Capa » Cultura Viva » Começa Ciclo de Cinema Italiano na Estação Cultural em Santa Bárbara D´Oeste
Começa Ciclo de Cinema Italiano na Estação Cultural em Santa Bárbara D´Oeste
Estação Cultural é endereço de cinema de qualidade em Santa Bárbara D´Oeste

Começa Ciclo de Cinema Italiano na Estação Cultural em Santa Bárbara D´Oeste

Começa nesta quinta-feira, 16 de abril, o I Ciclo de Cinema Italiano na Estação Cultural de Santa Bárbara D´Oeste. A realização é do Círcolo Italiano, com apoio da Fundação Romi. Serão exibidos três filmes até o final do mês, sempre às quintas-feiras, a partir das 19 horas, com entrada grátis. Após as exibições, sempre um bate-papo com os presentes.

Os três filmes em exibição são muito representativos da época de ouro do cinema italiano. Neste dia 16, em cena “Noites Brancas”, drama de 97 minutos de Luchino Visconti, de 1957. Trata-se de uma adaptação do conto do mesmo nome de Fiódor Dostoiévski. Em uma atmosfera de sonho, fantasia, Marcello Mastroianni e Maria Schell protagonizam uma história de amor entre sombras. Jean Marais é outro personagem da trama, que junta vários deserdados, típicos do universo do autor russo.

No dia 23 de abril, será a vez de “O Grito”, de Michelangelo Antonioni, também de 1957. O vazio, o cinza, a angústia, presentes na história de Aldo, apaixonado por Irma. Um drama humano, demasiado humano, tendo como pano de fundo a luta de classes, materializada na mobilização de camponeses contra o governo que quer lhes tirar terras para a construção de um aeroporto. O individual e o coletivo tecendo a história.

No encerramento do I Ciclo de Cinema Italiano, dia 30 de abril, o clássico “Morte em Veneza”, do mesmo Visconti, de 1971. Dirk Bogarde, Silvana Mangano e Marisa Berenson estão no filme que mostra a visita de um compositor austríaco à bela Veneza, onde se apaixona por um jovem. Enquanto a trama se desenrola, a cidade mitológica é tomada, aos poucos, pela cólera, em uma metáfora cruel de como a história pode ser implacável.  Um ciclo curto do cinema italiano, mas denso, que proporciona muitas reflexões.

A Estação Cultural é um Espaço público urbano revitalizado da antiga estação ferroviária de Santa Bárbara D´Oeste, onde a comunidade pode aprimorar a sua percepção, divulgar valores, trocar vivências, adquirir conhecimentos, experimentar emoções, elaborar pensamentos, tomar iniciativas, construindo a identidade cultural da cidade e seu povo.

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta