Capa » Cultura Viva » City Banda desfila na Praça Arautos da Paz no Carnaval de 2017
City Banda desfila na Praça Arautos da Paz no Carnaval de 2017
Foliões de várias cidades participaram da City em 2016 (Foto Martinho Caires)

City Banda desfila na Praça Arautos da Paz no Carnaval de 2017

Maior bloco, ou confederação de blocos, do Carnaval de Campinas, a City Banda vai desfilar em 2017 em um novo endereço: não circulará mais pelo Centro de Convivência, no Cambuí, e irá para a Praça Arautos da Paz. O percurso vai abranger as ruas próximas ao Parque Portugal (Lagoa do Taquaral), mas a maior parte da programação ficará concentrada na própria Arautos da Paz.  A Agência Social de Notícias já havia divulgado, durante o Carnaval de 2016, que a City Banda estudava a mudança de local, não descartando inclusive a hipótese de não desfilar mais. Com a determinação da Prefeitura Municipal, de não promover o Carnaval das escolas de samba em 2017, mais uma vez a alegria ficará por conta dos blocos, em diversos pontos da cidade.

A decisão da diretoria da City Banda foi tomada após várias reuniões com diversos órgãos municipais e estaduais e seus parceiros tradicionais. “Não foi uma decisão fácil. Houve reuniões, uma grande discussão interna, mudar depois de 23 anos não é fácil”, admite Paulinho Lima, membro da diretoria do bloco.

“O Cambuí não comporta mais. O evento não é mais só nosso, é da cidade, e precisamos nos adaptar ao ritmo da cidade, que cresceu muito e a banda também”, completa Paulinho. O dirigente garante que toda a tradição da City Banda, acumulada em mais de duas décadas de Carnaval, será refletida no novo formato. “Estamos preparando as músicas, as marchinhas, os sambas homenageando alguém que sempre colaborou com o Carnaval de Campinas. Essa é a nossa marca e dela não abrimos mão”, diz Paulinho Lima.

O desfile terá início na Praça Arautos da Paz e seguirá pela avenida Dr.Heitor Penteado até a entrada do Ginásio do Taquaral, retornando pelo sentido oposto. Com esse evento, a Praça Arautos da Paz se consolida como um dos grandes espaços culturais de Campinas. Ele sediou em 2016, por exemplo, a Virada Popular, promovida por coletivos culturais locais e da região, diante do cancelamento da Virada Cultural oficial.

City Banda se firmou em 2016 como uma "confederação de blocos" (Foto Martinho Caires)

City Banda se firmou em 2016 como uma “confederação de blocos” (Foto Martinho Caires)

Em 2016, a City Banda foi de novo um sucesso de público, com 25 mil pessoas desfilando pelas ruas do Cambuí e com a concentração no Centro de Convivência Cultural. Apesar do êxito, Paulinho Lima, membro da direção da confederação de blocos, havia adiantado para a ASN que, sem “um apoio robusto”, a City Banda poderia até não sair em 2017.

A proporção tomada pela City Banda de fato pesou na decisão de mudança de endereço em 2017. Tornou-se um consenso entre os vários setores envolvidos que o Centro de Convivência não comportava mais o desfile com uma afluência cada vez maior de público.

Essa participação crescente já contribuiu, inclusive, para a decisão de blocos que saíam com a City Banda em desfilar em outros momentos. Foi o caso do Bando de Corruíras e do Unidos, que se somaram no Cordão do Félix, destaque na matinê pré-Carnaval realizada na Praça Carlos Gomes.

De qualquer modo, os blocos continuarão sendo o motor do Carnaval de Campinas, em função da decisão da Prefeitura em não investir, pelo segundo ano consecutivo, em desfile das escolas de samba, diante da situação financeira crítica dos municípios brasileiros em geral.

No próximo dia 26 de janeiro, por exemplo, o Nem Sangue Nem Areia, tradicional bloco da Vila Industrial, fará a escolha de seu samba-enredo de 2017. O evento será no Tonicos Boteco, na rua Barão de Jaguara, 1373, a partir das 20 horas.

Evento na Praça Arautos da Paz, onde acontecerá o desfile da City Banda no Carnaval de 2017 (Foto Martinho Caires)

Evento na Praça Arautos da Paz, onde acontecerá o desfile da City Banda no Carnaval de 2017 (Foto Martinho Caires)

 

 

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta