Capa » Cultura Viva » Cordão do Félix, Candinho, City Banda e Nem Sangue Nem Areia abrem Carnaval de blocos de Campinas
Cordão do Félix, Candinho, City Banda e Nem Sangue Nem Areia abrem Carnaval de blocos de Campinas
Cordão do Félix fez seu primeiro desfile em 2016 (Foto José Pedro Martins)

Cordão do Félix, Candinho, City Banda e Nem Sangue Nem Areia abrem Carnaval de blocos de Campinas

O novo Cordão do Félix, nesta sexta-feira, dia 17 de fevereiro, mais a tradicional City Banda, que neste ano desfila na Praça Arautos da Paz no sábado, dia 18 de fevereiro, e o histórico Nem Sangue Nem Areia, saindo no domingo, dia 19, abrem o Carnaval de blocos de Campinas neste final de semana. O Candinho também sai no sábado, no distrito de Sousas, e no mesmo dia outros blocos fazem o seu Carnaval. Entre 24 e 28 de fevereiro, vários blocos farão sua festa nos Distritos de Barão Geraldo, Sousas e Joaquim Egídio e outras regiões da cidade. De novo os mais de 30 blocos fazendo o Carnaval campineiro, que continua sem o desfile das escolas de samba.

Pelo segundo ano consecutivo o Cordão do Félix fará o seu Carnaval, desta vez antecipando a todos os blocos, na praça Carlos Gomes. Será a partir das 18h30. O Cordão do Félix teve seu primeiro desfile em 2016, reunindo dois blocos que saíam originalmente na City Banda, o Bando de Corruíras e o Unidos.

City Banda se firmou em 2016 como uma "confederação de blocos" (Foto Martinho Caires)

City Banda se firmou em 2016 como uma “confederação de blocos” (Foto Martinho Caires)

A concentração da City Banda começa às 13 horas do sábado, na praça Arautos da Paz. Às 15 horas começa o desfile, nas ruas próximas ao Parque Portugal (Lagoa do Taquaral). Depois de 23 anos, a grande confederação de blocos do Carnaval campineiro deixa o Cambuí, como informou em primeira mão a Agência Social de Notícias (aqui).

O Candinho também sai no sábado, a partir das 13 horas, em Sousas. O Candinho é um dos mais tradicionais e originais blocos de Campinas, inicialmente reunindo usuários do Serviço de Saúde Dr.Cândido Ferreira, mas com o tempo recebendo a adesão da população em geral. Neste ano o tema é O SAMBA E A CIRANDA – DO COMPASSO DO PÉ AO ENCONTRO DAS MÃOS: SÓ SOU PORQUE SOMOS! O Bloco UNIDOS DO CANDINHO.

No domingo, dia 19, será a vez do desfile do Nem Sangue Nem Areia na Vila Industrial. O enredo do bloco será “Aquarela Campineira”, uma homenagem a Silas de Oliveira, Ary Barroso e, especialmente, a Campinas e a seus artistas. A festa acontece a partir das 13 horas na concentração do Nem Sangue nem Areia, na rua Francisco Teodoro, ao lado do acesso ao túnel de pedestres da Vila Industrial.

Além do desfile os participantes poderão acompanhar um show com a Batucada DezVinte e convidados. E pelo quarto ano consecutivo o bloco contará com a participação especial da Bateria Alcalina. A intenção da diretoria do bloco é reforçar cada vez mais suas características originais, com as alas dos bois, dos cavalinhos e dos bonecos com cabeções.

Desfile do Nem Sangue Nem Areia, pela história do Carnaval de rua na Vila Industrial (Foto Adriano Rosa)

Desfile do Nem Sangue Nem Areia, pela história do Carnaval de rua na Vila Industrial (Foto Adriano Rosa)

Ainda no domingo, dia 19, farão o seu desfile os blocos Sem Preguiça (Jardim Novo Campos Elíseos, 14 horas), Bloco do Bob (Cambuí, 16 horas), Nação Bantos Savuru (Vila Renascença, 18 horas) e Bloco Vermelho (Novo Campos Elíseos, 14 horas).

