Oito artistas visuais de Campinas, integrantes do grupo Farol 81, vão expor seus trabalhos em Cuba, de 5 a 23 de Abril de 2017, no Centro Provincial de Artes Plásticas y Diseño de La Habana (CPAP Galería Luz y Oficios). A exposição [In]congruências Expandidas é um projeto do curador cubano Andrés I. M. Hernández e representa mais um capítulo do diálogo cultural entre Brasil e Cuba, que sempre foi muito fértil e fonte de importantes manifestações estéticas.
O grupo FAROL 81 é formado pelas artistas Alba Corte, Lícia Chaves, Marisa Martins Carvalho, Rosana Torralba, Valéria Menezes, Vane Barini, Vani Caruso, Vera Figueiredo e pelo curador Andrés I. M. Hernández.
A ideia surgiu a partir do acompanhamento das poéticas pessoais de cada artista em um ateliê em Campinas, cidade onde o curador faz doutorado.
A exposição apresenta obras que exemplificam a produção visual brasileira contemporânea. A diversidade de linguagens e suportes é uma das questões abordadas na exposição. Espacialidade, sensorialidade, cromatismo, o corpo, a pesquisa, o fazer contemporâneo e suas conexões inerentes com a História da Arte a partir de peculiaridades da arte brasileira é o que se apresenta nesse projeto.
O intuito é exibir para o público cubano as potencialidades de artistas brasileiros que circulam fora do circuito Rio-SP, como forma de continuidade do enriquecimento, diálogo e contato entre as duas produções latino-americanas. O curador cria um diálogo com o espaço e relações entre as diversas linguagens e imagens.
Os trabalhos apresentados são desenhos, pinturas, instalações, fotografias, projeções, vídeos, colagens, áudios, performances, e livros de artista. Alguns dos trabalhos contam com a participação do público como é o caso do trabalho da artista Rosana Torralba, que iniciará uma pintura com tomates numa performance que poderá ser continuada pelos espectadores. A artista Lícia Chaves utiliza areia em seus projetos e fará uma das instalações utilizando o material da própria ilha.
Todas as obras expostas permanecerão em Cuba, em doação para universidades, galerias e centros de arte. Havana, em especial, tem sido importante referência para o universo das artes, sendo procurada por criadores do mundo todo, ansiosos por beber de sua efervescência e dinamismo.
serviçoexposição: [in] congruências expandidas
Data: 05 a 23 de Abril de 2017
Local: Centro provincial de Artes Plásticas y Deseño (CPAD), em Luz y Ofícios no centro de Havana (Cuba).
Farol 81 > Alba Corte, Lícia Chaves, Marisa Martins Carvalho, Rosana Torralba, Valéria Menezes, Vane Barini, Vani Caruso, Vera Figueiredo e curador Andrés I. M. Hernández.
Farol 81 no facebook > https://www.facebook.com/farol81/?fref=ts