Capa » Comportamento » Feira SUB de Campinas divulga cartaz da edição de 2019
Feira SUB de Campinas divulga cartaz da edição de 2019
Cartaz da Feira Mix 2019, assinado por Vinícius Cruz

Feira SUB de Campinas divulga cartaz da edição de 2019

O  artista Vinícius Cruz  é o autor do cartaz para a edição de 2019. A cada edição da Feira SUB um artista é convidado para elaborar o cartaz, peça central da comunicação da feira de arte impressa e publicações independentes. 

A Feira SUB de arte impressa e publicações independentes divulgou o cartaz da edição de 2019 da feira que vai acontecer em Campinas no dia 14 de setembro na Biblioteca Pública Municipal ‘Professor Ernesto Manoel Zink’, das 11h às 21h e está com as inscrições abertas até 12 de julho. A autoria do cartaz é do artista visual Vinícius Cruz.

Já é tradição: a Feira SUB convida, a cada ano, um artista para elaboração do cartaz de divulgação,  cuja identidade criada inspira todo o material visual da edição.  Vinícius Cruz (@vinicruz) é artista visual e desenvolve trabalhos em pintura, desenho, fotografia e vídeo. “Para o cartaz da Feira SUB, fiz um desenho de base em xilogravura, imprimi, e depois trabalhei com nanquim nessa  impressão sobre folhas de dicionário”, conta Vinícius.

“O ponto de partida para a criação da imagem do cartaz foi o encontro entre a imagem tema da feira – o peixe – e o nanquim, que há algum tempo tem sido o principal meio utilizado em meus desenhos. A associação entre esses dois elementos me levou a pensar na imagem do surubim, um peixe que apresenta listras pretas que parecem ter sido desenhadas sobre ele com nanquim. Ao mesmo tempo, a ideia de um cartaz me remeteu a xilogravura para a criação da imagem devido ao forte caráter gráfico dessa técnica. Decidi experimentar unir as duas técnicas: fiz um desenho em xilogravura, imprimi em folhas de um dicionário antigo e, sobre essa impressão, trabalhei com o nanquim acrescentando as manchas características do surubim e alguns outros elementos da imagem”, completa.

Sobre seu trabalho, o artista explica: “Sou movido pelas paisagens da minha terra natal, no interior de Minas Gerais. Busco por meio de um diálogo com elementos da natureza e com a cultura popular, compreender a ecologia das relações entre as pessoas e os locais aos quais pertencem”.

Cartaz –  “A  função do cartaz  é interagir com o espectador com a finalidade de divulgar uma informação de maneira interessante e sintética, reforçando a importância do design e da arte gráfica.  A  liberdade técnica e  estética que o artista convidado tem para fazer o cartaz  representa  bem a  proposta da Feira”,  explica Fabiana Pacola Ius, uma das coordenadoras da feira SUB.

“A cada edição somos surpreendidas com a criação do artista convidado. Uma proposta sempre muito diferente da dos anos anteriores. O  Vinícius, por exemplo,  trouxe uma leitura bem próxima do que a Feira SUB representa: a diversidade das artes visuais totalmente integrada com a literatura elaborada de forma independente e livre”, completa.

Vinícius Cruz: movido pelas paisagens do interior de Minas Gerais (Foto Divulgação)

Vinícius Cruz: movido pelas paisagens do interior de Minas Gerais (Foto Divulgação)

Inscrições abertas – Estão abertas as inscrições para os interessados em expor seus trabalhos na 4ª. edição da Feira SUB de arte impressa e publicações independentes que acontece em 14 de setembro de 2019, em Campinas, na Biblioteca Pública Municipal ‘Professor Ernesto Manoel Zink’, das 11h às 21h. A inscrição é gratuita por meio do formulário neste link https://forms.gle/fJ7uqJfjkC4eM2Yy8   que está disponível também na página do Facebook da Feira SUB ( www.facebook.com/feirasub). Qualquer pessoa, artista, coletivo ou editora, de qualquer lugar do Brasil ou exterior pode participar. As inscrições vão até 23h59 do dia 12 de julho de 2019 e passam por um trabalho de curadoria para escolha de cerca de 70 expositores, que serão divulgados até o dia 16 de agosto.

Biblioteca – Pelo terceiro ano a Feira SUB acontece na Biblioteca Pública Municipal ‘Professor Ernesto Manoel Zink’.  “Ao realizarmos a feira em um espaço público, na região central da cidade, democratizamos o acesso das pessoas à esse tipo de publicação e arte impressa. Ocupar espaços públicos e olhar para a biblioteca como um lugar de convivência, trocas e aprendizado, dilui fronteiras entre o tradicional e o mundo contemporâneo das publicações independentes. É um dia em que a biblioteca se transforma,  tem burburinho dos visitantes e artistas que vêm de vários lugares do Brasil para participar da Feira, uma interação muito rica.  Sem contar a  memória afetiva que a biblioteca desperta na maioria das pessoas. Os que não carregam essa memória, se surpreendem ao entrar pela primeira vez numa biblioteca. Uma troca muito rica acontece”, comenta Marcela Pacola, uma das idealizadoras e curadoras da Feira SUB.

A Feira SUB é uma iniciativa do MIX estúdio criativo (www.facebook.com/mixestudiocriativo/) , de Campinas.  A edição de 2019 conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Campinas, da Secretaria da Cultura e da Agência Social de Notícias.

Sobre a Feira SUB – O Projeto Cultural SUB é um projeto de fomento, reflexão e articulação do circuito artístico independente da cena contemporânea. O foco principal é discutir, mostrar, criar espaço para a produção independente na área das artes visuais, assim como de outras áreas que se cruzam, se encontram ou se relacionam com as denominadas visuais e apresentar esses trabalhos para o público.

A proposta do projeto é promover um ciclo de ações composto por uma feira de arte impressa e publicações independentes, exposições, bate-papos, encontros literários, palestras e workshops que estão sendo programados.

A Feira SUB, pilar do projeto, é uma Feira anual de Arte Impressa e Publicações Independentes que acontece desde 2016 na cidade de Campinas, SP, com foco na produção independente artística e literária contemporânea. Apresenta os mais variados formatos de artes visuais e literatura, que inclui livros de artista, zines, ilustrações, gravuras, fotolivros, pôsteres a preços acessíveis. Em seu 4o. ano, tem como objetivo fortalecer, incentivar e promover a produção independente.

Sobre o MIX Estúdio Criativo – O Mix Estúdio Criativo (MIX) é o organizador da Feira SUB. É um estúdio de design que desenvolve identidade visual, projeto gráfico de publicações – livros de arte, catálogos, revistas, material de comunicação para empresas – arte impressa, arte digital, campanhas para redes sociais e releases. O MIX administra também projetos culturais que envolvem exposições, performances, cursos e workshops, além de ser realizador e apoiador de projetos em Campinas.

Dentre os projetos  apoiados/realizados, além da Feira SUB, o MIX participou do Festival Hercule Florence em 2015 e 2017, organizou as exposições ‘Encontros com Alice’ da artista Valéria Menezes (2015) e ‘Frente e Verso’, exposição de livro de artista de 5 artistas de Campinas (2016), criou um roteiro de bairro chamado ‘Cambuí Walking Tour’ que teve o intuito de estimular a mobilidade urbana sustentável por meio da caminhada pelo bairro e divulgar os comerciantes locais,  apoiou os projetos dos livros ‘Os Vestidos de Frida’ de Christine Ferreira Azzi com ilustrações de Juliana Fiorese (2015) ‘Valquírias’ de Juliana Fiorese (2016), ‘Revista Farpa’ (2016) editada pelo coletivo Farpa, composto por seis mulheres, apoio à campanha de financiamento coletivo da Casa Plana-SP (2016) e da Torta (2018) – espaço independente de arte de Campinas, e apoio à produção do livro de fotografias Rolo (2018/19) de Gui Galembeck.

Serviço

Feira SUB 2019

Inscrições: até 23h59 do dia 12 de julho de 2019 (gratuitas)

Link para o formulário de inscrição: https://forms.gle/fJ7uqJfjkC4eM2Yy8

Divulgação dos selecionados para a Feira: até 16 de agosto de 2019

Data da Feira: 14 de setembro

Horário: 11 às 21 horas

Local: Biblioteca Pública Municipal ‘Professor Ernesto Manoel Zink’ (Avenida Benjamim Constant, 1633, Centro, Campinas, SP)

Contato: oifeirasub@gmail.com e https://www.facebook.com/feirasub

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.