Blocos no Carnaval – Entre 24 e 28 de fevereiro os vários blocos do Distrito de Barão Geraldo e outras regiões de Campinas farão o seu Carnaval. Esta é a programação:

24/02/2017 – sexta-feira – Horário: 19h – Vl. Pe Manoel da Nóbrega, rua Ema 170 – AFOXÉ IBAÔ INÃ ATI OMI – O Afoxé Ibaô foi fundado em dezembro de 2009, liderado por David Rosa e Alessandra Gama, filhos de santo de Mãe Iberecy. O Afoxé Ibaô foi consagrado no mesmo ano de sua fundação e tem como patronos os Orixás Xangô e Oxum. Afoxé é uma manifestação cultural composta de ritmo, canto e dança, além das indumentárias e expressões ritualísticas. O ritmo é o Ijexá, acompanhado de cânticos e instrumentos percussivos. Para além de uma expressão estética, o Afoxé Ibaô tem como principal referência os elementos da ancestralidade negra e afro-brasileira, onde através da manifestação da palavra, revivemos a memória da nossa matriz africana, no fortalecimento da identidade e do vínculo com a luta e o combate ao preconceito e à discriminação étnica e racial. O Afoxé Ibaô promove em sua essência ações coletivas de promoção e preservação do patrimônio cultural afro-brasileiro, articulando atividades educativas, com a visão de empreender ações sustentáveis nas dimensões artísticas e ambientais, sobretudo no exercício da cidadania para a integração e a transformação social. Esse ano, o cortejo do Afoxé será em homenagem a Iemanjá.

24/02/2017 – sexta-feira – Horário: 23h (24/02) às 06h (25/02) – Barão Geraldo – BERRA VACA – Rua Júlia Leite de Barros esquina com a Rua Eduardo Modesto (Praça Sibipiruna) – Av. Sta. Isabel; Rua Lucinda Carvalho Marquês; Rua Vitorino Ferrari; Av. Sta. Isabel; Rua Júlia Leite de Barros ; “Praça Sibipiruna” (Rua JúliaLeite de Barros, esquina com a Rua Eduardo Modesto) – Berra Vaca é um bloco carnavalesco tradicional criado por moradores de Barão Geraldo que existe desde 1999 e sai às ruas desde 2000, é composto e mantido por voluntários de diversas áreas de atuação e resgata um pouco da leveza dos carnavais. A origem do nome surgiu por alusão à lenda mais popular do distrito, a história do “Boi Falô”. Nasceu de forma bem descontraída, e no início atraia a participação de moradores e pessoas ligadas de alguma forma com o distrito. Nos últimos anos tem contado com a integração do público de outras partes de Campinas e mesmo de outras cidades da região. Toda essa atividade vem sendo feita de forma voluntária e colaborativa pela comunidade. As fantasias, enfeites, sonorização, instrumentos, tudo advém da colaboração e doação de seus membros, moradores e simpatizantes.

25/02/2017  – sábado – Horário: 14h às 19h – Barão Geraldo – MATINÊ INFANTIL DAS CAIXEIROSAS – Trajeto: Volta em torno da Praça José Barbuti (Praça do Coco)- Barão Geraldo – As Caixeirosas é um Bloco Tradicional de rua de Barão Geraldo (Campinas/SP) fundado em 2006 pela artista Cristina Bueno junto aos grupos de Campinas “Caixeiras da Guia” e “Caixeiras das Nascentes”; com o objetivo de proporcionar, em especial às crianças, um espaço onde possam brincar o carnaval com alegria, tranquilidade e liberdade como nos antigos carnavais. O bloco resgata dois momentos tradicionais dos antigos Carnavais: a rua e o salão. O primeiro é um CORTEJO com os foliões e as boneconas acompanhadas de uma marchinha criada especialmente para elas, o segundo é a BRINCADEIRA NO SALÃO enfeitado com confetes e serpentinas, animado pelas boneconas e a Banda das “Caixeirosas” que toca marchinhas, frevos e sambas tradicionais. O Bloco a cada ano apresenta uma boneca gigante nova; a boneca deste ano é a “JUREMINHA”, menina indígena que brinca com seu arco e flecha, não sabe atirar, mas sabe tocar para te animar. O Bloco conta com 9 boneconas que garantem a alegria: Caixeirosa, Maricota com seu Zé Belêu, Rosalinda, Belêlinda, Nina, Aurelinda, Maria Fuá e Jureminha.

Caxeirosas no meio dos foliões em 2016 (Foto Adriano Rosa)

Caxeirosas no meio dos foliões em 2016 (Foto Adriano Rosa)

25/02/2017  – sábado – Horário: das 18h às 21h – Barão Geraldo – BLOCO MATUÁ – Trajeto: Rua Raul de Souza – Praça Américo Ferreira de Camargo (Praça da Vila São João); Rua José Martins Praça José Barbuti (Praça do Coco) – Inspirado no universo dos pífanos depois de temas como seres da natureza, palhaços, seres do futuro,  o Bloco Matuá virá com seus pífanos e seu forró trazendo seus cangaceiros  em cortejo pelas ruas de Barão Geraldo. O Bloco é formado por iniciativa dos integrantes  do Grupo de Pífanos Flautins Matuá  que atua em criações inspiradas na cultura popular brasileira. Em suas apresentações unem elementos como música, dança e brincadeiras.

