Terminou nesta sexta-feira, 10 de julho, em Paris, a conferência científica “Nosso Futuro Comum sob as Mudanças Climáticas”, um dos eventos mais importantes como preparação para a Conferência das Partes da Convenção das Mudanças Climáticas (COP-21), que acontece no final do ano na capital francesa. E o encontro dos cientistas terminou com uma aclamação pela redução a zero das emissões de dióxido de carbono até o final do século, de forma a ser alcançado o objetivo de aquecimento global máximo de dois graus centígrados.
Mais de 2 mil cientistas de 100 países participaram do evento em Paris. A conferência “Nosso Futuro Comum sob as Mudanças Climáticas” discutiu vários aspectos relacionados às mudanças climáticas, como contribuição à COP-21. O objetivo central do encontro no final do ano é um grande acordo global para a redução das emissões de gases que agravam o aquecimento global.
Durante o evento na capital francesa, os cientistas reiteraram que o clima global passa por transformações sem precedentes desde 1850. Entre esse ano e 2012, a presença de CO2 na atmosfera subiu de 280 para quase 400 partes por milhão (ppm). A temperatura global dos oceanos e superfície terrestre também aumentou consideravelmente no período. Os anos mais quentes da história foram registrados nas últimas décadas. O derretimento das geleiras é um dos claros sinais das mudanças climáticas, ao lado de eventos extremos como a seca de 2014 na Região Sudeste do Brasil.
Saiba mais: