Capa » 2016 » maio

Arquivos Mensais: maio 2016

ONU Mulheres condena “revitimização” nos casos de estupros coletivos no Brasil

ONU Mulheres e Unicef, sediados em Brasília, comentaram e condenaram estupros coletivos (Foto Adriano Rosa)

A “revitimização” nos casos de estupros coletivos ocorridos recentemente, nos estados do Piauí e Rio de Janeiro, foi condenada hoje pela ONU Mulheres, em nota oficial. “Uma das formas com que a revitimização se dá é pela exposição social da vítima e dos crimes, incluindo imagens e vídeos em redes sociais e demais meios de comunicação”, afirma o comunicado, assinado ... Leia Mais »

Artistas e agentes culturais debatem hoje em Barão Geraldo a cultura brasileira e suas perspectivas

Tiche Vianna, do Barracão Teatro, participou de manifestação no Centro de Campinas, dia 30 de março, pela Arte e a Democracia (Foto José Pedro Martins)

A partir das 19h30 de hoje, a Cultura – e suas perspectivas – será tema de debate no Espaço Vegano ‘Como?’, em Barão Geraldo, com a participação de Tiche Vianna, diretora e pesquisadora do Barracão Teatro e vice-presidente da Cooperativa Paulista de Teatro; Marília Vieira Soares, professora de Dança Teatro na Universidade de Campinas – Unicamp; e Célio Turino, historiador, ... Leia Mais »

Mais um Dia Mundial do Meio Ambiente de denúncias e alguma esperança

Pantanal, um paraíso mas que ainda enfrenta o drama de doenças consideradas negligenciadas como a leishmaniose (Foto José Pedro Martins)

Novo post de José Pedro Martins, na plataforma de blogs da Agência Social de Notícias, aqui.   “No próximo domingo, 5 de junho, será lembrado mais um Dia Mundial do Meio Ambiente e novamente a data será marcada por ações e declarações transitando entre as denúncias de agravamento da situação planetária e algumas esperanças provocadas por iniciativas de grupos e ... Leia Mais »

Virada Popular confirma vigor da cena cultural independente em Campinas e região

A Virada Popular Cultural de Campinas teve muito rock, mas também vários outros estilos e vertentes (Foto Martinho Caires)

Ali era o lugar e a hora do “bom e velho rock´n roll”, como avisava a inscrição na perua Kombi da banda Gangster, que se apresentou no final da tarde ensolarada de sábado na Praça Arautos da Paz. Mas a Virada Cultural Popular de Campinas, que rolou até o final da noite de domingo, dia 29 de maio, mostrou muito mais, ... Leia Mais »

Rabeca Cultural amplia território das artes em Campinas

Nova galeria de arte em Campinas, na Rabeca Cultural, em Sousas (Foto Martinho Caires)

Um novo território para as artes em Campinas. Assim é a Rabeca Cultural, que vem se consolidando como um novo espaço para diferentes linguagens no distrito de Sousas e que acaba de inaugurar a sua Galeria de Arte, com uma exposição de Kika Marciano. Música, teatro e gastronomia são outras áreas em que a Rebeca Cultural já atua e pretende ... Leia Mais »

Virada Popular Cultural começa na Praça Arautos da Paz com a marca da diversidade

Quilombola REC & Higor Lima, na Virada Popular Cultural de Campinas (Foto José Pedro Martins)

Sábado é dia de skate, bicicleta e corrida na Praça Arautos da Paz, mas hoje o espaço ganhou um novo atrativo com a realização da Virada Popular Cultural de Campinas, de caráter inédito em São Paulo. Com o cancelamento da Virada Cultural oficial, grupos de artistas e realizadores culturais em geral se uniram para possibilitar uma iniciativa própria e organizada ... Leia Mais »

Grupos de jovens ocupam Arautos da Paz para promover a Virada Popular Cultural de Campinas

Maratona de shows começou às 11 horas deste sábado (Foto José Pedro Martins)

O cancelamento da Virada Cultural oficial em Campinas gerou um movimento espontâneo de grupos de jovens, que se uniram para promover sua própria iniciativa. No espírito das ações de ocupação de prédios e espaços públicos que têm ocorrido em todo país, nas áreas cultural, educacional e da saúde, os grupos realizam a Virada Popular Cultural neste final de semana, dias 28 e ... Leia Mais »

Pintura e fotografia na exposição “Colecionar Arte: Um Estilo de Vida” em Campinas

Obra de Arthur Piza, um dos artistas expostos

Brasileiros como Gonçalo Ivo e Arthur Piza e estrangeiros como Tony Bevan e Ronald Tolman, além do premiado fotógrafo de natureza Araquém Alcântara (que estará presente na abertura), estarão juntos na exposição “Colecionar Arte: Um Estilo de Vida, na loja belga Flamant Brasil, no Cambuí, em Campinas, com vernissage no dia 01 de junho, às 19 horas. A proposta é de ... Leia Mais »

Blogs ASN: Liberdade política é participar de decisões e escolher propostas em vez de representantes

Foto da Agência Estado (AE) publicada há cinco anos (maio de 2011), durante Marcha pela Liberdade em São Paulo em resposta à repressão policial ocorrida na semana anterior contra a Marcha da Maconha

Novo post de Adriana Menezes na plataforma de blogs ASN. Sabe aquelas situações em que o universo parece conspirar contra, mas por algum motivo você, teimosamente, insiste? Normalmente, quando isso acontece, o resultado é surpreendente. Aconteceu comigo essa semana e, no final, eu entendi que o propósito era que eu chagasse a uma informação importante pra mim. Parece pouco, mas ... Leia Mais »

Blogs ASN: Mais uma aula do bom cinema argentino

O economista argentino Ariel mora em Nova York e vai visitar o pai em Buenos Aires, mas sua trajetória é marcada por frustrações no desenrolar do drama familiar com um pouco de humor e uma pitada de melancolia     Foto: Divulgação

Daniela Prandi traz mais um post sobre cinema na Plataforma de Blogs da ASN. Há tempos que cinema argentino é sinônimo de bom cinema. A cada filme que chega às telas, fica cada vez mais evidente a capacidade dos cineastas “hermanos” de enxergar boas histórias no trivial, sem necessidade de firulas, efeitos ou apelação barata. Um dos diretores que ajudou ... Leia Mais »