Do cinema primitivo às vanguardas europeias e de outras regiões, do classicismo japonês ao cinema contemporâneo. A trajetória do cinema será objeto de um curso oferecido pelo Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas, a partir do dia 8 de maio. As inscrições, gratuitas, poderão ser feitas presencialmente, no Palácio dos Azulejos, onde o MIS está localizado (rua Regente Feijó, 859, Centro), até o dia 4 de maio, de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h as 17h.
“História do cinema mundial – uma odisseia” é o nome do curso, realizado com apoio da Secretaria de Cultura. Os participantes do curso terão videoaulas inspirados pela obra em DVD do britânico Mark Cousins.
A proposta é construir um aprendizado sobre os vários percursos históricos do cinema, incluindo o surgimento de Hollywood e os seus anos dourados; o Neorrealismo Italiano; a Nouvelle Vague francesa; e a revolução digital na cinematografia.
O conteúdo será abordado por meio da exibição do DVD, seguido de uma discussão com as informações e as impressões adquiridas pelo vídeo. Além disso, os participantes do curso receberão um texto para ser lido previamente.
De acordo com Joaquim Andrade, um dos professores do curso, a ideia é aproximar os estudantes da linguagem audiovisual, assim como despertar o interesse para a carreira cinematográfica. “A ideia central é trazer o estudante secundarista que gosta de cinema a conhecer como acontece a produção, assim como apreender essa linguagem própria, uma experiência que pode auxiliar nas provas de aptidão de vestibulandos. Alguns deles acabam desistindo por não ter familiaridade dos termos técnicos e específicos”, disse o professor.
Para Andrade, que também é ator, o cinema tem sido um instrumento de transformação social, ao longo dos anos, com ajuda dos avanços tecnológicos. “O cinema é um veículo de propagação que atinge desde o indivíduo por si só até uma sociedade toda e acaba sendo uma maneira de olhar e reconstruir a realidade por meio de regras e procedimentos de sua linguagem que, desde sua origem, vem se transformando e se aperfeiçoando através das evoluções tecnológicas, ” acrescentou.
O pesquisador do MIS, Orestes Toledo, vai atuar como colaborador de Joaquim Andrade durante as aulas. Ao final, será emitido certificado de conclusão livre para os participantes que alcançarem 75% de presença nas aulas. No total serão ofertadas 40 vagas.
Qual será o dia e horario das aulas?