De repente a artista entrega uma flor a uma criança, que passa o restante do show extasiada e brincante com o presente. Delicadeza, elegância, marcas do toque pessoal e refinado impresso no universo jazzístico, em uma biografia que inclui apresentações em templos como o Carnegie Hall, em Nova York. No momento em que celebra 35 anos de carreira, e com novas turnês já previstas para Europa e Estados Unidos, Rosa Passos apresentou flashes de sua rica trajetória no final da tarde do último domingo, 10 de abril, na Concha Acústica da Lagoa do Taquaral, em Campinas.
A artista esteve acompanhada da Big Band, composta por 18 grandes músicos brasileiros, e do convidado especial Paulo Paulleli, baixista da cantora, e do grupo de samba e jazz Trio Corrente, vencedor do Grammy de 2014 na categoria de jazz latino. O espetáculo que levou grande público à Concha Acústica do Taquaral integra a série Movimento Grandes Bandas Grandes, que tem o músico Tiago Gomes como curador e realização da Secretaria Municipal de Cultura e GBG Produções.
Como é característica do perfil de Rosa Passos, o repertório sofisticado reuniu clássicos da musica brasileira, com uma pegada jazzística, a partir dos arranjos assinados por João Lenhari, Rubinho Antunes e Raphael Ferreira. Na prévia ao show, o DJ Barata apresentou sua seleção de vinil.
Com 18 CDs lançados e dois inéditos, prontos para circular, um gravado no Uruguai e outro na Dinamarca, Rosa Passos já se apresentou em 38 países, tendo no currículo projetos como uma turnê global com o violoncelista clássico franco-americano Yo Yo Ma, como parte da divulgação do disco “Obrigado, Brasil”. No portfólio da artista estão gravações em Paris, com Henri Salvador, e em Nova York, com Paquito D´Rivera, Ron Carter e Chris Botti, entre outros.
Nascida em Salvador, Rosa Passos mantém suas raízes e sua influência da música popular brasileira, mas sua arte acabou recebendo a contribuição dos nomes e grupos dos diversos países e regiões por onde passou. Em 1999, foi convidada a participar de um roteiro de shows celebrando os 50 anos da democracia na Alemanha.
Um nome internacional, com a marca da cultura brasileira.