Capa » 2015 » outubro

Arquivos Mensais: outubro 2015

Quebrando paradigmas, tema do 5º Concurso de Fotografia do SOS Ação Mulher e Família

Fotos expostas no Senac-Campinas em uma das edições do Concurso de Fotografia do SOS Ação Mulher e Família (Foto José Pedro Martins)

“Mulher: quebrando paradigmas”. Este é o tema do 5º Concurso de Fotografia do SOS Ação Mulher e Família, cujas inscrições serão abertas neste domingo, 1º de novembro, e vão até 15 de fevereiro de 2016. Os vencedores serão conhecidos no dia 24 de fevereiro. O Núcleo de Fotografia de Campinas é co-organizador da iniciativa, que já se consolidou como uma das ... Leia Mais »

ONU já admite que metas de governos não serão suficientes para combater mudanças climáticas

Cenário no Sistema Cantareira, no auge da crise hídrica, que está longe de ser equacionada (foto Adriano Rosa)

O Secretariado da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas divulgou nesta sexta-feira, 30 de outubro, um relatório inquietante, indicando – ou admitindo – que as metas e ações apontadas pelo conjunto de países que participarão da Conferência do Clima (COP-21) em Paris no final do ano não serão suficientes para evitar que a temperatura média global atinja no máximo ... Leia Mais »

Amparo tem nova audiência pública sobre barragens de Pedreira e Duas Pontes

Rio Jaguari, nas proximidades do local para onde está projetada uma das barragens em discussão para bacia do rio Piracicaba (Foto Adriano Rosa)

Na próxima terça-feira, dia 3 de novembro, a Associação Paulista de Medicina (APM), Regional de Amparo, vai sediar a partir das 17 horas mais uma audiência pública sobre o projeto de construção das barragens de Pedreira e Duas Pontes, idealizadas para ampliar a oferta de água na região de Campinas, nas bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). As ... Leia Mais »

Educadora defende plano para ética e moral nas escolas

Professora Adriana destacou papel do educador na formação do cenário sócio-moral (Foto Divulgação Agemcamp)

Pedagoga e Doutora em Educação na área de Psicologia Educacional, Adriana de Melo Ramos defende que, “assim como se planeja as aulas de diferentes disciplinas, é preciso também elaborar um plano que priorize a ética e a moralidade, porque são aspectos a serem construídos e não inatos nas crianças”. Ela defendeu essa posição nesta terça-feira, 27 de outubro, último dia do 8º ... Leia Mais »

Região de Campinas tem 345 áreas inscritas em banco para restauração ecológica

Rio Atibaia no início de 2015: restauração ecológica também contribui com proteção dos mananciais (Foto Adriano Rosa)

O conjunto de 20 municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC) tem 345 áreas inscritas no Banco de Áreas, somando 1.000 hectares. O Banco é um instrumento criado pelo governo de São Paulo para a inscrição de áreas que podem receber projetos de restauração ecológica. Outras regiões estão mais avançadas na inscrição de áreas passíveis de receber projetos de restauração. ... Leia Mais »

CCLA chega aos 114 anos merecendo maior atenção da sociedade e poder público em Campinas

Recente exposição no CCLA, sempre ativo pela cultura (Foto José Pedro Martins)

No próximo dia 31 de outubro o Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA) chega aos 114 anos de atividades ininterruptas, pela cultura de Campinas e do Brasil, e justamente por isso merecendo maior atenção por parte dos poderes públicos e da sociedade em geral. Poucas instituições culturais no país têm tamanha longevidade e continuam atuantes como o CCLA. A ... Leia Mais »

Espetáculo de dança em Campinas instiga reflexão sobre exposição e controle dos corpos na sociedade atual

Intimidade Dócil: reflexão sobre o corpo no conturbado mundo atual (Fotos Lidia Ueta/Divulgação)

A sociedade atual vibra à beira da loucura de uma constante observação. A partir dessa reflexão, as bailarinas Bruna Spoladore e Renata Roel entraram na sala de ensaios para esculpir um espetáculo instigante, em que intérpretes e plateia se revezariam nas posições de observadores e observados. O resultado foi batizado ironicamente de Intimidade Dócil. A montagem de dança contemporânea estará ... Leia Mais »

Livro “Renovo” destaca a capacidade de reinvenção em situações de dificuldades

Fernando Moraes no lançamento de um de seus últimos livros em Campinas (Foto Divulgação)

A capacidade de reinvenção em situações de dificuldades e conformismo social, tornando a vida mais inspiradora, despertando o pertencimento social, e o mais importante, o reconhecimento do outro como um igual. Este é o núcleo de “Renovo”, livro que o sociólogo, filósofo, teólogo e escritor Fernando Moraes lançou recentemente pela Editora Novo Conceito. De acordo com Fernando Moraes, atitudes positivas, ... Leia Mais »

Defensor da mudança de paradigmas na educação, Bernardo Toro estará em Campinas nesta segunda-feira

Bernardo Toro, que propõe sete competências para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes no século 21 (Foto José Pedro Martins)

Nesta segunda-feira, dia 26 de outubro, começa o 8º Fórum Internacional de Educação da Região Metropolitana de Campinas (RMC). O evento acontece até na terça-feira, dia 27, no Expo D.Pedro. Um dos destaques será a presença, na tarde de amanhã, do filósofo e educador colombiano Bernardo Toro, um dos grandes defensores da mudança de paradigmas na educação praticada na América Latina. É a ... Leia Mais »

8º Fórum Internacional de Educação da Região de Campinas será nos dias 26 e 27 de outubro

Bernardo Toro é um dos destaques no 8º Fórum Internacional de Educação da RMC (Foto José Pedro Martins)

Grandes nomes nacionais e internacionais participam como conferencistas do 8º Fórum Internacional de Educação da Região Metropolitana de Campinas (RMC), nos dias 26 e 27 de outubro, segunda e terça-feiras, no Expo D.Pedro. A expectativa é de participação demais de 1500 pessoas, entre educadores, gestores da educação e outros profissionais. Será excelente oportunidade para uma reflexão sobre os rumos do conjunto ... Leia Mais »