Capa » 2016 » agosto

Arquivos Mensais: agosto 2016

Blogs ASN: Novo Woody Allen é “a vida é uma comédia escrita por um autor sádico”

Daniela Prandi escreve na plataforma de blogs da ASN sobre Cinema        Foto: Adriano Rosa

Hoje é dia de Cinema, com Dani Prandi​, na plataforma de blogs ASN. O novo filme de Woody Allen, em cartaz nas salas de cinemas, é o tema de sua coluna esta semana. Aos 80 anos, o mais novaiorquino dos cineastas consegue manter o frescor e uma fina ironia.  Leia texto completo na ASN (clique aqui). Leia Mais »

31 de agosto de 2016: Dilma Rousseff é cassada da Presidência da República

Senado cassa o mandato de Dilma Rousseff, após decisão semelhante da Câmara dos Deputados  (Foto Adriano Rosa)

Por 61 votos a 20, o Senado Federal cassou no início da tarde desta quarta-feira, 31 de agosto de 2016, o mandato de Dilma Rousseff na presidência da República, na segunda vez que ocupava o cargo. Com isso, Michel Temer (PMDB) foi confirmado como presidente até o final do mandato, em 2018, para quando estão previstas novas eleições para a Presidência e governos estaduais, ... Leia Mais »

Feira SUB, o espaço em Campinas para as publicações independentes do Brasil

Feira SUB, em Campinas: marco para o fenômeno "indie" no Brasil (Foto Divulgação)

O fenômeno indie (diminutivo de “independent”) é crescente na cena cultural internacional, tendo como exemplo de sucesso o Festival Sundance de Cinema mas envolvendo também a música, a literatura e outras linguagens artísticas. Pois Campinas terá no dia 17 de setembro, sábado, a Feira SUB, uma iniciativa inédita para a divulgação e lançamento de publicações independentes e arte impressa e que acontecerá ... Leia Mais »

Combate à crise é o lema de mais uma edição do Mercado Mundo Mix em Campinas

Uma das últimas edições do Mercado Mundo Mix Campinas: milhares de pessoas vivendo a economia criativa (Foto Martinho Caires)

Um mix de produtos artesanais, moda, arte, cultura, entretenimento e gastronomia desembarca mais uma vez em Campinas, na Estação Cultura, nos dias 3 e 4 de setembro, sábado e domingo, das 12 às 21 horas. Já tradicional no calendário local, o Mercado Mundo Mix desta vez chega à cidade com uma nova roupagem – além das promoções, uma área exclusiva ... Leia Mais »

CCLA promove exposição para marcar 180 anos de Carlos Gomes

Sala de exposições do Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA), que receberá grande exposição sobre Carlos Gomes (Foto Martinho Caires)

O Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA) abre nesta quinta-feira, dia 1º de setembro, às 10 horas, uma exposição em sua galeria de arte, para lembrar os 180 anos de nascimento do maestro campineiro Antônio Carlos Gomes, ocorrido a 11 de julho de 1836. O CCLA, que mantém há décadas o Museu Carlos Gomes, reúne fotos, ilustrações e partituras, como ... Leia Mais »

Ana Botafogo no Jantar da Casa da Criança Paralítica de Campinas, símbolo de cidadania

Casa da Criança Paralítica, ícone da ação social em Campinas (Foto Divulgação)

A primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Ana Botafogo, estará em Campinas  no dia 2 de setembro. Dezoito anos após se apresentar na Sociedade Hípica de Campinas, a bailarina de fama internacional retorna ao local com outro propósito: receber uma homenagem (o Prêmio Dr. Lix da Cunha) em nome do avô paterno – o médico Ernani Fonseca – ... Leia Mais »

Em luta pela liberdade, Irã tem presença maciça no Salão de Humor de Piracicaba

Geisa Fernandes e John Lent, da Associação Internacional para a Pesquisa de Mídia e Comunicação (Foto José Pedro Martins)

Depois do Brasil, o Irã foi o país com o maior número de inscrições no 43º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, de 2016. E os iranianos se destacaram na premiação, vencendo duas categorias e o Grande Prêmio Troféu Zélio de Ouro. O norteamericano John Lent e a brasileira Geisa Fernandes, especialistas em humor gráfico de renome, explicam com exclusividade para a ... Leia Mais »

Piracicaba terá Museu do Riso e acervo digitalizado

IMG_20160827_202740538

A construção do Museu do Riso e a digitalização do acervo histórico do mais importante evento de humor gráfico do mundo foram anunciadas na noite deste sábado, dia 27 de agosto, na abertura oficial do 43o Salão Internacional de Humor de Piracicaba. A cerimônia aconteceu no Teatro Municipal Erotides de Campos, no Engenho Central, e marcou a premiação dos vencedores ... Leia Mais »

Charge sobre crise de refugiados ganha Salão de Humor de Piracicaba

IMG_20160827_213035708

Uma charge de Alireza Pakdel, do Irã, foi o trabalho vencedor do Grande Prêmio Troféu Zélio de Ouro, na 43a edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba. O iraniano venceu em sua categoria e mereceu o prêmio principal, segundo o júri de premiação. Com o trabalho premiado, o Salão Internacional de Humor de Piracicaba mais uma vez mostra estar ... Leia Mais »

Prudente de Moraes, “precursor” do Salão Internacional de Humor de Piracicaba?

À esquerda, ala do Museu Prudente de Moraes com referências às sátiras ao ex-presidente (Foto Adriano Rosa)

Por José Pedro Martins A revista “Don Quixote”, dos tempos heroicos do humor na imprensa brasileira, adorava pegar no pé do presidente Prudente de Moraes. E não faltou motivo, considerando que o primeiro presidente civil do Brasil, entre 1894 e 1898, conviveu com muitos problemas e convulsões de ordem política, social e econômica. Uma caricatura publicada no número 35 da revista, de 1895, ... Leia Mais »