal, o Barão Despenteado e a sua ‘família desajeitada’ contavam os segundos para um novo reencontro com o público campineiro. Com limite de 50 espectadores ... Leia Mais »

Apesar da crise hídrica, Grande São Paulo e região de Campinas não conversam sobre Cantareira

Cantareira quase secou em 2014, afetando Grande São Paulo e região de Campinas (Foto Adriano Rosa)

José Pedro Martins Apesar da crise hídrica histórica, afetando as duas regiões, a Grande São Paulo e as bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), onde está a região de Campinas, não estão dialogando sobre a renovação da outorga para a Sabesp continuar gerenciando o Sistema Cantareira. Formado por águas da bacia do rio Piracicaba, o Cantareira abastece quase metade ... Leia Mais »

Lançamento de café em cápsula reedita eixo histórico Campinas-Ribeirão Preto

Canecão quer produzir 100 mil cápsulas mensais até 2016 (Fotos Adriano Rosa)

Durante décadas, entre os séculos 19 e 20, o eixo Campinas-Ribeirão Preto foi o grande representante da produção cafeeira no Brasil. A ligação histórica entre as duas cidades em função da bebida preferida do brasileiro foi agora de certo modo reeditada, em um novo panorama econômico, social e tecnológico, com o lançamento nesta terça-feira, 28 de julho, pelo Café Canecão, de Campinas, de seu ... Leia Mais »