O papel das mulheres na história da criação e evolução dos cenários urbanos estará em destaque pelas paredes da Q Galeria, em Campinas, a partir desta sexta-feira, dia 10, até 25 de junho. A exposição “Urbana”, que reúne trabalhos de cinco artistas mulheres, traz ao público o espaço urbano representado por olhares femininos, por meio de diversas técnicas artísticas, como tinta em tela, caneta hidrográfica e tinta em papel, fotografias e instalações.
Para a abertura da exposição, a Q Galeria promove ainda mais uma edição do projeto “Troque Cultura”, que oferece palestras e debates gratuitos e abertos ao púbico em troca de um livro que é encaminhado a entidades sociais. A palestra, às 19 horas, será proferida pela socióloga e professora de História da Arte da Unicamp Silvana Rubino. Na ocasião, Silvana destaca que, apesar da importância das mulheres na Arte e na Arquitetura do país, muitas vezes elas não são lembradas como autoras de grandes obras expostas por todos os cantos dos centros urbanos.
Mulheres – Na exposição Urbana, cinco artistas vão apresentar suas obras: Gisele Ulisse, Kika Marciano, Isabela Senatore, Luciana Miyuki, e a norte-americana Joan Hacker. Gisele nasceu em Jundiaí e traz para a exposição parte de uma séria chamada Urbanos. A artista conta que a inspiração para as telas veio de uma tarde na avenida Paulista, à espera de um compromisso. O resultado são obras que retratam o dia a dia da cidade no caminhar das pessoas, na conversa em uma mesa de restaurante e no bater das sacolas em um dia de compras.
Kika nasceu em Campinas e constrói suas obras a partir de sua experiência de 25 anos como arquiteta. Em seu universo criativo se ressaltam os elementos que se repetem e apelam à nossa visão, como os letreiros e fachadas de estabelecimentos comerciais. Todos estes sinais são traduzidos em cores e traços marcantes, feitos com tinta e caneta hidrográfica sobre papel.
Isabela Senatore também nasceu em Campinas, e se graduou em fotografia em Boston, nos Estados Unidos. Dentre seus interesses está a fotografia documental de rituais religiosos e festividades na Índia, México e Brasil, de onde a artista recolheu durante anos um precioso material, resultando na bela publicação do livro “Devoção” (2014). Para Urbana, a artista traz uma série de fotografia feitas em São Paulo, nas quais brinca com sobreposições e camadas para criar um verdadeiro tecido urbano.
Luciana Miyuki nasceu em São Paulo e se formou em artes plásticas na Unicamp em 2010. Seus projetos envolvem a criação de instalações e objetos que tensionam as relações entre o espaço arquitetônico e aquilo que ele abriga. Na exposição, Luciana deve mostrar a instalação “Presenças Postais”, na qual reflete sobre o vazio deixado por monumentos que são destruídos ou movidos de lugar em São Paulo.
Fechando o grupo, está a fotógrafa nova-iorquina Joan Hacker, que mandou suas fotos diretamente de Nova Iorque para a Q Galeria. As obras, inéditas no Brasil, fazem parte da série At Night (À noite) e mostram uma versão nada comum da cidade que nunca dorme.
Serviço
Urbana – Cinco artistas, cinco mulheres, cinco cidades.
Exposição na Q Galeria
Abertura: 10 de junho, 20h. Visitação segue até dia 25 de junho, das 9h às 18h (de segunda a sexta) e das 9h às 13h (aos sábados).
Rua Américo Brasiliense, 163 – Cambuí – Campinas/SP
Troque Cultura: 10 de junho, das 19h às 20h. Inscrições pelo site: www.qgaleria.com.br
Informações: 19 3251.2288
Vagas limitadas (para o Troque Cultura, mediante inscrição prévia e doação de um livro em bom estado).
Exposição com entrada gratuita