Capa » Cidadania » Feira SUB de Campinas divulga expositores da edição de 2019
Feira SUB de Campinas divulga expositores da edição de 2019
Feira SUB: número cada vez maior de expositores (Foto Martinho Caires)

Feira SUB de Campinas divulga expositores da edição de 2019

A Feira SUB de arte impressa e publicações independentes divulgou a lista dos expositores para a 4ª. edição que acontece em 14 de setembro de 2019, em Campinas, na Biblioteca Pública Municipal ‘Professor Ernesto Manoel Zink’, das 11 às 21 horas e tem entrada gratuita.

A quarta edição da Feira terá um número maior de expositores do que as edições anteriores. Serão 90 expositores entre editoras, coletivos e artistas – no último ano eram 68. A feira funciona como um espaço de apresentação, distribuição e comercialização de arte impressa e publicações independentes de diferentes linguagem artísticas e formatos de impressão gráfica.

Aqui você confere a lista dos expositores:

+UM Coletivo (SP), 2 no Telhado (SP e Belo Horizonte/MG), Alexandre Teles (SP), Amanda Miranda (Santa Bárbara d’Oeste/SP), anaiaiá (Porto Alegre/RS), André Calvão (SP), Anna Charlie (Guarulhos/SP), Annima de Mattos (SP), AQUASTRE ateliê de arte (Campinas/SP), Arte de Maria (Belo Horizonte/MG); Arthur Moura Campos (SP); Associações Insólitas (São Caetano do Sul/SP); Ateliê Nômade (Leme/SP); Ateliê Oráculo (Campinas/SP); Ateliê ReTina (Santa Maria/RS); Atelier Daniela Galanti (Campinas/SP); Banca Tatuí (SP); Besoura (SP); Borogodó Editora(SP); Carlos Rincon (Campinas/SP); Carriero (Campinas/SP); Claudia Schmidt (Campinas/SP); Coletivo Discórdia (SP); Coticoá (Santo André/SP); Cultura e Barbárie (Florianópolis/SC); Dani Akemi (São José dos Campos/SP); Devora Editorial (SP); Dublinense / Não Editora (Porto Alegre/RS); Edições Barbatana (SP); Edições Breu (SP); Edições Jabuticaba (SP e Campinas/SP); Editora Incompleta (SP); Editora Origem (Barueri/SP); Eliete Della Violla (Sorocaba/SP); Especialização Design Gráfico Unicamp (Campinas/SP); Experimentos Impressos (Canoas/RS); Figo (Campinas/SP); Flor Absurda (SP); Galeria Na Bike (SP); graficafábrica (SP); Guilherme Fonseca(Campinas/SP); gustavo inafuku (SP); Havaiana Papers (SP); Isadora Não Entende Nada (Porto Alegre/RS); Juquery Gráfico (Franco da Rocha/SP); Keila Knobel (Campinas/SP), Kinco (SP), Laboratório Torpe de Malcriações Gráficas (Vinhedo/SP); Liquido Preto (SP), Loreley Books (Santo André/SP), Lote 42 (SP), Malha Fina Cartonera (SP), Malu Bragante (Campinas/SP), Mão Negra (Porto Alegre/RS), Márcio Sno Produções (SP), Mariane Rubinato (Campinas/SP), Maringelli (SP), Marisa Martins Carvalho (Campinas/SP), Matheus Hofstatter (Campinas/SP), MESMO (Harderwijk /Holanda), Mosca Dragônica (SP), NADA∴Estúdio Criativo (Botucatu/SP), Nestor Jr (Florianópolis/SC), Neuber (Blumenau/SC), No Barbante (SP), Old Boy (Barueri/SP), Olívia AF (SP), ÔZé Editora (SP), Palavraria Coletivo Literário (SP), PAP e TIN (SP), Partes (SP), Pat Cividanes (SP), PHONTE88 (Belo Horizonte/MG), Poupée Rouge Publicações Independentes (SP), Priscila Bellotti (SP), Rafaela Jemmene (SP), Rendas Urbanas (SP), Revista Subversa (RJ), Rusvel Magazine (SP), selo doburro (SP), Sismo (Mogi das Cruzes/SP), Studio Treze (São Bernardo do Campo/SP), Thiago Bortolozzo (Campinas/SP), Vanessa Prezoto (SP), Vinícius Cruz (Campinas/SP), Vitor Pascale (SP), Xilomóvel – Ateliê Itinerante (Campinas/SP), YOYO (SP), Zarabatana Books (Campinas/SP), Zebra Amarela (Vinhedo/SP).

“O número de inscritos cresce muito a cada ano. Para esta edição decidimos aumentar o número de expositores sem, no entanto, prejudicar a circulação dos visitantes, apenas redimensionando outros espaços da biblioteca. Na curadoria, analisamos um a um dos portfólios que nos foram enviados. Buscamos identificar diferentes linguagens artísticas, conteúdo e formatos de impressão gráfica a fim de equilbrar essa proporção entre os expositores selecionados”, afirma Marcela Pacola, coordenadora da feira e uma das responsáveis pela curadoria. “Conectar esses artistas independentes com o público, oferecer visibilidade do trabalho deles estão entre os propósitos da SUB. Este ano, vamos trazer alguns artistas cujo trabalho têm também um cunho social”, completa.

“Considero a curadoria a parte mais difícil da feira. Recebemos trabalhos incríveis, a vontade é trazer todo mundo, no entanto, temos a limitação de espaço. O equilíbrio entre diversas linguagens artísticas é um critério”, conta Fabiana Pacola Ius, coordenadora e curadora da Feira.  “Além da parte expositiva, a feira terá uma programação paralela que está sendo construída e em breve será divulgada. As atividades serão oferecidas gratuitamente ao público”.

Fabiana e Marcela Pacola destacam a programação ampla, fruto de parcerias (Foto Martinho Caires)

Fabiana e Marcela Pacola destacam a programação ampla, fruto de parcerias (Foto Martinho Caires)

Biblioteca – A realização da Feira na Biblioteca Pública Municipal ‘Professor Ernesto Manoel Zink’, coincide com o mês de aniversário da biblioteca, que este ano completa 73 anos.  A localização em um endereço na região central de Campinas – ao lado do prédio da Prefeitura e do Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC) – contribui para democratizar o acesso e ampliar o número de visitantes da Feira SUB.  “A parceria com a Biblioteca Municipal, que acolhe a feira pelo terceiro ano consecutivo, é culturalmente muito enriquecedora. É um movimento lindo ver a biblioteca se transformando para receber visitantes e artistas que vêm de vários lugares do Brasil para participar da Feira. Enquanto desperta na maioria das pessoas uma memória afetiva, a biblioteca também surpreende aos que entram lá pela primeira vez e uma troca muito rica acontece”, comenta Fabiana Pacola Ius.

A Feira SUB é uma iniciativa do MIX estúdio criativo (www.facebook.com/mixestudiocriativo/) , de Campinas.  A edição de 2019 conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Campinas, da Secretaria de Cultura, do Instituto CPFL e da Agência Social de Notícias.

Sobre a Feira SUB – O Projeto Cultural SUB é um projeto de fomento, reflexão e articulação do circuito artístico independente da cena contemporânea. O foco principal é discutir, mostrar, criar espaço para a produção independente na área das artes visuais, assim como de outras áreas que se cruzam, se encontram ou se relacionam com as denominadas visuais e apresentar esses trabalhos para o público.

A proposta do projeto é promover um ciclo de ações composto por uma feira de arte impressa e publicações independentes, exposições, bate-papos, encontros literários, palestras e workshops que estão sendo programados.

A Feira SUB, pilar do projeto, é uma Feira anual de Arte Impressa e Publicações Independentes que acontece desde 2016 na cidade de Campinas, SP, com foco na produção independente artística e literária contemporânea. Apresenta os mais variados formatos de artes visuais e literatura, que inclui livros de artista, zines, ilustrações, gravuras, fotolivros, pôsteres a preços acessíveis. Em seu 4o. ano, tem como objetivo fortalecer, incentivar e promover a produção independente.

Biblioteca Pública Municipal "Manoel Zink", novamente um território para experimentações estéticas (Foto Martinho Caires)

Biblioteca Pública Municipal “Manoel Zink”, novamente um território para experimentações estéticas (Foto Martinho Caires)

Sobre o MIX Estúdio Criativo – O Mix Estúdio Criativo (MIX) é o organizador da Feira SUB. É um estúdio de design que desenvolve identidade visual, projeto gráfico de publicações – livros de arte, catálogos, revistas, material de comunicação para empresas – arte impressa, arte digital, campanhas para redes sociais e releases. O MIX administra também projetos culturais que envolvem exposições, performances, cursos e workshops, além de ser realizador e apoiador de projetos em Campinas.

Dentre os projetos  apoiados/realizados, além da Feira SUB, o MIX participou do Festival Hercule Florence em 2015 e 2017, organizou as exposições ‘Encontros com Alice’ da artista Valéria Menezes (2015) e ‘Frente e Verso’, exposição de livro de artista de 5 artistas de Campinas (2016), criou um roteiro de bairro chamado ‘Cambuí Walking Tour’ que teve o intuito de estimular a mobilidade urbana sustentável por meio da caminhada pelo bairro e divulgar os comerciantes locais,  apoiou os projetos dos livros ‘Os Vestidos de Frida’ de Christine Ferreira Azzi com ilustrações de Juliana Fiorese (2015) ‘Valquírias’ de Juliana Fiorese (2016), ‘Revista Farpa’ (2016) editada pelo coletivo Farpa, composto por seis mulheres, apoio à campanha de financiamento coletivo da Casa Plana-SP (2016) e da Torta (2018) – espaço independente de arte de Campinas, e apoio à produção do livro de fotografias Rolo (2018/19) de Gui Galembeck.

Serviço

Feira SUB 2019

Data da Feira: 14 de setembro

Horário: 11 às 21 horas

Local: Biblioteca Pública Municipal ‘Professor Ernesto Manoel Zink’ (Avenida Benjamim Constant, 1633, Centro, Campinas, SP)

Contato: oifeirasub@gmail.com e https://www.facebook.com/feirasub

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.