Capa » Educação » Festival das Escolas indica representantes de Campinas no Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016
Festival das Escolas indica representantes de Campinas no Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016
Alunos do revezamento e professores, no Festival das Escolas em Campinas (Foto Gerson Leoni Zanon/Divulgação)

Festival das Escolas indica representantes de Campinas no Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016

Foram conhecidos na tarde desta terça-feira,  dia 10 de novembro, os participantes de Campinas no revezamento da tocha olímpica na cidade, no próximo ano, quando a chama olímpica passar pelo município a caminho do Rio de Janeiro, sede das Olimpíadas 2016. Foi durante a final do “Festival das Escolas”, realizada no ginásio do SESI, em Campinas.

Os estudantes escolhidos para transportar a tocha olímpica são: Lays Abreu (EE Professor Djalma Octaviano); Vinícius Franco Garcia da Silva (Colégio Genius); Thamyres Kauane da Silva (EE Professora Lais Bertoni Pereira); Thaynna Caroline Santos Macedo (EE Francisco Barreto Leme); Alice Peres dos Santos Neta (Instituto Educacional Shalom); Carlos Joaquim da Silva Junior (Instituto Educacional Estilo); Lucas Koizimi Matsuda (Sistema Educacional Realidade – SER); Evillyn Efigênia dos Santos Mafra (EE Professora Castinauta de Barros Mello e Albuquerque); Bruna Nathani de Souza Reis (EE José Maria Matosinho).

Das 10 escolas selecionadas para a final, uma não compareceu: a EE Professora Maria de Lourdes Campos Freire Marques. Assim, a vaga no revezamento da tocha, originalmente destinada a um de seus alunos, ficou com a professora Adriana Severino Fachini, da EE Professora Castinauta de Barros Mello e Albuquerque, que carregará a chama olímpica com os estudantes.

A escola vencedora da competição, na avaliação dos jurados, foi o Instituto Educacional Shalom, seguido do Sistema Educacional Realidade (SER), em segundo lugar; e do Colégio Genius, em terceiro.

Estudantes em atividades (Foto Gerson Leoni Zanon/Divulgação)

Estudantes em atividades (Foto Gerson Leoni Zanon/Divulgação)

A disputa final do “Festival das Escolas” consistiu em uma série de atividades desenvolvidas pelos alunos, como apresentações de dança e teatro que simbolizaram o poder de união dos povos por onde a tocha olímpica já passou. Uma banca de jurados escolheu a melhor apresentação e a escola vencedora recebeu o valor de R$ 5 mil para investir em itens esportivos e uma viagem ao parque de diversões Hopi Hari.

Desde junho, alunos do 8º ano do Ensino Fundamental (com idade a partir de 12 anos) ao 3º ano do Ensino Médio inscreveram, no site do projeto (festivaldasescolas.cocacola.com.br), vídeos, redações e fotografias com o tema “Espalhe a Felicidade Através do Movimento”, envolvendo os Jogos Olímpicos Rio 2016. Um júri especializado selecionou os melhores conteúdos e as escolas classificadas participaram da final.

Cada escola precisou cumprir cinco desafios para conquistar os cinco continentes e completar o Painel Mundi. Entre as atividades estavam o “Interligados”, em que os alunos deviam estar de mãos dadas e passar um bambolê sem cair entre todos da roda; “Arremesso Ouro”, que consistiu em um arremesso de bambolê ao alvo; “Flutuar”, em que os participantes deviam completar a travessia de aros sem tocar os pés no chão; “Bamboleando”, que consistiu em manter o bambolê em movimento circular por, no mínimo, 20 segundos; “Junto e Misturado”, em que os alunos formaram um círculo e deviam se movimentar todos juntos por um trajeto curto, mas desafiador.

O projeto “Festival das Escolas” ainda ofereceu aos participantes do evento diversas brincadeiras relacionadas aos Jogos Olímpicos 2016 no circuito “Movimente os Continentes”. Cada delegação foi composta por 10 alunos responsáveis por realizar as atividades, dois professores e 30 alunos torcedores. Participaram escolas públicas estaduais e particulares.

“Para nós, da Coca-Cola FEMSA Brasil, foi uma honra promover o Festival das Escolas na região de Campinas. O Festival é um projeto de estímulo à prática de exercícios físicos entre estudantes, algo fundamental para contribuirmos na diminuição dos índices de sedentarismo no Brasil. Por isso, neste ano, a Coca-Cola Brasil está trazendo a Tocha Olímpica Rio 2016 para dentro do Festival, de forma a cativar todos os envolvidos e promover a Vida Ativa, que é o grande legado que deixaremos para além dos Jogos”, afirmou Luciano Sá, gerente de Publicidade, Promoções e Eventos da Coca-Cola FEMSA Brasil, promotora do evento.

A Coca-Cola Brasil está indicando mais de 500 estudantes, participantes do Festival das Escolas 2015, para o Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, como condutores da Chama Olímpica. O projeto vem incentivando a vida ativa para mais de 1.350 escolas e cerca de 700 mil alunos de todo país, com eventos em mais de 30 cidades do território nacional.

Criado em Curitiba, em 2010, o Festival é famoso entre os estudantes e escolas do Sul do Brasil e interior de São Paulo. E contagiada pelo clima dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e do Revezamento da Tocha Olímpica, que cruzará todo o país no ano que vem, a Coca-Cola Brasil expandiu esse que é mais um dos seus projetos de Vida Ativa, em um evento nacional. Com o intuito de aproximar alunos, pais e a comunidade local de atividades físicas divertidas e pedagógicas, além de promover o desenvolvimento e a integração, desde de maio, alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e de todo o Ensino Médio, de escolas públicas e privadas de todo país, foram incentivados a se movimentar e entrar no clima dos Jogos Olímpicos Rio 2016, com dinâmicas envolvendo artes, esportes e cultura.

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta