Pela décima sexta vez consecutiva, o centro de Campinas foi tomado pelas cores do arco-íris na tarde deste domingo, dia 26 de junho. A 16ª Parada do Orgulho LGBT mobilizou milhares de pessoas, que fizeram sua concentração no Largo do Rosário (Praça Visconde de Indaiatuba) e Praça Guilherme de Almeida, em frente ao Palácio da Justiça.
A Parada do Orgulho LGBT de 2016 foi um protesto contra a intolerância e a transfobia e uma defesa da educação, destacou o coordenador de Direitos Humanos da Associação da Parada do Orgulho das Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais (LGBT), Paulo Mariante.
Grupos de várias regiões de Campinas e de outras cidades da região metropolitana, além de Bragança Paulista e outras, reuniram-se em uma manifestação pacífica, alegre e multicolorida. Também houve espaço para a expressão de outros grupos sociais, como os moradores de rua, que estenderam um varal solidário no Largo do Rosário para arrecadação de roupas.
Neste ano a Parada do Orgulho LGBT não contou com o apoio da Prefeitura de Campinas em termos de infraestrutura. A Secretaria Municipal de Cultura alegou falta de recursos financeiros para dar o respaldo. A Polícia Militar fez o patrulhamento preventivo.
CENAS DA PARADA DO ORGULHO LGBT DE CAMPINAS