Capa » Fotos » Marília Vasconcellos e a diversidade humana de Botânica Retratos na Galeria Virtual ASN
Marília Vasconcellos e a diversidade humana de Botânica Retratos na Galeria Virtual ASN
Marília Vasconcellos

Marília Vasconcellos e a diversidade humana de Botânica Retratos na Galeria Virtual ASN

A diversidade humana, em toda a sua beleza múltipla, é o cerne da exposição BOTÂNICA Retratos, que a fotógrafa Marilia Vasconcellos apresenta a partir de hoje na Galeria Virtual da Agência Social de Notícias. É um recorte da exposição que está em cartaz em Campinas, no Museu da Cidade-Casa de Vidro, e que em seguida irá para Minas Gerais e outros estados.

A artista conta que o ensaio BOTÂNICA Retratos teve sua gênese nos seus estudos de linhas espirituais indianas, através dos quais chegou à obra de Acharya Jagadish Chandra Boser. Trata-se de um botânico indiano que dedicou a sua vida ao estudo das plantas. “Suas pesquisas se baseavam em experimentos e observações que fortaleciam a ideia de que as plantas possuíam reações emocionais diversas. Minha percepção de que as plantas vivas não podem ser simplesmente expropriadas de sua natureza me fizeram começar a elaborar uma série de manufaturas imagéticas usando plantas caídas; aquelas que já completaram o seu ciclo de vida e estão em processo de secagem e decomposição naturais”, relata Marilia Vasconcellos.

Assim, BOTÂNICA Retratos é fruto dessas pesquisas da fotógrafa, que fez uma chamada pública por redes sociais para compor a diversidade humana que gostaria de contemplar. A artista relata que, ao mergulhar na elaboração de adornos e adereços, utilizados nas fotografias, expandiu seu  experimento de linguagem unindo as plantas secas ao papel.

“Esses dois materiais, tão relacionados entre si, resultaram na descoberta de superfícies e elementos que ampliaram as possibilidades criativas e narrativas, seja pela facilidade de adaptação dos materiais às distintas formas de expressão humana, seja pela liberdade formal que a maleabilidade dos elementos permite”, diz Marilia.

Pós-doutora em Antropologia visual, Fabiana Bruno assina a curadoria e a expografia de BOTÂNICA Retratos. “Botânica Retratos é ato poético-irreverente, afeito a interrogar e (a)colher mistérios das coisas do mundo, alheio a leituras finitas do que seja alegoria e recriação.  Onde está, como é, onde se esconde, como se desvela a estética da comunhão entre o humano e o natural, entre carne, ossos, auras e sementes, folhas, galhos, verdes, secos, fantasias?”, escreve a curadora.

Ela continua: “Seres humanos, animais, plantas e um anárquico grão de areia em meio a dunas incomensuráveis e brancas estariam, todos, interligados por algo inominável? Eis o que emerge em meio aos fundos negros fotográficos, análogos a uma noite escura de onde brilham os astros, o ensaio de 26 retratos apresentados pela artista visual e fotógrafa, Marília Vasconcelos”, continua Fabiana Bruno.

A exposição BOTÂNICA Retratos está no Museu da Cidade-Casa de Vidro, no Lago do Café,  Avenida Heitor Penteado, 2145 Taquaral (em frente à entrada do portão 1 da Lagoa do Taquaral), em Campinas. A exposição ficará aberta até o dia 31 de agosto e pode ser visitada de terça a sexta das 10 às 17 horas, e aos sábados e domingos das 10 às 13 horas. Informações e agendamento: museudacidade@campinas.sp.gov.br

Fabiane e Patricia - Botânica Retratos - Marília Vasconcellos

Fabiane e Patricia – Botânica Retratos – Marília Vasconcellos

Catharina  - Botânica Retratos - Marília Vasconcellos

Catharina – Botânica Retratos – Marília Vasconcellos

Carolina - Botânica Retratos - Marília Vasconcellos

Carolina – Botânica Retratos – Marília Vasconcellos

O' Rosa - Botânica Retratos - Marília Vasconcellos

O’ Rosa – Botânica Retratos – Marília Vasconcellos

Vovó Martha - Botânica Retratos - Marília Vasconcellos

Vovó Martha – Botânica Retratos – Marília Vasconcellos

Julieta - Botânica Retratos - Marília Vasconcellos

Julieta – Botânica Retratos – Marília Vasconcellos

Julia - Botânica Retratos - Marília Vasconcellos

Julia – Botânica Retratos – Marília Vasconcellos

Martim - Botânica Retratos - Marília Vasconcellos

Martim – Botânica Retratos – Marília Vasconcellos

Verônica - Botânica Retratos - Marília Vasconcellos

Verônica – Botânica Retratos – Marília Vasconcellos

Yasmin e Ayla - Botânica Retratos - Marília Vasconcellos

Yasmin e Ayla – Botânica Retratos – Marília Vasconcellos

Sobre Martinho Caires