Formação abordará temas como a recomposição de aprendizagens das crianças e desigualdades pós-pandemia
Em iniciativa conjunta, as Cátedras Instituto Ayrton Senna e Sérgio Henrique Ferreira, ambas sediadas no Instituto de Estudos Avançados da USP Ribeirão Preto, oferecerão curso online e gratuito voltado para coordenadores pedagógicos de todo o Brasil. As formações terão como foco compartilhar estratégias para promover a alfabetização integral das crianças, prejudicada pela pandemia.
Com o objetivo de apoiar os gestores municipais e coordenadores pedagógicos neste desafio, o curso contará com aulas de diversos especialistas renomados na área. Nas aulas, serão debatidos temas como os fundamentos da alfabetização, estratégias de avaliação e monitoramento, práticas para superar dificuldades de aprendizagem, entre outros assuntos. Os módulos também trarão ferramentas e recursos para aprimorar as práticas de ensino, e serão disponíveis em aulas ao vivo e conteúdos na Humane, plataforma de desenvolvimento digital do Instituto Ayrton Senna.
Com mais de 1.400 inscritos, entre gestores e professores de diversos municípios parceiros das cátedras, o minicurso online terá início em 21 de março até 8 de agosto. Os participantes terão à disposição materiais de apoio, monitoramento permanente e acompanhamento com as equipes do Instituto Ayrton Senna para sanar quaisquer dúvidas.
Maria Helena Guimarães Castro, titular da Cátedra Instituto Ayrton Senna, ressalta a importância de focar na aprendizagem das crianças para alcançar o sucesso de todos os alunos. “Essa formação tem como principal propósito apoiar os educadores que atuam na alfabetização das crianças, que tem início já na pré-escola, para desenvolver as competências socioemocionais, comunicacionais e também cognitivas, para que as crianças já tenham condições, desde o primeiro ano, iniciar seu processo de alfabetização mais preparada e envolvida”, explica.
Por sua vez, Mozart Neves Ramos, titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, reforça o compromisso conjunto de oferecer oportunidades de melhoria da aprendizagem e redução da desigualdade no país. “Tem sido um grande desafio e o Instituto é uma bússola no ponto de vista da política pública no nosso país”, enaltece.
Diagnóstico da Alfabetização
Um diagnóstico preocupante revela o impacto da pandemia na alfabetização. Um dado que chama a atenção é a diminuição da porcentagem de crianças alfabetizadas na rede pública de 55% para 36%, entre 2019 e 2021. Pesquisa do Inep ainda mostrou que 56,4% das crianças que concluíram o 2º ano do Ensino Fundamental em 2021 foram consideradas não alfabetizadas.
Internacionalmente, o Brasil enfrenta desafios, como evidenciado pelo Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS) de 2022. O país ficou à frente apenas de cinco nações em uma lista de 65 países, com apenas 13% dos estudantes brasileiros considerados proficientes em compreensão leitora no 4º ano.
Sobre a Cátedra Instituto Ayrton Senna: A Cátedra Instituto Ayrton Senna de Inovação em Avaliação Educacional no Instituto de Estudos Avançados da USP, no polo Ribeirão Preto, é uma parceria entre as duas organizações que tem como objetivo impulsionar o debate sobre o tema no Brasil e colaborar com outras discussões educacionais atuais. Entre os assuntos abordados, estão a produção científica sobre educação no Brasil, o futuro das avaliações, currículo e a BNCC, a educação integral dos estudantes, alfabetização, políticas públicas, entre outros. Saiba mais em: https://institutoayrtonsenna.
Sobre o Instituto Ayrton Senna
Há 30 anos, o Instituto Ayrton Senna contribui para ampliar as oportunidades de crianças e jovens. Somos um centro de inovação em educação impulsionados pela vontade do ídolo Ayrton Senna, tricampeão de Fórmula 1, de construir um Brasil melhor e criar mais oportunidades para todos.
Nossa missão é desenvolver o ser humano por inteiro e promover todo seu potencial, preparando-o para a vida no século 21 em todas as suas dimensões. Atuamos em parceria com gestores públicos, educadores, pesquisadores e outras organizações para construir políticas públicas e projetos educacionais baseadas em evidências científicas. Também advogamos pela causa e mobilizamos toda a sociedade em prol da educação de qualidade.
Nossas ações são financiadas por doações, recursos de licenciamento e por parcerias com a iniciativa privada. Em três décadas de história, desenvolvemos projetos em todos os estados brasileiros, atingindo mais de 36 milhões de estudantes. Saiba mais em: www.institutoayrtonsenna.org.
Sobre a Cátedra Sérgio Henrique Ferreira:
A Cátedra Sérgio Henrique Ferreira é uma iniciativa do IEA-RP financiada pelo Santander Universidades com o objetivo de buscar formas efetivas de contribuição para políticas públicas de cidades de médio porte. Também possui recursos de parceiros que financiam projetos específicos.
Atualmente, concentra seus trabalhos na área educacional, integrando instituições e iniciativas locais para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem em municípios de várias regiões do Brasil. Saiba mais em: https://rp.iea.usp.br/catedra-