Três bandas do chamado rock alternativo e um DJ, que tocou sets especiais entre os shows, foram as atrações do Festival Algo Espetacular, no domingo, 31 de janeiro. Em um final de semana marcado por várias opções pré-carnavalescas em Campinas, a Concha Acústica do Taquaral ficou lotada no final da tarde, com um público próximo daquele registrado em grandes momentos de 2015, como o do show de Lenine. Ficou comprovado que há público para vários estilos na cidade de mais de 1 milhão de habitantes e que clama pela diversidade, muitas vezes esquecida.
Participaram do Festival duas bandas campineiras, Oito Mãos e Francisco, El Hombre. Com uma trajetória de dez anos, a Oito Mãos lançou em 2012 o seu primeiro álbum, “Vejo Cores nas Coisas”. Foi intensa a divulgação da obra, mas nos intervalos a banda buscou tempo para criar e produzir o segundo trabalho, o álbum “Aliás”, lançado oficialmente ao público no início de 2013 em CD e Vinil.
Já Francisco, El Hombre, configura um projeto musical nascido com os irmãos Sebastián e Mateo Piracés-Ugarte, que cresceram viajando pelo mundo, acompanhados dos seus instrumentos. A banda caracteriza o seu estilo musical como do gênero Pachanga Folk, uma combinação babélica de sonoridades latino-americanas cantada em espanhol com sotaque brasileiro, português com sotaque latino e inglês “a la” mexicana. Multiculturalismo à Campinas.
A terceira banda que se apresentou domingo na Concha Acústica do Taquaral foi a Vanguart, representativa do indie folk nacional. O grupo nasceu em Cuiabá no começo dos anos 2000, sendo composto por Hélio Flanders (voz, violão, trompete e gaita), Reginaldo Lincoln (voz, baixo e bandolim), Fernanda Kostchak (violino), Luiz Lazzarotto (teclado e piano), David Dafré (guitarra) e Douglas Godoy (bateria). O primeiro disco foi gravado em 2007.
Agora Vanguart está promovendo seu mais novo álbum “Muito Mais que Amor”, que eleva a mistura do rock e folk com letras diretas e otimistas. No repertório, músicas como “Meu Sol”, “Estive”, “Demorou pra Ser” e “Eu Sei Onde Você Está”, além de sucessos dos álbuns anteriores. O projeto “Algo Espetacular” foi realizado pela 3S Projetos por meio do Proac e recebeu o apoio da Secretaria de Cultura de Campinas e o patrocínio da empresa Reckitt Benckiser. Entre os shows, o DJ Xegado tocou sets especiais.