Arte igual a vida para Robinson José da Silva, que celebra os 50 anos com exposição a ser inaugurada nesta quinta-feira, dia 30 de março, às 19h30, no Ateliê Lisa França, em Campinas. Este artista de talentos múltiplos apresenta “50 + de Robinson” até o dia 30 de abril, das 14 às 18 horas. Um dos mais ativos espaços culturais da cidade, o Ateliê Lisa França fica na rua Monsenhor Dr.Emílio José Salim, 118, no distrito de Sousas. A entrada para a vernissage de amanhã e para a exposição é grátis. A curadoria é da própria Lisa França.
A inquietude típica dos grandes criadores é marca registrada de Robinson, que transita por diferentes linguagens artísticas. Venceu por exemplo a categoria Caricatura do Salão Internacional de Humor de Piracicaba de 2014 com uma obra em 3D, sobre o compositor Cartola. No ano seguinte levou ao mesmo Salão duas novas caricaturas em 3D, uma de seu ícone espiritual Gandhi, confeccionada em espuma, e a outra do Comandante Spock, construída a partir de um dos objetos mais comuns nas cozinhas dos brasileiros, uma garrafa de café. Com os dois projetos, Robinson confirmava a contribuição que vem dando para a renovação de linguagens no mais famoso espaço do humor em atividade no mundo.
Robinson fez Artes Plásticas na PUC-Campinas e também se destaca pelas ações sociais. Tornou-se por exemplo oficineiro voluntário na entidade União Cristã Feminina, onde passou a ensinar técnicas de desenho a adolescentes e jovens de 15 a 24 anos que frequentam o Centro de Juventude da instituição do Jardim Santa Mônica, em Campinas.
O artista participou de várias exposições coletivas nos últimos anos, algumas no mesmo Ateliê Lisa França. Agora expõe sua alma livre e generosa em diversas obras nesse Ateliê que encarna a força da criação coletiva e individual. A poesia mora no coração de Robinson, o que ele deixa claro na exposição que lembra os 50 anos de uma biografia colorida pela imaginação. Programa imperdível. (Por José Pedro Martins)
um artista nato e batalhador! parabéns