25/02/2017  – sábado – Horário: 22h (25/02) às 06h (26/02) – Barão Geraldo – JEGUEGERSO – Trajeto: Concentração: Rua José Martins (Praça do Coco – alturada Rua Profa. Zélia Seixas de Siqueira); Rua Francisco Andreo Aledo; na Rua Jerônimo Páttaro; Rua Josepha Antonia Maria Picellia (EE Barão Geraldo de Rezende); Rua José Martins até a esquina com a Rua Profa. Zélia Seixas de Siqueira – O BLOCO JEGUEGERSO é apenas outra maneira, que uma galera, a qual já se reúne e se curte ao longo do tempo e de outros carnavais, encontrou para compartilhar um pouco mais de sua alegria e amizade. O nome do bloco, não teve sua origem em nenhuma historia especifica ou marcante, mas apenas pelo simples fato da figura folclórica de um JEGUE, ter contagiado a maioria dessas pessoas, que prontamente se identificaram como JEGUEIROS.

26/02/2017 – domingo – VILA NOVA TEIXEIRA – Horário: das 14h às 20h – BLOCO URUCUNGOS, PUÍTAS E QUINGÊNGUES  – Trajeto: Salvador Lombardi Neto, R. Cesar Ladeira, R. Alberto Dias da Silva, Praça Jardel Filho, R. Silvio Machado de Campos, R. Nelson Noronha Gustavo, R. Alberto Dias da Silva, R. Salvador Lombardi Neto, 20. – O tradicional cortejo carnavalesco de Maracatu  segue pelas ruas do bairro  Vila Teixeira. O Grupo Urucungos, Puítas e Quingêngues fará seu tradicional cortejo de maracatu  no carnaval. O cortejo passará pelas ruas ao entorno da nova sede do grupo, no bairro  Vila Teixeira. Como organização social de caráter cultural, o Urucungos foi fundado em 1988 na Universidade Estadual de Campinas-SP (UNICAMP), através de um curso de extensão, ministrada pela pesquisadora, folclorista e artista plástica Raquel Trindade que o batizou de Urucungos (Berimbau), Puítas (Cuíca) e Quingêngues (Tambor), instrumentos musicais africanos proveniente de Angola e muito difundido no Brasil. O grupo tem como missão principal resgatar, preservar e divulgar a cultura popular brasileira de acordo como elas são manifestadas nas suas origens e apresentada ao público em forma de arte. O grupo na atualidade preserva um legado de expressões afrobrasileiras como o bumba-meu-boi de Pernambuco, samba de bumbo campineiro, maracatu de Recife, coco de Alagoas, jongo mineiro e jongo fluminense.

26/02/2017 – domingo – Barão Geraldo – Horário: 14h às 19h – MATINÊ DO ZÉ COQUINHO – Matinê que acontece na Praça do Coco – Trajeto: Praça José Barbuti (Praça do Coco)

26/02/2017- domingo – Horário: 17h (26/02) às 02h (27/02) – Barão Geraldo – UNIÃO ALTANEIRA – Trajeto Avenida Santa Isabel (Moradia Estudantil da Unicamp/Supermercado Dia); Avenida Santa Isabel – ( até a Escola Estadual Barão Geraldo de Rezende ) – A  rua é nossa. Cheia de garra e com muito samba a União Altaneira seguirá a Avenida Santa Isabel,  com cinco sambas o bloco será uma grande manifestação cultural. Ocupar as ruas com muita arte e resistência a União Altaneira mostra que o coletivo tem força para mudar qualquer forma sombria ou obscura de opressão  a seres humanos. Contra qualquer forma de opressão, a Avenida Santa Isabel será uma grande manifestação de cultura, arte que não dará arrego a retrocessos e opressão em uma única voz que ressoará. … “Nem o chão quente ou repressão Hão de dobrar meu pavilhão Nosso cordão, Não tem preço, é União!”… (SAMBA ENREDO 2017). … “Vem descendo União Altaneira Corrompendo o coração, noite inteira Com magia e devoção, veia negra Dou meu sangue pelas mãos, meu irmão”… (BATUCADA EM PROCISSÃO) … “Aqui não tem arrego Vamos tirar o seu sossego E agora a nossa voz Não vai calar”…  ( NÃO TEM ARREGO).O Bloco União Altaneira é uma união da Bateria Pública, Bateria Alcalina, agregamos à batucada uma ala de dança – Maré Altaneira – ala musical e de compositores, além de trabalhos artísticos visuais: bonecões gigantes, alegorias, indumentárias, iluminação e efeitos especiais.  E como todo ano, o casal chamado carinhosamente pelos integrantes de Pai e Mãe do Bloco, Edna e Djalma, também desfilam.  O bloco mescla elementos de diversas manifestações carnavalescas e da cultura popular, embalando com muito samba, ritmos afro-brasileiros e alegria seus seguidores.

