“Segredo de Passarinho”, primeiro disco autoral do compositor Carlinhos Campos, será lançado nesta quinta-feira, dia 27 de outubro, às 20h30, no SESC Campinas. Sob a direção musical de Zé Esmerindo e Diogo Nazareth, o show reunirá músicos e parceiros de Campinas e região. O disco está sendo lançado em 2016 com o apoio do Fundo de Investimentos Culturais de Campinas – FICC, da Secretaria Municipal de Cultura.
Neste disco as composições de Carlinhos Campos dialogam com a tradição da canção brasileira, principalmente de Minas Gerais, terra natal do compositor. As influências mineiras vão além da música e aparecem também na “Suíte das Gerais”, com três canções inspiradas na obra literária de Guimarães Rosa.
Este show, tal qual o disco, conta com a participação de diversos músicos, arranjadores e intérpretes de Campinas e região e oferece um panorama da boa música local e regional. No time feminino de intérpretes estão nomes como Maíra Guedes, Mônica Albuquerque, Manu Saggioro, Nina Neder, Laine Carvalho, Daniela Lasalvia. No elenco de intérpretes masculinos estão Alexandre Freire, Paulo Ohana, Alê Carmani, o próprio Carlinhos e Zé Esmerindo, que ao lado de Diogo Nazareth assina a direção e a produção musical do CD e do show.
Entre letra e música, Carlinhos compõe com parceiros diferenciados, como os músicos Levi Ramiro, Diogo Nazareth, Rafael Yasuda, Bruno Levorin e Zé Esmerindo. E também com o jornalista e repórter fotográfico Adriano Rosa, o ator e mamulengueiro Sebastian Marques, o violeiro e escritor Paulo Freire e até com sua própria filha, a poeta Mariana Campos, mestre em literatura e professora de português e espanhol.
Apesar de afirmar que seu melhor papel é o de compositor, Carlinhos promete se arriscar na interpretação de algumas canções neste espetáculo, mas deixa claro que o que lhe dá mais gosto na vida é reunir esses talentos, tanto no palco como nas rodas de cantoria em sua casa no distrito de Sousas em Campinas.
“O CD Segredo de Passarinho traz o lavor coletivo, e é incrível como minhas composições se iluminam quando encontram vocês” (revela o compositor aos seus parceiros). “É uma revoada de arranjadores, músicos e cantos de todos os cantos. É como dizem os ditos de nossa terra: “uma andorinha só não faz verão”.