Capa » Blog Nova Economia » Mini roteiro de Feiras e Bazares para ressignificar o Natal e fazer girar a economia criativa.
Mini roteiro de Feiras e Bazares para ressignificar o Natal e fazer girar a economia criativa.
Mercado Alameda - foto Lucas Moretto

Mini roteiro de Feiras e Bazares para ressignificar o Natal e fazer girar a economia criativa.

No circuito da economia criativa e do consumo consciente, entram em cena os pequenos empreendedores, que produzem em pequena escala, elaboram um a um cada produto, que chega ao consumidor carregado de valor afetivo.

Por trás desses produtos, uma rede de pessoas que vivem do empreendedorismo e alimentam a economia criativa. E cá entre nós, todos sabemos que no Brasil não é nada fácil empreender.

Grupos de pessoas que se unem para produzir de forma mais humana conectando novas ideias para aqueles que querem consumir de forma diferente.

Feira e bazares são lugares perfeitos para nos conectarmos com os artistas, designers e artesãos. Desacelerar um pouco, conversar com quem produz, conhecer o processo criativo de cada um e com isso reparar no tanto de significado que carrega uma produção autoral que escolheu comprar para si ou presentear.

Artesanato é um ofício ancestral feito de forma manual utilizando a matéria-prima natural e é, também o produto final feito por um artesão (de artesão + ato).  Originários do ‘fazer artesanal’, para além do artesanato, vários produtos carregam atualmente elementos artísticos ou designer super elaborados. E justamente por serem feitos em pequena escala, se diferenciam dos massificados, produzidos em grande escala, que por isso perdem o sentido de exclusividade e afeto.

Conheça algumas das feiras e bazares que acontecem no mês de dezembro em Campinas:

Mercado Alameda - foto Marcio Galzerani

Mercado Alameda – foto Marcio Galzerani

09 e 10/12/2023 – MERCADO ALAMEDA – Edição de Natal – 11h às 20h – Casa Angá – Rua José Antônio Feltrin, 53 – Sousas

Criados por Raquel Amim e Tici Andrade, designers e artistas, é um mercado de marcas independentes, com foco em arte, decor, design, joalheria, moda, sustentabilidade, bem-estar, gastronomia e jazz. Tem como propósito valorizar o pequeno empreendedor e enaltecer e fomentar a criatividade autoral, além de proporcionar uma experiência de compra acolhedora, ao estabelecer o contato direto entre expositores e consumidor final em um ambiente agradável para toda família.

Em sua 4ª. edição, apresenta expositores de vários segmentos que trarão presentes criativos para o Natal, além de gastronomia com comidinha autêntica mexicana, finger foods, cafés especiais e bebidinhas como cerveja, gin e vinhos. O mercado tem o apoio da Artzzi (@artzzi) e faz parte do circuito #LikeaMOM (@tamojuntasmulher) – uma iniciativa que visa incentivar prestigiarem mulheres que têm seu próprio negócio.

Siga no Instagram: @mercadoalameda

Mercado Alameda - foto Marcio Galzerani

Mercado Alameda – foto Marcio Galzerani

12, 13 e 14/12/2023 – BORBOLETÁ – Edição de Natal – 10h às 21h – Av. José Bonifácio, 2339, Campinas.

Organizado em parceria com o #LikeaMOM, uma comunidade de mulheres, mães e empreendedores, está em sua 5ª. edição e oferece várias opções criativas de compras para o Natal.

A ideia é que os clientes realizem suas compras escolhendo prestigiar mulheres que têm seu próprio negócio.

Além de expositores com produtos diferenciados, oferece oficinas para crianças, rodas de conversas, comidinhas e muita diversão para a família toda.

Siga no Instagram: @tamojuntasmulher / @quintalborboleta

 

15, 16 e 17/12/2023  – BAZAR DAS BIAS – Edição de Natal – sexta e sábado 11h às 20h, domingo das 11h às 18h – Tênis Clube de Campinas – Cel. Quirino, 1346 – Campinas (manobrista no local)

Realizado pelas produtoras Bia Milani e Bia Traldi, este tradicional bazar na cidade de Campinas apresenta expositores do segmento de moda, papelaria, acessórios, gastronomia, saboaria artesanal e decoração.

Siga no Instagram: @bazardasbias_

De 02 à 16/12/2023 – FEIRA PAVÊ /FEIRA CRIATIVA DO AMOR /MOSTRA JAZZ CAMPINAS- Circuito Barão Geraldo

Com criação e curadoria de Milena Carlström, a agenda de dezembro das feiras Pavê e Do Amor é para quem gosta de fazer compras e se divertir com amigos. E ainda uma boa oportunidade para conhecer e visitar a programação da 9ª. edição da Mostra Jazz Campinas que tem a produção da Zumbido Cultural.

A Pavê é uma feira de Brechós, vinil e outros produtos autorais que surgiu dentro do circuito de Barão Geraldo.

A Feira Criativa do Amor tem brechó e expositores autorais de moda, artesanato, acessórios, jóias, crochê, floricultura, além de docinhos artesanais e produtos aromaterapêuticos.

A Mostra Jazz Campinas é uma Mostra anual dedicada ao jazz e vertentes da música instrumental, realizada desde 2015.

Se liga na agenda:

02/12 –  a partir das 12h – Circulando + Feira Pavê no Terracota em Barão Geraldo - R. Luverci Pereira de Souza, 545.

03/12 – 14h às 20h – Feira Criativa DO AMOR + Abertura Mostra Jazz na Praça Durval Pattaro em Barão Geraldo. Mais de 30 expositores autorais, entre eles muita arte acessível, brechós, moda autoral, discos, cosméticos naturais, confeitaria e tudo mais que faz encher os olhos.

09/12 – a partir das 12h – FEIRA PAVÊ – 3ª. edição, especial Natal – Casinha em frente à praça do coco em Barão Geraldo – Serão mais de 20 stands de produtos autorais, entre eles: brechós selecionados, floricultura, moda, acessórios, cosméticos naturais e um pequeno espaço holístico, com leitura de tarô e massagem. Não esqueça o maiô para dar aquele mergulho, e a ecobag.

10/12 – 15h – DO AMOR + Encerramento Mostra Jazz – Concha Acústica Taquaral

16/12 – 15h às 21h –  DO AMOR – no Goma Arte e Cultura – Av. Santa Isabel, 518 – Barão Geraldo

Siga: @feiracriativa.doamor / @feirapave/ @mostrajazzcampinas / @zumbidocultural / @terracota.co / @casahacker / @colaemgoma

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.