O Museu da Imagem e do Som (MIS), no Palácio dos Azulejos, centro da cidade, recebe nesta quinta-feira, 3 de julho, a partir das 19 horas, a I Reunião Aberta sobre a Semana do Audiovisual SEDA Campinas 2014. Será o primeiro enc0ntro de uma série voltada para a produção e articulação de grupos, coletivos, iniciativas culturais, movimentos e debates através das linguagens audiovisuais, visando construir, sempre de forma colaborativa, a nova edição do festival independente e descentralizado.
A SEDA é um evento que cresce a cada ano. Na terceira edição, ano passado, esteve em mais de 100 cidades, do Brasil e vários países da América Latina onde o conceito de Cultura Viva – vinculado à essência dos Pontos de Cultura, que criaram uma poderosa rede de trocas e diálogo – está sendo disseminado rapidamente.
A edição de 2013 teve a co-organização do Coletivo Moinho, Coletivo Onírico, Tela Preta, InPressão Documentários, Ponto de Cultura Nina Griô, Cineclube Catavento, e com a parceria de muitas outras iniciativas, MIS Campinas, Coletivo Quilombagem, Fazenda Roseira, Jongo Dito Ribeiro, entre outros grupos que pensam a cidade nos processos diários. A de 2014 não será diferente.
Descentralização, rede, empoderamento social, ação colaborativa, esse tem sido o espírito da SEDA, que será repetido em 2014. O tema da SEDA Campinas 2013 foi “Pela Cidade”. Uma reflexão sobre as conexões possíveis, as trilhas que podem ser percorridas pela cidadania ativa, pelas novas plataformas da inovação. O design afetuoso de uma nova cidade. Em 2014 a narrativa prossegue. (Por José Pedro Martins)