Direitos Humanos, em todas as suas expressões contemporâneas, dão o tom da oitava edição do Festival Mostra Luta em Campinas, de 02 a 11 de outubro. A abertura será no dia 02, sexta-feira, com a exibição, inédita na cidade, de “DefensorXs”, um longa metragem nacional que traz recortes documentais de várias lutas pelos Direitos Humanos no Brasil. Em seguida haverá debate. Será às 19 horas, na praça Bento Quirino, centro de Campinas.
A Mostra Luta é construída de forma participativa entre coletivos independentes de Campinas, como o Coletivo Moinho, e abrange a exibição de filmes, apresentações de teatro e dança, lançamento de livro, performance, intervenção urbana, exposições de charges e fotografias, apresentações musicais e oficinas, em espaços e aparelhos culturais, assim como praças públicas da cidade. As atividades são gratuitas e serão exibidas na Internet pelo coletivo Socializando Saberes.
Ditadura Militar e Repressão Social, Democratização dos Meios de Comunicação, Museologia Social e Participação dos Sujeitos, Racismo Institucional e Genocídio da Juventude Negra são alguns dos assuntos abordados em 2015.
Realizado pelo Coletivo Nigéria, de Fortaleza (CE), o filme “DefensorXs”, que abre a Mostra Luta de 2015, tem 90 minutos é fruto da parceria entre organizações como a Plataforma Dhesca Brasil, a Justiça Global e o Intervozes. Programação completa em http://mostraluta.org/