Capa » 2016 » janeiro

Arquivos Mensais: janeiro 2016

Cordão do Félix inaugura matinê Pré-Carnaval na praça Carlos Gomes em Campinas

Cordão do Félix fez seu primeiro desfile em 2016 (Foto José Pedro Martins)

Um brinde à amizade e ao brincar o Carnaval com os sambas mais conhecidos e amados. Este foi o roteiro do Cordão do Félix, que uniu dois blocos que saíam regularmente na City Banda e em 2016 decidiram inovar, com uma matinê na praça Carlos Gomes, centro de Campinas, neste domingo, 31 de janeiro. Aos poucos, a partir das 9 horas, simpatizantes ... Leia Mais »

City Banda teve último Carnaval no Centro de Convivência e Norte-Sul pode ser novo endereço

O desfile de 2016 foi o último da City Banda no Centro de Convivência (Foto Martinho Caires)

O desfile de 2016 da City Banda foi um novo sucesso no Pré-Carnaval de Campinas, com mais de 25 mil foliões, mas esta foi a última edição da “confederação de blocos” no Centro de Convivência Cultural, no Cambuí. O novo endereço da City, a partir de 2017, pode ser a Avenida Norte-Sul, embora outras alternativas estejam sendo estudadas. A transferência de ... Leia Mais »

City Banda se consolida como confederação de blocos, com milhares nas ruas do Cambuí

Mais de 25 mil foliões nas ruas do Cambuí (Foto Martinho Caires)

Com mais de 25 mil pessoas desfilando nas ruas do Cambuí, neste sábado, 30 de janeiro, a City Banda se consolidou como uma confederação de blocos e firmou a tendência de nova configuração para o Carnaval de Campinas. A cidade terá em 2016 o maior Carnaval de blocos das últimas décadas, como  reflexo de fenômeno observado em todo Brasil. O cancelamento ... Leia Mais »

Brasil tem mais uma área incluída na Convenção de Ramsar, o Atol das Rocas

Pantanal, um paraíso mas que ainda enfrenta o drama de doenças consideradas negligenciadas como a leishmaniose (Foto José Pedro Martins)

Por José Pedro Martins Santuário de tartarugas marinhas e outras espécies, o Atol das Rocas, reserva biológica com 37 mil hectares, a 130 quilômetros (ou 80 milhas náuticas) do arquipélago de Fernando de Noronha e 267 km (144 milhas náuticas de Natal), é a décima terceira área considerada como Sítio Ramsar no Brasil. Convenção de Ramsar é como ficou conhecida a Convenção ... Leia Mais »

Agogô, Xequerê, Maracatu, Cortejo Afro, Carimbó: o Carnaval de 2016 no SESC-Campinas

Bloco Insólito, marionetes e artistas no SESC-Campinas (Foto Divulgação)

Construção de instrumentos como xequerê e agogô, apresentações de Cortejo Afro e Maracatu, confecção de adereços para crianças, apresentação do Bloco Insólito, oficina de samba reggae e shows vários, incluindo um com o raro folguedo Baianá, típico de Coqueiro Seco (AL). A riqueza da diversidade cultural e musical brasileira, com fortes componentes afros e indígenas, estará presente na recheada programação de Carnaval do ... Leia Mais »

Chico Amaral simboliza uma época de união pela redemocratização do Brasil

Prefeitura de Campinas: por dois mandatos Francisco Amaral foi Chefe do Executivo municipal (Foto José Pedro Martins)

Com todas as contradições inerentes à vida de um ser humano e à biografia de uma liderança política, a trajetória de Chico Amaral, o ex-deputado federal e ex-prefeito de Campinas falecido na madrugada desta quinta-feira, 28 de janeiro, às vésperas de completar 94 anos, simboliza uma época da história recente do Brasil, marcada pela união e luta de vários grupos ... Leia Mais »

Campinas terá o maior Carnaval de blocos das últimas décadas

Desfile do Nem Sangue nem Areia em 2015, simbolizando o fortalecimento do Carnaval comunitário em Campinas (Foto Martinho Caires)

Com o cancelamento do desfile das escolas de samba, o Carnaval de 2016 em Campinas ficará por conta dos blocos, que vêm assumindo um protagonismo crescente em todo país. Somente no final de semana de 30 e 31 de janeiro, serão oito blocos nas ruas da cidade. Mas o número será bem maior, se for considerado que a City Banda se transformou, ... Leia Mais »

Campinas tem mais de 10% do seu território com suscetibilidade a inundações

Carta do IPT aponta Suscetibilidade Média de inundação na Norte-Sul, onde passa o Córrego Proença (Foto José Pedro Martins)

As fortes chuvas de Verão, depois de dois anos de baixas precipitações, reacenderam o temor das inundações em Campinas. Um levantamento do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) concluiu que 84,7 quilômetros quadrados, correspondendo a mais de 10% do território municipal total, de 794,43 km2, são sujeitos a inundações. Esta e outras informações, sobre Campinas e os demais municípios paulistas, estão no Portal ... Leia Mais »

Livre e revelado, Egas Francisco traduz em performance de corpo e alma o que há em sua mente enquanto pinta

Performance “Pintura e Movimento” une três formas de expressão artística com Egas Francisco (pintura), Hellen Audrey (dança) e Guga Costa (música) no Sesc-Campinas   Fotos: Martinho Caires

Por Adriana Menezes Após duas horas e meia de performance na produção de três aquarelas, o artista Egas Francisco fez a leitura imediata e precisa do que acabara de acontecer no Espaço Arena do Sesc-Campinas, na noite desta terça-feira (26/01): “Eu fui muito atrevido”, disse-me já exausto. O atrevimento de Egas, ao lado do músico Guga Costa e da bailarina ... Leia Mais »

Brasil tem 3.448 casos suspeitos e 270 confirmados de microcefalia, seis ligados ao zika vírus

Ministério da Saúde, em Brasília, está monitorando a microcefalia e possível associação com o zika vírus (Foto Adriano Rosa)

O Ministério da Saúde está investigando 3.448 casos suspeitos de microcefalia no país, conforme boletim divulgado nesta quarta-feira, 27 de janeiro, que também revelou a confirmação de 270 casos, sendo seis deles ligados ao zika vírus. Ao todo foram registrados 4.180 casos suspeitos de microcefalia até 23 de janeiro, e 462 já foram descartados. Ainda de acordo com o boletim, foram notificados ... Leia Mais »