No dia 25 de janeiro o Barracão Teatro abrirá as inscrições para os seus cursos livres, ministrados por artistas parceiros. Esta é apenas uma das várias atividades do Barracão Teatro no início de 2016, incluindo a apresentação de duas peças em Jundiaí e o oferecimento de uma oficina em São Paulo, além da participação no Feverestival.
As inscrições para os cursos livres poderão ser feitas pelo e-mail cursolivredeteatro@yahoo.com.br ou pelos telefones (19) 3397.0963/ 98887.3037, com Eduardo Brasil, ou (19) 98855.3035, com Ana Clara Amaral. São os dois artistas parceiros responsáveis pelos cursos. As aulas dos cursos livres de teatro são às terças feiras, com início no dia 08 de março e término em dezembro, sempre das 19 às 22h30. Serão 25 vagas. A idade mínima é de 18 anos. Valor: R$ 200.
Antes, no dia 23 de janeiro, sábado, às 17h, o grupo apresentará a peça “O Circo do Só Eu” na área de convivência do SESC Jundiaí. O espetáculo “O Pintor” será apresentado na sexta, 29/01, às 20h no mesmo local. As duas peças são com o palhaço Zabobrim, de Esio Magalhães, e têm entrada gratuita. O SESC Jundiaí fica na Avenida Antônio Frederico Ozanan, 6600 – Jardim Botânico.
Outras atividades – Nos dias 30 e 31 de janeiro, sábado e domingo, das 10 às 14h, Esio Magalhães ministra uma oficina de palhaço na Casa do Humor, em São Paulo. Através de exercícios, improvisações e jogos, será desenvolvida uma trilha para dar ferramentas para o palhaço se encontrar com o público. Este trabalho poderá ser utilizado por palhaços iniciantes, para os que já tem alguma vivência e para quem só viu palhaço do ponto de vista do espectador. O valor da oficina é de R$ 350. A Casa do Humor fica na Av. Pompéia, 1504. Telefone: (11) 2609.8478 e as inscrições devem ser feitas pelo site: http://www.casadohumor.com.br/curso-de-palhaco-com-esio-magalhaes/
Mas as atividades não param. Esio Magalhães e Miguel Magalhães farão uma apresentação no XII Feverestival no dia 20 de fevereiro. Na sede do Barracão Teatro, que se localiza em Barão Geraldo, ocorrerão, ainda, os cursos nas linguagens do palhaço, da commedia dell’arte, estudo de máscaras e, ainda, a primeira edição de um novo módulo que é a Oficina Cênica, na qual quatro processos em criação artística terão a orientação de Tiche Vianna e Esio Magalhães.
De 04 de março a 1º de maio, o Barracão Teatro fará a circulação do espetáculo Diário Baldio, contemplado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura (Proac – Circulação), que passará pelas seguintes cidades: Piracicaba, Santos, São José dos Campos, Mogi das Cruzes, Americana e São Carlos.
Diário Baldio, dirigido por Tiche Vianna, nasceu da pesquisa sobre a dramaturgia da máscara, quando o grupo decidiu investigar o que faz uma máscara existir independentemente de uma história. Partindo de nichos arquetípicos da cidade de Campinas, os atores Esio Magalhães e Gabriel Bodstein chegaram a duas máscaras que em cena mantém um jogo tragicômico entre dois seres excluídos de uma realidade eleita como a “oficial”. Lady e Cotoco, duas máscaras que encontramos pelas ruas das cidades de grande movimento, nos divertem e nos revelam aspectos de nossas vidas que nem sempre somos capazes de ver. Tanto o processo de pesquisa como o de montagem foram contemplados pelo prêmio Myriam Muniz (2006 e 2009, respectivamente).