Capa » Cultura Viva » Orquestra Filarmônica de Violas apresenta o Encontro das Águas neste dia 17
Orquestra Filarmônica de Violas apresenta o Encontro das Águas neste dia 17
As cores da música brasileira, no talento da Orquestra Filarmônica de Violas (Foto Adriano Rosa)

Orquestra Filarmônica de Violas apresenta o Encontro das Águas neste dia 17

Uma confluência de ritmos e instrumentos, a Orquestra Filarmônica de Violas de Campinas realiza nesta quinta-feira, dia 17 de novembro, às 20 horas, o show de pré-lançamento do seu terceiro CD, “Encontro das Águas”. Será no Espaço Tugudum, na rua Rua Maestro Francisco Manuel da Silva, 690 – Jardim Santa Genebra, em Campinas, com entrada gratuita.

O álbum Encontro das Águas foi produzido com apoio e patrocínio do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (PROAC-edital). No Encontro das Águas, sob direção de João Paulo Amaral, a Orquestra Filarmônica de Violas aceitou o desafio de interpretar obras importantes da música de concerto e da canção brasileira e internacional.

Como convidados, a Orquestra recebeu alguns dos mais renomados solistas  brasileiros da atualidade, de diferentes segmentos e estilos, como Nailor  Azevedo, o “Proveta”, e Alexandre Ribeiro no clarinete e saxofone. Além deles, Fabio Presgrave no violoncelo, Ricardo Herz ao violino, Toninho Ferragutti com seu acordeom e Chrystian Dozza, que além de participar como solista de violão de 6 e 8 cordas, compôs uma obra sob encomenda da Filarmônica de Violas.

De fato, o repertório de dez músicas escolhidas para o álbum reflete a busca da Filarmônica por caminhos mais amplos e abrangentes, explorando as possibilidades que um conjunto de violas é capaz de proporcionar. Dessa forma, obras de Villa-Lobos, Milton Nascimento, Tavinho Moura, Ernesto Nazareth, Dominguinhos/Gil, Almir Sater e Tião Carreiro  ganham nova vida ao som das violas da Orquestra Filarmônica, buscando sempre reconhecer e respeitar as particularidades inerentes a cada obra, a cada autor.

Destaque para a música Going to California, de Jimmy Page e Robert Plant (Led Zeppelin), arranjada para a Filarmônica e tendo como solista o músico Ricardo Herz e seu violino virtuosístico. Pois é exatamente essa consistência artística que permite à OFV atuar ao lado de grandes solistas não apenas como um grupo de violeiros, mas sim como uma Orquestra.

No Encontro das Águas, convidados especiais (Foto Adriano Rosa)

No Encontro das Águas, convidados especiais (Foto Adriano Rosa)

História - A Filarmônica de Violas surgiu em 2001 na cidade de Campinas (SP), idealizada pelo reconhecido violeiro e pesquisador Ivan Vilela, que durante nove anos implementou sua proposta pioneira de aplicar arranjos orquestrados para um grupo instrumental apenas formado por violas caipiras. A partir de 2011, após um período de transição, o projeto musical continuou a ser desenvolvido sob a direção de João Paulo Amaral.

A Orquestra já registrou seu trabalho em dois álbuns homônimos, lançados em 2005 e 2011. Dentre os prêmios e indicações do grupo, destaques para Prêmio Rival-Petrobrás em 2005 na categoria Atitude, prêmios dos editais ProAC para a turnê Viola na Trilha dos Bandeirantes em 2008 e a criação da Plataforma online Filarmônica de Violas em 2015, e Medalha Carlos Gomes da Prefeitura Municipal de Campinas em 2002.

Entre gravações e concertos, tocou em espaços como a Sala São Paulo e com nomes como Tinoco, Tetê Espíndola, Irmãs Galvão, Renato Brás, Ana Luiza, Ná Ozetti, Suzana Salles, Ana Gilli, Paulo Freire, Lenine Santos, Nailor Proveta, Alexandre Ribeiro e Fabio Presgrave.

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta