Capa » Ecodesenvolvimento » Soluções para uso eficiente de recursos naturais em cena na II Feira da Sustentabilidade, em Piracicaba
Soluções para uso eficiente de recursos naturais em cena na II Feira da Sustentabilidade, em Piracicaba
Casa do Marquês receberá a II Feira da Sustentabilidade (Foto Divulgação)

Soluções para uso eficiente de recursos naturais em cena na II Feira da Sustentabilidade, em Piracicaba

Municípios sustentáveis, tecnologias sociais, sustentabilidade empresarial e construções sustentáveis são os quatro eixos da II Feira da Sustentabilidade – Compartilhando novas leituras e inspirações, que acontece entre os dias 14 e 16 de abril, na Casa do Marquês do bairro Monte Alegre, em Piracicaba (SP). O evento com entrada gratuita terá mais de 50 atividades e será a oportunidade dos visitantes conhecerem alternativas para economia de água e energia, madeira plástica, tecidos sustentáveis, tecnologias ambientais para construção civil entre outros produtos e serviços.

A abertura oficial, na quinta-feira, dia 14, às 9 horas, contará com Miguel Cooper, da Superintendência de Gestão Ambiental da USP, Paulo Roberto Checoli, presidente da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), Edinalva Inês Correa Souza, do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), os patrocinadores OJI Papéis Especiais e Klabin, o apoio cultural do Sesc Piracicaba e logístico de inúmeras parcerias.

Na sequência, às 10 horas, ocorrerá a Conversa Inaugural, com o cientista Paulo Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e um dos principais nomes da discussão no Brasil sobre o enfrentamento das mudanças climáticas. Outros palestrantes serão Fabíola Zerbini, do Instituto Kairós – Ética e Atuação Responsável, e Maria Zulmira Souza, da Planetária Soluções Sustentáveis. A II Feira da Sustentabilidade – Compartilhando novas leituras e inspirações é organizada pela Casa do Marquês, Casa da Floresta Assessoria Ambiental e Instituto Casa da Floresta.

Outros nomes de destaque na reflexão sobre a sustentabilidade também estão na programação, como Marcos Sorrentino, professor da ESALQ-USP e uma das referências em educação ambiental no Brasil, e Luis Fernando Guedes Pinto, do Imaflora, uma das principais certificadoras socioambientais no país.

A programação inclui 14 visitações de escolas e grupos que serão recebidos por monitoria, 14 minicursos, quatro mesas-redondas, 32 estandes com produtos sustentáveis e um espaço demonstrativo. A área de alimentação terá seis food trucks, uma cantina e uma cafeteria com opções saudáveis, todas comercializadas.  O funcionamento será: dias 14 e 15, das 9h às 19h e 16, das 9h às 17h.

Os participantes também poderão conhecer o espaço modelo construído por 66 voluntários que se dividiram nas oficinas realizadas antes do evento. Neste local, a equipe da II Feira da Sustentabilidade mostrará composteira, banheiro seco e uma estrutura construída com bambu e fardos de feno, tratamento de água de pia e mobiliário sustentável.

Haverá, ainda, a Exposição Científica e Comunitária com 12 trabalhos representando cinco municípios do Estado de São Paulo e um de Minas Gerais, envolvendo cinco grandes universidades. Os trabalhos poderão ser conhecidos no dia 15 de abril. No encerramento da Feira será entregue menção honrosa.

REDE SUSTENTÁVEL – A II Feira da Sustentabilidade é fruto da união de um grande grupo de pessoas em torno de uma causa que já congrega a expertise de quase 17 municípios. São mais de 70 apoiadores fazendo o evento acontecer e abrindo a Casa do Marquês para mostrarem a riqueza e a diversidade socioambiental da região. “Trata-se da construção de uma rede de pessoas físicas, empresas, iniciativa pública e do terceiro setor mobilizando a economia colaborativa”, diz Mônica Cabello de Brito, coordenadora geral da II Feira da Sustentabilidade.

Para a produtora executiva Valéria Freixêdas, este é um evento com potencial para despertar vários sentidos no público, mas, sobretudo, “compartilhar ideias e práticas sustentáveis que estão à disposição em nossa região e, cada vez mais, unindo pessoas para a construção de um mundo melhor”, enfatiza.

CADASTRO – Quem deseja saber as novidades da II Feira da Sustentabilidade pode fazer o cadastro pelo site www.feiradasustentabilidade.com.br. Por e-mail serão enviadas todas as informações da programação e a certificação digital das atividades escolhidas. Para conhecer os temas dos minicursos e mesas-redondas basta acessar o menu “Programação”.

ATIVIDADES E INSCRIÇÕES – Com vagas limitadas, para participar das atividades paralelas, como palestras e minicursos, por exemplo, será necessário chegar com 20 a 30 minutos de antecedência na Casa do Marquês e indicar o interesse. A entrada será por ordem de chegada.

A Exposição Científica e Comunitária ocorrerá no dia 15 de abril, em dois horários: das 9h às 12h e das 14h às 17h.  A visitação do espaço modelo, dos estandes e da área de gastronomia estará aberta sem necessidade de agendamentos, todos os dias do evento: 14 e 15, das 9h às 18h30 e dia 16, das 9h às 16h30.

Na sexta e no sábado, às 18h30, a música envolverá os visitantes com apresentações do Projeto Guri. Já no domingo, às 16h30, será a vez do Grupo Baque Caipira, sempre no jardim da Casa do Marquês.

CASA DO MARQUÊS – A Casa do Marquês visa ser uma referência para o município de Piracicaba e região como um espaço de encontros sociais e corporativos e de vivência da arte e da cultura, valorizando eventos que aconteçam num patrimônio histórico diferenciado e único. Também tem como objetivo propiciar a troca de saberes num espaço acolhedor, de aprendizado e livre expressão, oferecendo a vivência da arte em suas diferentes manifestações. http://www.casadomarques.com.br/

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta