O renomado historiador da arte Jorge Coli é o primeiro convidado do projeto cultural “Troque Cultura”, que terá sua estréia nesta quinta-feira, 14 de abril, às 19 horas, de forma concomitante com a inauguração da Q Galeria e Escritório de Arte, que surgiu da reformulação do conceito oferecido há 20 anos pela Quadrante Galeria, no Cambuí, em Campinas. O “Troque Cultura” vai oferecer palestras, abertas ao público, com grandes nomes da Arte no Brasil em troca de livros em bom estado. Jorge Coli é professor titular da Unicamp, autor de livros consagrados como “O que é arte” e “O corpo da liberdade”, e colunista do jornal Folha de São Paulo. As inscrições devem ser feitas pelo site e os livros devem ser entregues na entrada do evento.
De acordo com a historiadora da arte e curadora da ‘Q’, Patrícia Freitas, eventos como este marcam a nova proposta da galeria. “Além de oferecer consultoria especializada em obras de arte, queremos nos posicionar como fomentadores culturais da cidade. Teremos exposições, encontros e cursos de arte e cultura regularmente neste novo espaço, que ganhou um ar mais moderno e arrojado”, explica Patrícia.
Os interessados podem doar um livro usado de arte, literatura ou cultura, por exemplo. A proposta é que o público troque seu conhecimento e patrimônio cultural – na forma de um livro – por uma palestra proferida por pessoas interessantes, especialistas e artistas, sempre sobre temas ligados à arte e à cultura. “O Troque Cultura é nosso xodó, nossa contribuição para que a cultura chegue onde ela nem sempre consegue chegar. Acredito que todos queremos que a cidade ‘troque de ares’, que troque cultura”, conta Patrícia Freitas. Os livros coletados serão destinados a entidades filantrópicas, numa segunda etapa do projeto.
De Quadrante para Q – Embora a Q Galeria esteja abrindo suas portas para o público de Campinas agora, sua história começa muito antes, com a Quadrante Galeria, que por mais de 20 anos funcionou sob a liderança da galerista Lucila Vieira, que já vinha se dedicando à carreira de marchand e gerenciadora de artistas. No início deste ano, a curadora se uniu a dois outros profissionais e criou a Q Galeria. No time da Q, além da historiadora da arte e curadora Patrícia Freitas, está também o produtor cultural Newton Gmurczyk.
“A ideia surgiu pela vontade de ‘sacudir’ um mercado um tanto apático e encontrar um novo modo de se relacionar com as artes”, afirma Lucila. Para isso, a Q aposta no serviço de consultoria especializada e na promoção de um espaço de incentivo à cultura. Patrícia destaca a importância deste diferencial da galeria: “O papel da Q é acompanhar cada cliente, desde seus primeiros passos em direção à aquisição de obras de arte, até a consolidação de uma coleção. Mesmo que a pessoa não esteja pensando ainda em investir em arte, é nosso dever como profissionais desta área desmistificar a ideia de que arte é um luxo, apenas acessível para poucos, e apresentar as melhores opções para cada cliente”, acrescenta.
As vagas são limitadas. Inscrições pelo site: www.qgaleria.com.br A Q Galeria e Escritório de Arte fica na rua Américo Brasiliense, 163, no Cambui, em Campinas. Telefone: (19) 3251.2288