Capa » 2016 » junho

Arquivos Mensais: junho 2016

Documento chave da outorga do Cantareira “isenta” governo e Sabesp pela crise hídrica

Cantareira secou em 2014: mudanças climáticas e desafios para a gestão (Foto Adriano Rosa)

O documento chave que está orientando o processo de renovação da outorga do Sistema Cantareira “isenta” o governo paulista e a Sabesp de responsabilidade na crise hídrica de 2014 e 2015, apesar do evidente despreparo para enfrentar a forte estiagem que quase levou a uma catástrofe no abastecimento de água na região mais rica e populosa do país. Pelo calendário ... Leia Mais »

Blogs ASN: Precisamos falar sobre o estupro

Dani

Novo post de Daniela Prandi no seu blog na plataforma ASN. “Estupro é arma de guerra e sempre será. A atriz francesa Lou de Laâge, protagonista do filme ‘Agnus Dei’ (Les Innocentes), um dos destaques do Festival Varilux, veio ao Rio de Janeiro para participar do evento e, em todas as entrevistas e debates de que participou, foi questionada sobre ... Leia Mais »

Debate sobre incentivo fiscal municipal expõe visões diversificadas sobre cultura em Campinas

Debate sobre projeto de lei de incentivo municipal à cultura levou artistas e produtores ao plenário da Câmara de Campinas (Foto Martinho Caires)

Está avançando o debate sobre incentivo fiscal municipal para a produção cultural em Campinas, com base em projeto de lei do vereador Vinicius Gratti. Uma primeira discussão pública sobre o projeto aconteceu na última quinta-feira, dia 23 de junho, no plenário da Câmara Municipal, e se transformou em uma rica reflexão sobre o significado da cultura para uma cidade de porte ... Leia Mais »

Blogs ASN: A crise atual e a falta que faz a visão holística na sociedade

Leveza, ternura e amplitude do pensamento holístico, legado do Junho de 2013, não incorporado pelas instituições - e políticos - tradicionais (Foto Adriano Rosa)

Novo post de José Pedro Martins, na plataforma de blogs da Agência Social de Notícias, aqui. “Não ouvir o que as ruas diziam, naquele momento, é uma das causas da crise generalizada que estamos vivendo e para a qual não há perspectiva de solução. Mais democracia direta – porque as pessoas não confiam mais no atual sistema político – e o ... Leia Mais »

Aliança entre pesquisa, governos e empresas prepara Campinas para liderar bioeconomia no Brasil

Agropolo Campinas-Brasil reúne polo científico e tecnológico e setor empresarial (Foto Adriano Rosa)

Um dos grandes desafios globais é a transição da economia baseada em combustíveis fósseis, como o petróleo, carvão e gás natural, para uma economia sustentada em fontes renováveis de energia. Pois um grupo de organizações de ciência e tecnologia e empresas privadas, reunidas no Agropolo Campinas-Brasil, está avançando os entendimentos para que a região se torne líder na chamada Bioeconomia, marcada por energias ... Leia Mais »

Parada LGBT pela educação e contra intolerância nas ruas de Campinas

Paulo Mariante e as palavras de ordem da Parada do Orgulho LGBT de 2016: sim à educação, não à transfobia (Foto José Pedro Martins)

Pela décima sexta vez consecutiva, o centro de Campinas foi tomado pelas cores do arco-íris na tarde deste domingo, dia 26 de junho. A 16ª Parada do Orgulho LGBT mobilizou milhares de pessoas, que fizeram sua concentração no Largo do Rosário (Praça Visconde de Indaiatuba) e Praça Guilherme de Almeida, em frente ao Palácio da Justiça. A Parada do Orgulho LGBT de 2016 foi ... Leia Mais »

Distribuição irregular de chuvas confirma vulnerabilidade da região de Campinas e Piracicaba

Em janeiro de 2015 o cenário era outro: esse panorama não pode ser esquecido (Foto Adriano Rosa)

O volume de chuvas no estado de São Paulo em 2015, de 1.502 mm, foi 6% superior à média dos 20 anos anteriores e 40% mais úmido do que o seco ano de 2014, quando registrados somente 1.066 mm de chuvas, situação que provocou um drama para os sistemas de abastecimento paulistas, como no caso do Sistema Cantareira. Entretanto, esses números ... Leia Mais »

Movimentos de um Corpo Sentado neste sábado no Teatro Castro Mendes em Campinas

Cena de Corpo Sentado (Foto Christian Laszlo/Divulgação)

Amparada por diversas muletas tecnológicas, entre as quais as redes sociais e as inúmeras ofertas do universo televisivo, a cultura contemporânea tende a silenciar os movimentos das pessoas. Ao perceber tal situação, a premiada bailarina Jussara Miller resolveu dar um grito de alarde e fazer uma provocação para acordar esse tal sedentarismo. O resultado poético da ação está impresso no ... Leia Mais »

Plano Nacional de Educação chega aos dois anos com vários dispositivos não cumpridos

Diversidade brasileira ainda é sub-representada no Congresso Nacional (Foto Adriano Rosa)

O Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) chega aos dois anos neste dia 24 de junho, sexta-feira, com 14 dispositivos ou metas previstos para este período não cumpridos. Com os anunciados cortes em investimentos em Educação e Saúde, as perspectivas não se tornam mais animadoras para o cumprimento das novas etapas do PNE. A definição de uma Base Nacional Comum Curricular ... Leia Mais »

Britânicos decidem sair da UE, Cameron renuncia e Escócia e Irlanda do Norte ameaçam ter novo referendo

Brexit 1

Claudia Colen, de Londres especial para ASN Com um comparecimento recorde às urnas, o que era esperado, o Reino Unido votou pela saída da União Europeia (Brexit). 52% dos britânicos votaram a favor do Brexit contra os 48% que queriam continuar na UE. Mas há uma enorme e preocupante contradição: na Irlanda do Norte e na Escócia foram expressivas os ... Leia Mais »