Como um rio crescente à medida que recebe a contribuição de seus afluentes, a City Banda ficou gigante com o aparecimento de novos blocos. No desfile de 2016, no último sábado, 30 de janeiro, a City Banda saiu com mais de 25 mil integrantes pelas ruas do Cambuí, pela soma de mais de 40 blocos, de várias regiões de Campinas. E essa multiplicação de blocos na City Banda, que circulou pela última vez pelo Centro de Convivência Cultural, está diretamente relacionada à força emergente das redes sociais.
Um indicador está na mobilização para o bloco oficial da City Banda. Em 2016, o bloco vendeu cerca de 1000 abadás, e 40% foram comercializados por meio de redes sociais. No dia 29 de janeiro, sexta-feira, os organizadores avisavam na página do evento no Facebook que os abadás já estavam esgotados.
De fato, a convocação para os blocos também foi feita essencialmente pela Internet, e sobretudo através da criação de eventos no Facebook. Foram criados vários eventos nesse ano, convocando para a adesão a blocos como o Unidos, Bloco do Wally e Bloco da Cachaça.
Somente o evento oficial da City Banda no Facebook recebeu a indicação da 14 mil comparecimentos. Encerrado o desfile de 2016, a página do evento continuou recebendo postagens, inclusive convocando para novos blocos, como o do Paredão, que sai no sábado de Carnaval, dia 6 de fevereiro, às 14 horas, na praça Beira Rio, em Sousas.
Em 2017 a City Banda desfilará em novo endereço. A avenida José de Sousa Campos (Norte-Sul) é uma das alternativas que estão sendo estudadas. Com certeza as redes sociais serão novamente acionadas para movimentar a “confederação de blocos”, reflexo do fortalecimento do Carnaval de rua que tem acontecido em todo Brasil.
GALERIA