27/02/2017 – segunda-feira – Barão Geraldo – Horário: 16h (27/02) às 00h (28/02) – CUPINZEIRO – Trajeto: Rua José Martins – Praça José Barbuti (Praça do Coco); Avenida Modesto Fernandes; Avenida Santa Isabel; Rua Agostinho Páttaro; Rua José Martins – Praça José Barbuti (Praça do Coco) – Barão Geraldo – O BLOCO DO CUPINZEIRO surgiu em 2002 e foi criado com o objetivo de recuperar a brincadeira do carnaval de rua e a tradição dos blocos carnavalescos dos bairros de Campinas. Há onze anos o Bloco desfila pelas ruas de Barão Geraldo reunindo jovens, crianças e adultos para cantar e brincar o carnaval. Mantendo a tradição dos blocos de rua a bateria do Cupinzeiro que conta com 52 integrantes desfila com um samba mais lento, diferente das escolas de samba, e a cada ano apresenta um tema diferente.

28/02/2017 – terça-feira – Barão Geraldo – Horário: 02h às 06h (28/02) – SONHOS HAVAIANOS – Trajeto: Rua José Martins – Praça José Barbuti (Praça do Coco); Rua Zélia Seixas de Siqueira; Rua Francisco Andreo Aledo; Rua Jerônimo Páttaro; Av. Santa Isabel (Praça Angelina Caselatto Antonioli) – Os Sonhos Havaianos surgiu de uma viagem da Bateria Alcalina. É um bloco sem regras, mas com muita alegria, que vai usar o samba-reggae para interpretar diversos estilos: de Olodum a garotos podres, passando é claro por Leandro e Leonardo.

28/02/2017 – terça-feira – Matinê Zé Coquinho – Barão Geraldo – Trajeto: Praça José Barbuti (Praça do Coco) – Horário: 14h às 19h

28/02/2017 – terça-feira – Barão Geraldo – Horário: 23h (28/02) às 05h (01/03) – BERRA VACA

Bloco da Galinhada: alegria em Joaquim Egídio em 2016 (Foto Adriano Rosa)

Bloco da Galinhada: alegria em Joaquim Egídio em 2016 (Foto Adriano Rosa)

Outros blocos – Muitos outros blocos sairão no Carnaval de Campinas de 2017.  O Bloco do Satélite Íris sai de 24 a 27 de fevereiro, a partir das 15 horas, no Jardim Satélite Íris. O Carnaval da Liescamp acontece dias 25 e 28, às 13h30, no Centro. O Bloco Padre Josimo sai nos dias 25 e 26, às 18 horas, no Residencial Padre Josimo.

No dia 25 será a vez da tradicional Tomá na Banda, a partir das 14 horas, nas ruas do Cambuí. Nos dias 25 e 26 o Bloco Paredão faz o seu desfile no Distrito de Sousas, a partir das 14 horas. Nos dias 27 e 28 o Bloco Unidos da Tribo sairá no Distrito de Joaquim Egídio, a partir das 14 horas. Também em Joaquim Egídio, o Bloco da Galinhada sai no dia 25, às 15 horas.

Outros dois blocos saem no dia 26: Unidos do Shangai, às 14 horas, no Jardim Shangai, e Carna Rock, às 13 horas, na Estação Cultura. O Vó Tiana sai no dia 27, às 16 horas, na Vila Teixeira. No mesmo dia o Bloco do Círculo Militar sai às 15h30, no Jardim Chapadão. O Bloco Sonhos Havaianos sai às 23h59 também dia 27, em Barão Geraldo.

No último dia de Carnaval, 28 de fevereiro, mais três blocos terão suas atividades em Campinas: Matinê do Satélite Íris, às 14 horas; Bloco Pacu com Cebola, na Vila Teixeira, às 13 horas; e Vai que Vira, às 14 horas, no São Bernardo.

 

 

 

 

 

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta