Capa » Campinas 250 anos » Centro de Campinas terá trecho remodelado da Glicério e megaprojeções de vídeos em prédios
Centro de Campinas terá trecho remodelado da Glicério e megaprojeções de vídeos em prédios
Exemplo de megaprojeção de vídeo em prédios (Foto Divulgação/Dani Berversano)

Centro de Campinas terá trecho remodelado da Glicério e megaprojeções de vídeos em prédios

As noites de 30 de novembro e 1 e 2 de dezembro serão marcadas, no centro de Campinas, pela entrega do primeiro trecho remodelado da avenida Francisco Glicério e por megaprojeções de vídeos em prédios do Largo do Rosário.  As obras de remodelação do primeiro trecho da Francisco Glicério duraram nove meses.  Um show com o maestro João Carlos Martins e a Camerata Bachiana vai selar a entrega oficial do trecho, na segunda-feira, dia 30, a partir das 20 horas.

Fiação aterrada, nova sinalização viária e de trânsito, nova iluminação, projeto paisagístico. São várias modificações derivadas do projeto de remodelação da principal via pública de Campinas. Após a entrega do primeiro trecho, as obras serão suspensas e retomadas no início de 2016.

De fato, o Largo do Rosário, região central de Campinas, vai se transformar em uma galeria a céu aberto com as megraprojeções de imagens do Vídeo Guerrilha, projeto de intervenção de arte-mídia, que explora as possibilidades de mudança no espaço urbano por meio de projeções e instalações artísticas.

Pela primeira vez, a abertura oficial do Vídeo Guerrilha ocorrerá paralelamente à apresentação do maestro João Carlos Martins regendo a Camerata Bachiana, juntos no mesmo espaço.

Nesses dias, sob a curadoria do angolano multimídia Miguel Petchkovsky, projetos de arte e vídeo de mais de dez artistas poderão ser conferidos nas fachadas de sete prédios no entorno da região. Segundo o idealizador do Vídeo Guerrilha e primeiro VJ brasileiro, Alexis Anastasiou, no decorrer do evento, várias técnicas de projeção serão exibidas, entre as quais o grafite virtual, técnica que permite aos participantes criar digitalmente seus desenhos e exibi-los nas paredes dos prédios, e a projeção mapeada, apresentação de imagens de artistas em superfícies com relevos diferentes sem distorções.

Os visitantes também poderão interagir por meio do agigantador de pessoas, que projeta, ao vivo, na fachada de um dos prédios, imagens gigantes do público participante. Durante os três dias de evento, uma das fachadas dos prédios será dedicada exclusivamente aos trabalhos das crianças da Associação Anhumas Quero-Quero e de filhos de funcionários da CPFL Energia, patrocinadora do evento. As megaprojeções do Vídeo Guerrilha poderão ser conferidas entre às 20 e 24h.  O evento é gratuito e aberto ao público.

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta