Com uma caricatura em três dimensões da cantora baiana Maria Bethânia, a cartunista Synnöve Hilkner, de Campinas, é a grande vencedora na Categoria Escultura do 46º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Os ganhadores foram conhecidos na cerimônia realizada no último sábado, dia 10 de agosto, no Teatro Municipal Erotides de Campos do Engenho Central.
Esta foi a primeira edição em que o Salão Internacional de Humor de Piracicaba contou com uma categoria própria de escultura, com prêmio custeado pela Fundiart, empresa de fundição de metais não ferrosos em Piracicaba. Entre as 449 obras selecionadas para o Salão, dos 2.781 trabalhos recebidos, 24 são esculturas, com homenagens a figuras como The Beatles e Ayrton Senna e a ex-vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018 no Rio de Janeiro.
“Estou muito feliz e honrada com esta premiação. Há muito tempo eu gostaria de homenagear a grande artista Maria Bethânia e agora foi possível. A escultura dela acabou ganhando vida própria e o cabelo dela acabou sendo um xodó para mim”, contou Synnöve, para a Agência Social de Notícias, logo após a cerimônia de premiação.
Synnöve admite que tem um carinho especial por seus trabalhos em escultura, embora continue praticando e exercendo trabalhos em papel e outros materiais. Nascida na Finlândia, e residente há muitos anos no Brasil, Synnöve reflete em sua obra o diálogo multicultural que marca a sua biografia.
Suas raízes estavam evidentes, por exemplo, na Exposição Solitude em Movimento, que apresentou em julho de 2016 no Espaço Carlos Gomes da Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi Campinas. Na mostra, criou um mundo novo, de cores transbordando da paleta e das telas, em azul de vários matizes, vermelho profundo e verde vibrante.
Formada em Comunicação Social pela PUC-Campinas, vem se dedicando às artes visuais desde 1992, buscando aperfeiçoamento com mestres como Paulo Branco, Vera Ferro e Gonzalo Cárcamo. Já participou de exposições dentro e fora do país. Entre outras, fez a curadoria da mostra Humorosas – Arte e Humor, no Museu de Arte Contemporânea de Campinas.
Como cartunista e caricaturista, participa desde 2013 do Salão Internacional de Piracicaba, tendo sido premiada (com uma escultura) com Menção Honrosa em 2016. Também tem trabalhos selecionados para o concorrido PortoCartoon, Portugal, em todas as edições, desde 2015, além de outros salões de humor.
Em 2017 Synnöve publicou o “Sketchbook Custom”, pela Editora Criativo e ilustrou a capa do livro “Batom, Lápis & TPM – Mulheres em traços”, de Camila Lelis, da Coleção AHA de Humor Gráfico. Desde abril de 2018 Synnöve mantém uma coluna na Agência Social de Notícias (aqui).
É, claro, uma firme defensora da ampliação da participação feminina – e do maior reconhecimento do trabalho das mulheres – em salões de humor e outros eventos do mundo das artes visuais.