Capa » 2016 » fevereiro

Arquivos Mensais: fevereiro 2016

Sesc-Campinas coloca em evidência a genuína cultura popular que sobrevive no Nordeste brasileiro

Xilogravura "O Forró dos Bichos" do artista J.Borges, que expõe seu trabalho no Sesc-Campinas no mês de março e participa de bate-papo com o público no dia 17/03

A Cultura Popular é destaque na programação de março no Sesc-Campinas, com cordel, ciranda, repente, xilogravura, teatro, mamulengo e cantorias. Preservada bravamente pelo povo que dela vive, essa é a cultura que faz parte do cotidiano do brasileiro, mas não está inserida na indústria cultural nem é produto massivo da mídia. Para quem nunca viu de perto – nos bairros, ... Leia Mais »

País com maior biodiversidade, Brasil pode ficar de fora de conferência das Nações Unidas

Brasil ainda fora do Protocolo de Nagoya, em prejuízo de povos indígenas e outras comunidades tradicionais (Foto José Pedro Martins)

O Brasil é o país com a maior biodiversidade, mas ainda não ratificou o Protocolo de Nagoya sobre Acesso a Recursos Genéticos e a Partilha Equitativa Justa dos Benefícios Decorrentes da sua Utilização. Povos indígenas e comunidades tradicionais são alguns dos prejudicados com a não-ratificação do Protocolo, que encontra resistências da bancada ruralista no Congresso Nacional. Sem a ratificação, o Brasil ... Leia Mais »

Inscrições para Bienal Naïfs do Brasil, em Piracicaba, vão até 22 de março

Prêmio Destaque Aquisição, para Augusto Japiá, de Paulista (PE),na edição de 2014 da Bienal Naïfs do Brasil, em Piracicaba (Foto José Pedro Martins)

Continuam abertas até o dia 22 de março as inscrições para a décima terceira edição da Bienal Naïfs do Brasil, que acontece no segundo semestre em Piracicaba, interior de São Paulo, na unidade local do Serviço Social do Comércio (Sesc). A Bienal Naïfs reúne os trabalhos representativos da arte ingênua, espontânea, primitiva e popular de todas as regiões do Brasil. As ... Leia Mais »

Lenine abre Trote da Cidadania da Unicamp com palestra sobre questões ambientais

Cantor e compositor Lenine fará a abertura do Trote da Cidadania da Unicamp nesta segunda-feira, com palestra no Centro de Convenções da universidade, às 18h  Fotos: Adriano Rosa

Em vez de show, o cantor Lenine vem a Campinas nesta segunda-feira, 29/02, para fazer uma palestra sobre questões ambientais, abrindo oficialmente o 14º Trote da Cidadania Integrado da Unicamp. Os calouros de 2016 poderão ouvir, no Centro de Convenções da Unicamp, às 18h, o que o músico tem a falar sobre seu engajamento no assunto. O objetivo do Trote ... Leia Mais »

Fórum da RedEAmérica debateu papel da empresa e da comunidade na construção da cidadania

Atividade no VIII Fórum da RedEAmérica (Foto Divulgação/RedEAmérica)

O papel da empresa e da comunidade, na construção da institucionalidade e da cidadania, foi o tema central do VIII Fórum Internacional da RedEAmérica, que aconteceu entre os dias 23 e 26 de fevereiro no Jardim Botânico da cidade de Medellín, na Colômbia. Como noticiou o boletim de fevereiro do Instituto Arcor Brasil, uma das organizações brasileiras integrantes da RedEAmérica, ... Leia Mais »

O que as escolas podem fazer contra o mosquito Aedes aegypti

Destinação inadequada de resíduos ainda é realidade em muitas partes do Brasil (Foto Adriano Rosa)

Em 2015 o Brasil passou por uma epidemia histórica de dengue, com mais de 1,6 milhão de casos. No início de 2016 a Organização Mundial da Saúde (OMS) considerou emergência internacional o Zika Vírus, também transmitido pelo Aedes aegypti e que deixou em pânico as autoridades sanitárias e provocou uma corrida por novos estudos e pesquisas. Neste cenário, o que ... Leia Mais »

Campinas celebra o quadrinho nacional com exposições e feira na Biblioteca Municipal

Exposição Brasil Autoral, na Escola de Arte Pandora (Foto Divulgação)

O quadrinho nacional é novamente destaque em programação na Biblioteca Municipal de Campinas “Ernesto Manoel Zink”, que sedia exposição e realiza uma feira neste sábado, dia 27, a partir das 13 horas. Nesta quinta-feira, dia 25, ainda acontece um debate a partir das 14 horas, com a participação de vários quadrinistas. A programação na Biblioteca Municipal, realizada em parceria com a ... Leia Mais »

Zika Vírus reforça ligação entre saúde e ambiente, tema de assembleia da ONU em maio

Cantareira no auge da crise hídrica: falta de água é grande ameaça à saúde pública (Foto Adriano Rosa)

A emergência do Zika Vírus, transmitido pelo Aedes aegypti, mosquito que prolifera em condições inadequadas de saneamento básico, reforça a estreita ligação entre saúde e meio ambiente, tema da segunda Assembleia das Nações Unidas sobre Ambiente (UNEA-2), que será realizada entre 23 e 27 de maio, em Nairóbi, Quênia. O evento, promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente ... Leia Mais »

Exposição em Campinas une bicicletas, arte e debate sobre ciclovias e mobilidade urbana

Obra de Luiz Cavalli, que integra a exposição "Eu vou de bike" (Foto Divulgação)

Promover o diálogo entre o universo das bicicletas e o mundo da arte, de forma associada à promoção do debate sobre a importância das ciclovias para o aprimoramento da mobilidade urbana. Este é o conceito central e múltiplo da exposição “Eu Vou de Bike”, que reúne telas de Luiz Cavalli e fotografias de Miro Martins, dois artistas apaixonados pelas ‘magrelas’. Sob curadoria da ... Leia Mais »

Campinas será a sede do Instituto Brasileiro de Ecomobilidade, que pensará o transporte do futuro

Campinas à noite: cidade vai sediar Instituto Brasileiro de Ecomobilidade (Foto Adriano Rosa)

Uma organização para pensar e buscar soluções concretas para garantir a ecomobilidade, voltada para a mobilidade urbana de forma sustentável, segura e eficiente, em um cenário de crescimento permanente das áreas metropolitanas e de agravamento das situações de engarrafamento no trânsito e emissões atmosféricas por parte da frota de veículos. Esta será uma das linhas de atuação projetadas para o Instituto Brasileiro de Ecomobilidade ... Leia Mais »