Capa » Comportamento » AHA lança campanha para reimpressão do primeiro catálogo do Salão Internacional de Humor de Piracicaba
AHA lança campanha para reimpressão do primeiro catálogo do Salão Internacional de Humor de Piracicaba
A capa do catálogo pioneiro e histórico, guardado nos arquivos de Adolpho Queiroz

AHA lança campanha para reimpressão do primeiro catálogo do Salão Internacional de Humor de Piracicaba

Quando teve o cuidado de guardar em seus arquivos o primeiro catálogo do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, referente às três primeiras edições, de 1974 a 1976, o jornalista Adolpho Queiroz provavelmente não tinha a noção da magnitude que o evento iria tomar ao longo do tempo. Com certeza sabia, entretanto, que aquele era um objeto histórico, o que foi confirmado pela dimensão que o Salão tomou. Pois agora o catálogo pioneiro deve ser reimpresso, como fruto de campanha de financiamento coletivo lançada pela Associação dos Amigos do Salão de Humor de Piracicaba (AHA), através da plataforma Catarse.

O primeiro catálogo do Salão foi publicado em 1976, reunindo as imagens dos trabalhos vencedores das duas edições iniciais e todos os selecionados da terceira edição. Está lá, portanto, o trabalho do primeiro vencedor, a cartunista Laerte, com o clássico “O rei estava vestido”. Era uma antecipação do que viria a ser o evento através dos anos: um espaço de liberdade durante a ditadura militar, que ainda duraria dez anos, e, depois, um território para a manifestação da diversidade cultural e política brasileira e universal.

Reprodução da página do primeiro catálogo, com o cartum vencedor de Laerte

Reprodução da página do primeiro catálogo, com o cartum vencedor de Laerte

A segunda edição, em 1975, já foi realizada com a perspectiva da internacionalização, em função de viagem que Zélio Alves Pinto tinha feito à Itália, para a participação no X Salão de Lucca. Com a viagem, o cartunista tornou-se um natural embaixador do Salão de Piracicaba e figura central para tornar o evento um portal para o humor gráfico mundial, o que de fato se concretizou. A edição de 2017, a de número 44, por exemplo, recebeu mais de 3 mil trabalhos, de 560 artistas de 57 países.

São pérolas como essas que o primeiro catálogo do Salão Internacional de Humor de Piracicaba contempla. A publicação arquivada por Adolpho Queiroz – membro do grupo fundador do evento – agora estará ao alcance das novas gerações, como resultado da campanha de reimpressão. Os interessados em participar têm cinco opções de contribuição. O pagamento pode ser feito com toda segurança, com cartão de crédito ou boleto bancário. O acesso é pelo link https://www.catarse.me/catalogosalaodehumor 

Página sobre a segunda edição, com a menção à viagem de Zélio

Página sobre a segunda edição, com a menção à viagem de Zélio

OPÇÃO 1: CATÁLOGO – R$ 30,00

Um exemplar impresso do primeiro Catálogo do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, com postagem inclusa para todo o Brasil.

Nome dos apoiadores nos agradecimentos.

OPÇÃO 2: CATÁLOGO + LIVRO “UM INCÊNDIO NA LÓGICA” – R$ 40,00

Um exemplar impresso do primeiro Catálogo do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, com postagem inclusa para todo o Brasil. Nome dos apoiadores nos agradecimentos. Um exemplar impresso do livro “Um incêndio na lógica – 25 anos do Salão Universitário de Humor da Unimep”

OPÇÃO 3: CATÁLOGO + LIVRO “BATOM, LÁPIS & TPM” – R$ 40,00

Um exemplar impresso do primeiro Catálogo do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, com postagem inclusa para todo o Brasil. Nome dos apoiadores nos agradecimentos. Um exemplar impresso do livro “Batom, Lápis & TPM – Mulheres em traços: a percepção do sensível presente na exposição”.

OPÇÃO 4: CATÁLOGO + LIVROS – R$ 50,00

Um exemplar impresso do primeiro Catálogo do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, com postagem inclusa para todo o Brasil. Nome dos apoiadores nos agradecimentos. Um exemplar impresso do livro “Um incêndio na lógica – 25 anos do Salão Universitário de Humor da Unimep”. Um exemplar impresso do livro “Batom, Lápis & TPM – Mulheres em traços: a percepção do sensível presente na exposição”.

OPÇÃO 5: CATÁLOGO + LIVROS + TIRINHAS DO ERASMO – R$ 80,00

Um exemplar impresso do primeiro Catálogo do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, com postagem inclusa para todo o Brasil. Nome dos apoiadores nos agradecimentos. Um exemplar impresso do livro “Um incêndio na lógica – 25 anos do Salão Universitário de Humor da Unimep”.

Um exemplar impresso do livro “Batom, Lápis & TPM – Mulheres em traços: a percepção do sensível presente na exposição”. Uma tirinha exclusiva e personalizada feita pelo artista gráfico Erasmo Spadotto, diretor do CEDHU – Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba.

Orçamento – 57% do valor arrecado no projeto serão destinados a digitalização, tratamento de imagens, diagramação e reimpressão do primeiro catálogo do Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Essa parcela também será usada para cobrir a produção das demais recompensas inclusas nas outras opções de apoio. 17% do valor serão destinados às despesas dos Correios para postagens das recompensas e entrega na casa dos apoiadores. 13% serão doados ao grupo de voluntários do PIRADÜBEM como forma de apoio coletivo na viabilização dos projetos sociais direcionados às entidades sociais de Piracicaba. 13% são reservados às taxas administrativas cobradas pelo Catarse para gerenciar e tornar possível a realização dessa campanha.

 

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta