Capa » Cidadania » Sociedade civil cria plataforma para acompanhar Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Sociedade civil cria plataforma para acompanhar Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Energia eólica em Pernambuco: questão ambiental tem destaque entre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Foto José Pedro Martins)

Sociedade civil cria plataforma para acompanhar Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Um grupo de organizações da sociedade civil brasileira lançou nesta semana a Estratégia ODS, uma plataforma para o monitoramento e criação de condições para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS serão confirmados na Cúpula de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, no próximo dia 25 de setembro, em Nova York. Os ODS vão substituir, para o período 2016-2030,  os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, cujo prazo expira em 2015.

Participam da Estratégia ODS organizações como Associação Brasileira de ONGs (Abong), a Agenda Pública, a Fundación Avina, a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), a Fundação Abrinq, o Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife), o Instituto Ethos e a Rede Nossa São Paulo.

Entre os objetivos da plataforma estão: Promover avaliações críticas sobre o processo de implementação dos ODS (incidência); Mobilizar formadores de opinião e atores-chave de organizações e movimentos sociais; Articular atores-chave do setor privado para qualificar sua atuação; Fomentar políticas públicas indutoras voltadas para governos subnacionais (incidência); e Incidir sobre a adaptação das metas e indicadores para o contexto brasileiro, buscando avanços reais.

“Os ODS têm capacidade de mobilizar os mais diversos atores sociais para uma agenda positiva, com horizonte mais amplo, até 2030. É uma agenda de oportunidades, fundamental no atual momento”, disse Sergio Andrade, diretor executivo da Agenda Pública, durante o lançamento da plataforma. Ele destacou o desafio de “tropicalizar” os novos Objetivos da ONU, isto é, adequá-los para a realidade brasileira sem perder a característica de um debate e de ações que dizem respeito ao mundo todo.

Por sua vez, a Abong reiterou o desafio de ressignificar a participação da sociedade civil. “Temos duas pautas imediatas e importantes para o próximo momento junto às Organizações da Sociedade Civil (OSCs): uma é criar uma comissão para incidir na promoção e acompanhamento de políticas públicas relacionadas aos ODS e a segunda diz respeito à necessidade de ter espaço na criação dos indicadores que vão orientar a análise dos resultados”, disse Maíra Vannuchi, assessora da área internacional da Abong. Maiores informações: Site: www.plataformaods.org.br – Facebook: https://www.facebook.com/plataformaods?fref=ts – Twitter: @ODS_plataforma

 

 

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta