Capa » Fotos » Paulo Branco é destaque na Galeria Virtual ASN a partir de 27 de janeiro
Paulo Branco é destaque na Galeria Virtual ASN a partir de 27 de janeiro
Paulo Branco, grande artista e agitador cultural (Foto Angel Marchi)

Paulo Branco é destaque na Galeria Virtual ASN a partir de 27 de janeiro

Ele é o professor de alguns dos principais nomes das artes gráficas, da ilustração e do caricaturismo de Campinas. É responsável, portanto, pela formação de gerações de profissionais das artes visuais e continua exercendo com prazer o ofício de ensinar. Mas, acima de tudo, é um grande artista, tendo feito ilustrações para várias publicações nacionais de peso e colecionado uma ampla galeria de prêmios. Paulo Branco é o novo destaque na Galeria Virtual da Agência Social de Notícias, a partir desta sexta-feira, dia 27 de janeiro.

Talento nato, o campineiro Paulo Branco aprimorou conhecimento e técnicas em cursos com importantes artistas, como Egas Francisco (técnicas de aquarela), Sara Goldman Bells (arte contemporânea), Paco Di Ribes (pintura a óleo) e Guto Lacaz (escultura com material alternativo).

Em 30 anos de carreira, já ilustrou para as revistas “Playboy” e “Bundas” (iniciativa de Ziraldo na década de 1990) e para o mitológico “Pasquim”. Entre outros, ilustrou o livros “É mentira Chico” (homenagem a Chico Anísio, com coordenação do próprio Ziraldo), “Quando eu era criança” (de Rubem Alves) e “Fragmentos” (de Simone Pedersen, lançado na Bienal Internacional do Livro de São Paulo).

Participante ativo em diversos salões de arte, como o Salão Internacional de Humor de Piracicaba, suas obras  foram expostas em múltiplos espaços, como Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC), Centro de Convivência Cultural, Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA), Academia Campinense de Letras e Artes, Museu de Artes Gráficas do Brasil e Casa Cor Campinas. Já expôs em países como França, Estados Unidos, Suíça e Romênia.

Uma das obras de Paulo Branco, em destaque a partir de 27 de janeiro na Galeria Virtual ASN

Uma das obras de Paulo Branco, em destaque a partir de 27 de janeiro na Galeria Virtual ASN

A atividade frenética tem resultado em muitos prêmios, como o primeiro lugar em duas edições do Salão de Humor de Ribeirão Preto e o título de Melhor Desenhista de Humor do Estado de São Paulo, pelo Mapa Cultural Paulista. Coleciona ainda premiações em vários salões, como os de Limeira, Volta Redonda, Caratinga e Amparo.

Pelo respeito e admiração que conquistou, Paulo Branco é frequentemente convidado a integrar o júri de eventos importantes, como Salão Internacional de Humor de Piracicaba, Salão Universitário de Humor de Piracicaba, Mapa Cultural Paulista e Campanha da Fraternidade, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Duas outras frentes são curtidas com prazer por Paulo Branco: o universo das palestras, cursos e oficinas e as performances de caricatura ao vivo. São dezenas de conferências ministradas em colégios e para professores de redes públicas, além das aulas sempre disputadas em espaços como a Pandora e o Ateliê Lisa França.

Do mesmo modo, são dezenas de empresas que já convidaram o artista Branco para momentos de caricatura ao vivo. Quem ainda não ganhou uma caricatura de Paulo Branco levanta o braço!

Recorte de sua arte crítica, instigante e sempre bem humorada está em cartaz desde esta sexta-feira, dia 27 de janeiro, na Galeria Virtual ASN. O espaço foi criado pela Agência Social de Notícias para divulgar o talento de artistas plásticos e fotógrafos de Campinas e região.

Paulo Branco_09 Paulo Branco_08 Paulo Branco_07 Paulo Branco_06 Paulo Branco_05 Paulo Branco_04 Paulo Branco_03 Paulo Branco_02

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta