Um festival de promoção da cidadania, inovação e de aproximação e aglutinação de grupos e ações sociais que lutam por uma cidade mais justa. Assim será o 13º Encontro da Cidadania, que acontecerá neste sábado, dia 7 de novembro, no Ciclo Básico II da Unicamp, entre 8h30 e 15h30. Nas duas primeiras 12 edições, o Encontro foi realizado pela Rede CDI Campinas, tendo um público médio de 400 pessoas e participação de 25 ações sociais por ano. Em 2015, o evento será promovido pela Rede Minha Campinas.
A Rede Minha Campinas é uma rede de mobilização social incubada pela Rede Nossas Cidades, rede de cidades mobilizadas que começou com o Meu Rio, em 2011, e hoje abrange outras oito cidades: Blumenau, Campinas, Curitiba, Garopaba, Ouro Preto, Porto Alegre, Recife e São Paulo. Entre outras ações, a Rede Minha Campinas já participou do movimento de crítica ao aumento das tarifas pela Sanasa, empresa municipal de saneamento.
Fortalecer a Rede Minha Campinas é, de fato, o grande objetivo do 13º Encontro da Cidadania, afirma Helena Whyte, coordenadora da mobilização. “A rede é feita conhecendo, profundamente, de perto, os grupos envolvidos”, observa, com referência aos grupos e ações que sociais que se apresentarão no evento.
Segundo Helena, o propósito de ampliação da Rede Minha Campinas já vem sendo alcançado, e um dos indicadores é o fato de que, dos 22 grupos que se apresentarão neste sábado na Unicamp, apenas 10 tinham participado do Encontro de 2014. Ou seja, grupos novos conheceram e se interessaram por se integrar à Rede Minha Campinas.
“A conquista de direitos depende do conhecimento deles e do uso de ferramentas apropriadas para pressionar o poder público. Os grupos conhecem as causas, eles estão nas comunidades, e a rede vai potencializar o uso de ferramentas apropriadas, inclusive pela Internet, diz Helena Whyte.
Participarão do 13º Encontro da Cidadania, entre outros grupos e ações: Gestão da Crise Hídrica, projeto ligado ao Centro Comunitário Jardim Santa Lúcia e que nasceu a partir da crise hídrica que tem atingido boa parte de São Paulo e da Região Sudeste; Promessômetro, um aplicativo de auditoria cidadã e avaliação de sustentabilidade da gestão municipal; Mapa de Cultura de Campinas, iniciativa do Coletivo Revoada; e Cursinho Popular Proceu Conhecimento.