“Co-mova-se” é o título do espetáculo que a Cia Lunares apresenta nesta quinta-feira, dia 5 de julho, em Hortolândia. Com a direção de Cibele Ribeiro, o trabalho é resultado das vivências da componente curricular de Improvisação, do Curso Profissionalizante em Dança da Escola de Artes Augusto Boal, ligada à Secretaria Municipal de Cultura de Hortolândia. A apresentação será na Escola de Artes Augusto Boal, localizada na rua Casemiro de Abreu, sem número, no Jardim Amanda II.
A apresentação da Cia Lunares, formada por aprendizes da Turma III do Curso Profissionalizante em Dança, propõe performances pautadas nos estudos sobre a improvisação em dança tomada como composição instantânea. A proposta, diz Cibele Ribeiro, deriva de “processos de experimentações e pesquisas sobre criação imediata de elementos coreográficos”.
Parte, continua a diretora, “de métodos da improvisação em Dança Contemporânea, mas se deixa influenciar também pelas propostas e procedimentos da improvisação das mais diversas influências. E pretende explorar os aspectos composicionais que se pode mobilizar através de trabalhos criativos e corporais que abordam o aumento do repertório corporal e cênico dos aprendizes, questionando técnicas e estéticas pré-concebidas no universo da Dança”.
Cibele Ribeiro é artista da dança e pesquisadora, mestra em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atua como criadora em processos investigativos de movimento e improvisação e composição cênica nas fronteiras entre a dança, teatro e performance e improvisação multiartes. É artista educadora do curso profissionalizante em Dança da Escola de Artes Augusto Boal, em Hortolândia, desde 2015.
A Escola de Artes Augusto Boal – Secretaria de Cultura de Hortolândia – é um projeto pioneiro no interior de São Paulo que oferece cursos de formação profissionalizante em Dança e Teatro com dois anos de duração, gratuitamente, e alto nível de qualidade técnica, introduzindo e capacitando seus aprendizes à profissionalização artística.
A denominação é um tributo a Augusto Boal, um dos principais dramaturgos e diretores da história do teatro brasileiro. Nascido e falecido no Rio de Janeiro (1931-2009), é o criador do Teatro do Oprimido, cujos conceitos o levaram à fama internacional. Participou do Teatro de Arena e Oficina, dois marcos igualmente revolucionários do teatro contemporâneo. Perseguido pela ditadura, foi preso e torturado em 1971 e resolveu deixar o país. Morou em vários países da América Latina, até fixar-se em Paris. Volta ao Brasil com a redemocratização e desenvolve intensa atividade, no teatro, na literatura (escreveu 22 livros) e na política (foi vereador no Rio de Janeiro pelo PT). Recebeu vários prêmios nacionais e internacionais.
Serviço:
Co-mova-se – Cia. Lunares
Dia 05 de julho de 2018 às 20 horas
Escola de Artes Augusto Boal
Ingressos gratuitos.
Solicitar reserva ou chegar com 1h de antecedência
Ficha Técnica:
Bailarinos-criadores: Allan Vinícius, Carla Ramos, Jack Dorr, Juliana Viana, Jura do Pote, Léo Rodrigues, Raissa Figueiredo, Neia Rodrigues, Tom Júnior, Triz Oliveira
Direção: Cibele Ribeiro
Equipe Técnica:
Desenho e operação de Som: Cibele Ribeiro
Desenho e operação de luz: Matheo Ferreira e Matheus Sousa
Figurino: Cia. Lunares
Na foto: Carla Ramos
Foto e arte da divulgação: Cibele Ribeiro
Fotografia e filmagem do espetáculo: Marcelo Santa Rosa
Escola de Artes Augusto Boal
Equipe Pedagógica de Dança: Bia Frade Nanci, Cibele Ribeiro, Lis Nasser e Sérgio Queiroz
Equipe administrativa: Valter Cesar Novaes e Anderson Zotesso
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/1649400575172505/