Capa » Cidadania » É do coração: médicos capacitam usuários da Fundação Síndrome de Down em reanimação
É do coração: médicos capacitam usuários da Fundação Síndrome de Down em reanimação
Exercícios de reanimação cardíaca com usuários da Fundação Síndrome de Down (Foto Divulgação)

É do coração: médicos capacitam usuários da Fundação Síndrome de Down em reanimação

Usuários da Fundação Síndrome de Down, de Campinas, tiveram uma atividade especial neste sábado, dia 19 de outubro. Eles foram capacitados em reanimação cardíaca por médicos participantes do IV Congresso Brasileiro de Casos Clínicos, encerrado hoje no Royal Palm Plaza e promovido pela Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP).

A oficina na Fundação Síndrome de Down foi conduzida pelo Dr.José Francisco Kerr Saraiva. Atual presidente da SOCESP, ele é ex-diretor da Faculdade de Medicina da PUC-Campinas e atualmente é membro do conselho curador da Fundação Síndrome de Down.

Cerca de 370 profissionais da saúde participaram do IV Congresso Brasileiro de Casos Clínicos, nos dias 18 e 19 de outubro. O evento discutiu as possibilidades e as limitações de aplicação das diretrizes médicas vigentes na cardiologia. A programação do IV Congresso Brasileiro de Casos Clínicos foi baseada na prática diária, com casos reais, representando o alcance e as barreiras do conhecimento científico atual.

O evento foi organizado pela Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp). De acordo com a diretora científica da entidade, a médica cardiologista Maria Cristina de Oliveira Izar, os temas abordados contemplaram dislipidemias, fibrilação atrial, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca e também cardioncologia, cardiopatia congênita no adulto e síndrome coronariana aguda.

“Este congresso tem bastante relevância na prática clínica, porque é um encontro com interação de palestrantes, debatedores, apresentadores e participantes. Assim, a vivência do consultório pode ser compartilhada, criando convergências ou divergências em condutas, o que enriquece a atuação médica no cotidiano”, afirma Dra. Maria Cristina.

Após a oficina, a foto dos usuários com os médicos (Foto Divulgação)

Após a oficina, a foto dos usuários com os médicos (Foto Divulgação)

Os participantes tiveram dois grandes desafios: uma sessão de ausculta cardíaca, em que tiraram dúvidas em casos de difícil diagnóstico, e uma de eletrocardiograma, para que os cardiologistas pudessem interagir e testar conhecimentos nesse exame.

Para o presidente da SOCESP, Dr. José Francisco Kerr Saraiva, “discutir casos reais contribui para uma atuação multidisciplinar na redução de mortes cardiovasculares, enriquecendo ainda mais o portfolio dos médicos”. Segundo dados do DataSUS, em média, ocorrem no Brasil 360 mil óbitos anuais causados por problemas no sistema cardiovascular. Somente o Infarto Agudo do Miocárdio tira a vida de mais de 90 mil brasileiros anualmente.

Alguns casos que foram discutidos: adolescente com dislipidemia; idoso com fibrilação atrial aguda; jovem com hipertensão arterial sistêmica; entre outros.

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.