Capa » Campinas 250 anos » Violência já afeta competitividade da indústria na região de Campinas
Violência já afeta competitividade da indústria na região de Campinas
Nunes Filho: insegurança e violência não são questões naturais (Foto Adriano Rosa)

Violência já afeta competitividade da indústria na região de Campinas

A preocupação com a violência, levando à aquisição de vários equipamentos de segurança e afetando custos de produção, já está afetando a competitividade da indústria na região de Campinas. É o que mostra a Sondagem Industrial de fevereiro, divulgada na manhã desta terça-feira, 24 de março, pela Diretoria Regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP-Campinas), em parceria com Faculdades de Campinas (Facamp).

“As pessoas tendem a considerar a violência e o uso de equipamentos de segurança como algo natural, mas não é”, advertiu o diretor regional do CIESP-Campinas, José Nunes Filho, justificando as duas perguntas incluídas de forma inédita na sondagem realizada regularmente junto aos associados do Centro na região.

A primeira indagação era sobre como são tratados pelas indústrias os fatos relacionados à insegurança, como assaltos, furtos. A grande maioria dos entrevistados respondeu que não tem alterado a sua forma de tratar a insegurança: 68,8% dos que responderam assinalaram que têm dado a mesma importância de sempre ao assunto.

Entretanto, um quarto da amostragem foi de respostas indicando que fatores ligados à insegurança têm exigido o dispêndio de mais recursos. Além disso, a maioria revelou que a competitividade com concorrentes de outras cidades/regiões tem sido impactada fortemente por esse fator. Foram 53,1% os que responderam que existe um impacto negativo na competitividade, enquanto 34,4% afirmaram que não há impacto.

“A sociedade e os governos precisam tratar de forma mais intensa esse tema, sobretudo com maior investimento em educação”, comentou o diretor José Nunes Filho. Para ele, “o sistema educacional brasileiro tem se deteriorado bastante”.

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta