Campinas confirmou 14.901 casos de dengue em 2015, até o dia 2 de abril, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, dia 2. Foram 1.396 ocorrências em janeiro, 4.614 em fevereiro e 8.891 em março. Outros 5.122 casos estão sob investigação pelo Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa). Com isso Campinas é um dos municípios com mais casos de dengue no Brasil. Esta já é a segunda pior epidemia da doença na cidade.
Duas novas mortes de moradores de Campinas foram confirmadas. Os casos referem-se a uma mulher de 53 anos, moradora da região Sudoeste, que morreu em 6 de março; e a um homem de 25 anos, da região Sul, que foi a óbito em 10 de março. Desta forma, o município soma até esta quinta-feira (2) três mortes confirmadas por complicações da doença. O primeiro caso foi confirmado no dia 16 de março. A vítima foi um homem de 78 anos, morador da região Leste da cidade, que morreu em 16 de fevereiro. Outros seis óbitos suspeitos aguardam resultados de exames para confirmação ou descarte.
A Prefeitura está intensificando as medidas de prevenção e combate à dengue. Soldados do Exército já estão atuando nos bairros com maior incidência, de modo a erradicar criadouros do mosquito Aedes aegypti. Segundo a Prefeitura, 420 mil toneladas de entulhos foram removidas desde 2013 pela Secretaria de Serviços Públicos.
Na semana passada, a Prefeitura promoveu uma oficina sobre dengue para jornalistas de Campinas e região. Os profissionais puderam tirar todas as dúvidas sobre a doença. Em 2014, Campinas somou mais de 40 mil casos de dengue, liderando o ranking no Brasil.